Google Toolbar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Google Toolbar
Logo Google Toolbar-pt.PNG
Desenvolvedor Google
Plataforma x86 e x64 (Parcial)
Versão estável 7.3.2710.138 (IE9)
7.1.2011.0512W (Firefox) (30 de abril de 2012; há 8 anos(IE9)
12 de maio de 2011; há 9 anos (Firefox))
Sistema operativo Microsoft Windows
Gênero(s) Pesquisa
Licença Freeware
Estado do desenvolvimento Ativo (IE9) e Descontinuado (Firefox 5 ou posteriores)
Tamanho 2,3 MB (IE9)
2,5 MB (Firefox)
Página oficial google.com.

O Google Toolbar é uma ferramenta adicional atualmente disponível somente para Internet Explorer. Ela permite um acesso rápido as principais funções e sites do Google.

Dentre as funções encontradas, há a busca com um registro local das palavras buscadas, além de permitir a seleção de tipo de dados a serem procurados, assim como na página principal do Google. Acesso ao Page Rank da página e opção para votar ou não em um site, além de muitas outras opções disponíveis.

Uma das funcionalidades mais inovadoras do Google Toolbar é a capacidade do usuário salvar seus favoritos em sua conta e acessá-los em qualquer navegador que possua o Google Toolbar em qualquer computador do mundo. O que ocorre é que os favoritos ficam salvos em uma espécie de 'nuvem'.

Recursos[editar | editar código-fonte]

Caixa de Pesquisa[editar | editar código-fonte]

A caixa de pesquisa oferece sugestões de pesquisa úteis à medida que se digita. Embora a maioria das sugestões seja de pesquisas populares do Google, também aparecerão algumas sugestões dos favoritos do Google e do histórico de pesquisas realizados anteriormente. Com a Google Toolbar é possível ficar sabendo se digitou uma palavra incorretamente e receberá uma sugestão de ortografia automaticamente.

Botões Personalizados[editar | editar código-fonte]

Neste recurso é possível adicionar botões personalizados para acessar ou pesquisar sites favoritos a partir da Google Toolbar. O usuário pode adicionar botões criados por outros usuários ou a partir da Galeria de botões ou pode fazer o seu próprio botão usando a o tutorial explicativo API da Google Toolbar (apenas em inglês).

Compartilhador[editar | editar código-fonte]

O Compartilhador ajuda pessoas a compartilhar qualquer página da web com os seus amigos, apenas acessando sua conta do Google.

Google Sidewiki[editar | editar código-fonte]

O Google Sidewiki é uma barra lateral do navegador que permite que usuários contribuam e leiam informações úteis em qualquer página da web.

Favoritos[editar | editar código-fonte]

Em vez de lembrar os endereços de todos os sites favoritos, utilize este recurso para criar favoritos pela Google Toolbar. Tais favoritos são salvos na conta do Google correspondende ao usuário e podem ser acessados de qualquer computador por meio do menu favoritos da Google Toolbar, da página inicial dos Favoritos do Google ou da página inicial do iGoogle.

Tradutor[editar | editar código-fonte]

Veja traduções instantâneas para palavras individuais passando o cursor sobre uma palavra em inglês ou traduza "automaticamente" sites inteiros, de forma dinâmica, para mais de 40 idiomas disponíveis.

Autopreencher[editar | editar código-fonte]

Recurso que cria um perfil para preencher formulários com um único clique ou crie diversos perfis para as suas informações residenciais ou profissionais. (Necessário a intervenção do usuário)

Geolocalização[editar | editar código-fonte]

O recurso Meu local fornece resultados de pesquisa de local mais precisos no Google quando as informações estiverem disponíveis. Ele também oferece a API de Geolocalização W3C para sites de terceiros (mas precisando da permissão do usuário).

Opções Google Toolbar[editar | editar código-fonte]

Personalize a Google Toolbar clicando no ícone de chave inglesa para abrir a janela Opções. Nela é possível remover os rótulos de texto dos botões, ativar ou desativar os recursos da Barra de Ferramentas e muito mais. Ao terminar os ajustes é necessário salvar as configurações realizadas.

Sincronizar[editar | editar código-fonte]

Clicando no botão sincronizar é possível fazer login em uma conta do Google e obter acesso a recursos como os favoritos. Ao fazer login também salvará as configurações da Barra de Ferramentas Google do usuários na conta do Google cadastrada, sincronizando as configurações nos computadores que o usuário utilizar.

Versão para Firefox[editar | editar código-fonte]

Recentemente, o Google, através de seu Google Labs, lançou uma versão 7.1 da sua Google Toolbar para o Mozilla Firefox, que inclui ainda mais recursos do que as versões padrão da toolbar disponíveis atualmente. Embora os navegadores como Firefox, Opera ou Netscape e atualmente o Internet Explorer 8 já tragam a busca pelo Google integrada, o uso da toolbar ainda é recomendado para quem quer mais funcionalidade nas buscas realizadas.

Uma versão do Mozilla Firefox disponível no Google Pack já vem com o Google Toolbar instalada automaticamente.

Na versão do Firefox 24.0 resolveram acabar de vez com o uso da barra de ferramenta fazendo ela começar a gerar problemas de abertura de abas que até agora (30/09/2013) só é resolvida retirando ele

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.