Google Assistente

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Google Assistant)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Google Assistente
Logo do Google Assistente
Desenvolvedor Google
Plataforma Android, iOS, e Android Wear
Lançamento 18 de maio de 2016 (2 anos)
Idioma(s) Inglês, Francês, Alemão , Japonês e Português Brasileiro (também Hindi, Indonésio e Espanhol via Google Allo)
Página oficial assistant.google.com

Google Assistente (Google Assistant) é uma assistente pessoal virtual desenvolvido pelo Google, ela pode realizar tarefas do dia-a-dia, como: ligar para pessoas, mandar mensagens, pesquisar no Google, e ainda bater um papo com você! Foi anunciada em sua conferência de programadores em maio de 2016. A crítica favorável de Mark Hachman, citada no site, PC World, articula que o Google Assistante se aproxima da Cortana (Microsoft) e da Siri (Apple).[1] Trata-se do sucessor do Google Now e se encontra disponível em inglês, em francês, em alemão, hindi, japonês, português e em japonês.[2]

A Google Assistente pode ser usado no Google Allo, nos Google Homes, Google Pixel, Google Pixel 2, Google Pixelbook e em diversos telefones da plataforma Android. Durante a CES 2018, foi anunciado suporte da Google Assistente à telas inteligentes[3] e chegada ao Android Auto[4], batendo de frente à sua rival, Amazon.

Como utilizar a Assistente[editar | editar código-fonte]

Após o usuário ter configurado para a Google Assistente compreender o método que o usuário fala o comando "Ok Google" ou "Hey Google", o usuário só deve repetir esse comando para acionar a Assistente, após acionado o software trabalha como uma conversa, com exceções de poder executar comandos pela voz e/ou fazer pesquisas.

Os usuários interagem principalmente com a Google Assistente por meio de voz natural, embora a entrada de teclado também seja compatível. Da mesma forma e natureza do Google Now, a Assistente pode pesquisar na Internet, agendar eventos e alarmes, ajustar configurações de hardware no dispositivo do usuário e exibir informações da Conta Google do usuário. O Google também anunciou que a Assistente poderá identificar objetos e coletar informações visuais por meio da câmera do dispositivo, além de apoiar a compra de produtos e o envio de dinheiro pelo Google Pay, além de identificar músicas.

Dispositivos suportados[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Hachman, Mark (22 de setembro de 2016). «Hands-on: Google Assistant's Allo chatbot outdoes Cortana, Siri as your digital pal». PC World. International Data Group. Consultado em 17 de março de 2017. 
  2. «Alterar o idioma do Assistente do Google». Google. Consultado em 14 de junho de 2017. 
  3. Digital, Olhar. «Google revela 'Smart Display', que coloca sua assistente em telas conectadas». Olhar Digital - O futuro passa primeiro aqui. Consultado em 26 de fevereiro de 2018. 
  4. TecMundo (9 de janeiro de 2018). «Google Assistente está chegando ao Android Auto». TecMundo - Descubra e aprenda tudo sobre tecnologia 
  5. «Google Assistant is rolling out to phones running Lollipop and tablets on Marshmallow or later». Android Police (em inglês). 13 de dezembro de 2017 
  6. «Primeiros passos com o Google Assistente no smartphone ou tablet - Android - Ajuda do Google Assistente». support.google.com. Consultado em 28 de abril de 2018. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Website oficial