Jardim Emburá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Jardim Emburá é um bairro rural da cidade de São Paulo pertencente ao distrito de Engenheiro Marsilac, extremo sul do município[1]. Possui faixas de CEPs 04891-000, 04893-000 e 04894-000.

A região possui um clima de serra, pois também se localiza perto da Serra do Mar, com isso as temperaturas médias são inferiores àquelas do centro de São Paulo em geral e com alta umidade.

O bairro conta com a Escola Hilton Reis Santos, de Ensino Fundamental e Médio e uma unidade básica de saúde,[2] além de um posto do SAMU, três Mercadinhos, bazar e diversas chácaras pela estrada da Ponte Alta e estrada Benedito Schunck.

Possui também a Igreja Católica da paróquia Divino Espírito Santo, que é administrada pelo Instituto do Verbo Encarnado, onde está localizado também o Noviciado Santo Antônio Galvão (é uma casa de formação destinada aos primeiros contatos do candidato a vida religiosa e ao sacerdócio no Instituto).

A região também é o ponto de partida para uma travessia de 28 km que liga o sul da capital paulista até Itanhaém. A trilha é proibida pelo Parque Estadual da Serra do Mar, pois se trata de uma área indígena, mas há os que tentam a sorte, e há guias indígenas que por um valor te guiam na travessia.

O acesso é feito pelos trilhos da Estrada de Ferro Mairinque Santos, logo após o túnel 24. O final da trilha é no bairro do Mambu em Itanhaém.

Limites[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. São Paulo Antiga. «Jardim Emburá». Consultado em 4 de maio de 2014 
  2. Diário Oficial da Cidade de São Paulo (15 de outubro de 2009). «Prefeito inaugura UBS Jardim Emburá, em Parelheiros, extremo da Zona Sul» (PDF). Consultado em 4 de maio de 2014. Arquivado do original (PDF) em 15 de outubro de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia do estado de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.