Mesorregião do Agreste Pernambucano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Predefinição:DadosMesorregiãoBrasil A mesorregião do Agreste Pernambucano é uma das cinco mesorregiões do estado brasileiro de Pernambuco, estendendo-se por uma área aproximada de 24 400 km², inserida entre a Zona da Mata e o Sertão. Representa 24,7% do território pernambucano e conta com uma população de cerca de 1.800.000 habitantes (25% da população do Estado).

É subdivido em seis microregiões: Vale do Ipanema, Vale do Ipojuca, Alto Capibaribe, Garanhuns, Brejo Pernambucano e Médio Capibaribe.

Suas principais cidades são: Caruaru, Garanhuns, Santa Cruz do Capibaribe, Gravatá, Belo Jardim e Pesqueira nesta mesma ordem em números de habitantes segundo o censo do 2007 IBGE.

Características geográficas

Geologicamente a região está situada sobre o Planalto do Borborema em uma altitude média entre 400 a 800 metros, sendo que em alguns pontos como nas microrregiões de Garanhuns e do Ipojuca, as altitudes podem chegar 1000 metros.

Devido ao relevo acidentado o clima na região apresenta-se variado, ficando a cargo do relevo, que em certas microrregiões devido a altitude apresenta temperaturas menores e índices pluviométricos mais generosos, localmente essas regiões são conhecidas como Brejos de Altitude, é o caso da cidade de Taquaritinga do Norte[1] onde a temperatura no inverno gira em torno dos 15°Cs e em outras, geralmente barlavento, um clima mais quente e árido. No mais, mostra-se uma área de transição, apresentando assim um clima tropical semi-úmido, com seu período de chuvas mais concentrado entre os meses de abril a julho.

A região está inserida na área de abrangência do Polígono das Secas, mas apresentando, um tempo de estiagem menor que a do sertão, devido a sua proximidade do litoral. Os índices pluviométricos podem variar em cada microrregião

Microrregiões (e seus municípios)

As seis microrregiões que formam a mesorregião do Agreste Pernambuca

Suas cidades mais populosas* e importantes são:

  • segundo o censo de 2007 IBGE

Caruaru 289.086 hab; Garanhuns 124.511 hab; Santa Cruz do Capibaribe 73.667 hab; Gravatá 71.581 hab; Belo Jardim 70.310 hab; Pesqueira 60.556 hab; Bezerros 56.518 hab; Limoeiro 55.560 hab; Surubim 53.934 hab.

Microrregião do Vale do Ipanema

Microrregião do Vale do Ipojuca

Microrregião do Alto Capibaribe

Microrregião de Garanhuns

Microrregião do Brejo Pernambucano

Microrregião do Médio Capibaribe

Referências

  1. IBGE2008