Política XXI

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Política XXI
Fundação 28 de março de 1994
Dissolução 2 de abril de 2008
Sede  Portugal
Ideologia Socialismo
Socialismo democrático
Eurocomunismo
Espectro político Esquerda
Cores Vermelho
Página oficial
manifesto.com

Transformou-se na associação política "Forum Manifesto"

O Política XXI (PXXI) foi um partido político português socialista. Foi fundado por antigos membros do PCP e do MDP/CDE. Os seus membros vieram maioritariamente da Plataforma de Esquerda, grupo dissidente do PCP. Quando a Plataforma de Esquerda assinou um acordo eleitoral autárquico com o PS, a ala esquerda do movimento, composta por Miguel Portas, Paulo Varela Gomes, Daniel Oliveira, Ivan Nunes, abandonou a direcção. Na Plataforma de Esquerda ficaram dirigentes como Pina Moura, Barros Moura, José Luís Judas e Mário Lino. Os dissidentes juntar-se-iam ao MDP/CDE para formar a Política XXI. A Política XXI concorreu às Eleições Europeias de 1994, sendo o cabeça de lista Ivan Nunes, então com 21 anos.

Em 1998 a Política XXI juntou-se ao Partido Socialista Revolucionário e à União Democrática Popular para formar o Bloco de Esquerda.

Já dentro do Bloco de Esquerda, abdicou do seu papel de partido político para passar a ser uma Associação política chamada Fórum Manifesto. A Associação edita a revista Manifesto que se encontra à venda em algumas livrarias do país, nomeadamente a livraria "Leitura" no Porto, e nas sedes do Bloco de Esquerda.

Fórum Manifesto[editar | editar código-fonte]

Quanto à sua identidade política, o Fórum Manifesto situa-se num campo que vai da esquerda marxista à social-democracia de esquerda.

A 12 de julho de 2014 o Fórum Manifesto anunciou a desvinculação do Bloco de Esquerda. A 31 de janeiro de 2015 participou, com o partido LIVRE, a Renovação Comunista, o MIC-Porto e uma maioria de cidadãos independentes, no movimento Tempo de Avançar para concorrer às eleições através da candidatura cidadã Livre/Tempo de Avançar.

Resultados Eleitorais[editar | editar código-fonte]

Eleições europeias[editar | editar código-fonte]

Datas Votos % Deputados +/-
1994 12 402 0,4 (9.º)
0 / 25

Eleições autárquicas[editar | editar código-fonte]

(Resultado que excluem os resultados de coligações envolvendo o partido)

Data Votos % +/- Presidentes CM +/- Vereadores +/-
1997 6 995 0,1 (12.º)
0 / 305
1 / 2 021

Referências



Ícone de esboço Este artigo sobre política ou um cientista político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.