Partido da União Republicana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Partido da União Republicano
Líder Brito Camacho
Fundador Brito Camacho
Fundação 1912
Dissolução 1919
Ideologia Nacionalismo
Conservadorismo
Liberalismo clássico
Republicanismo
Espectro político Centro-direita a Direita
Antecessor Partido Republicano Português (cisão)
Sucessor Partido Liberal Republicano

O Partido da União Republicana (também chamado de Partido Unionista ou simplesmente União Republicana) foi um partido político português do tempo da I República, resultante da primeira secessão do Partido Republicano Português (a par do Partido Democrático e do Partido Evolucionista), tendo-se constituído em agrupamento político a 26 de Fevereiro de 1912, dois dias depois dos Evolucionistas.

Foi liderado por Brito Camacho e teve no jornal A Lucta o seu órgão de imprensa. Os unionistas foram também chamados de camachistas devido ao seu líder; o partido era depreciativamente referenciado na imprensa da época como o «partido dos intelectuais», pois agrupava grandes personalidades ligadas às ciências, às artes e às letras, mas não conseguindo, porém, grande adesão popular.

Dos três grandes partidos nascidos da cisão do Partido Republicano Português, o Partido Unionista era aquele que se situava ideologicamente mais à direita.

Começou por apoiar o primeiro governo de Afonso Costa, para cedo lhe retirar o apoio. Opôs-se com veemência ao entedimento entre Evolucionistas e Democráticos para formar a União Sagrada, tendo em contrapartida apoiado a acção de Sidónio Pais, nascida em parte também como reacção a este governo de coligação. Mas também cedo se apercebeu que o governo de Sidónio Pais guinava para caminhos que não desejava, tendo-se então alheado ao seu projecto.

Em 1919, já derrubado o sidonismo, com a nomeação do seu líder para o cargo de Alto-Comissário da República para Moçambique, e estando também o Partido Evolucionista órfão (já que o seu líder António José de Almeida fora eleito para a cadeira presidencial), acabou por se unir com este num novo agrupamento político de direita (o Partido Liberal Republicano), a fim de disputar o espaço governativo ao Partido Democrático.

Resultados eleitorais[editar | editar código-fonte]

Eleições legislativas[editar | editar código-fonte]

Data Votos % +/- Deputados +/- Senadores +/- Status
1913 N/D 24,0 (3.º)
36 / 153
18 / 71
Oposição
1915 41 865 15,0 (3.º) Baixa9,0
15 / 163
Baixa21
11 / 69
Baixa7 Oposição
1918 Boicote
1919 N/D 10,0 (3.º)
17 / 163
0 / 74
Oposição
Ícone de esboço Este artigo sobre política ou um cientista político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.