Partido Português das Regiões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Partido Português das Regiões
Líder Arlindo Neves
Fundação 25 de maio de 1995
Dissolução 17 de dezembro de 1998
Sede Portugal Portugal
Ideologia Conservadorismo liberal
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados de PPR, veja PPR (desambiguação).

O Partido Português das Regiões (PPR), foi um partido político português, já extinto, criado em 1995. Defendia um modelo democrático assente nos valores regionais, éticos e sociais de liberdade, desenvolvido através de órgãos nacionais, regionais e autárquicos.[1] Força partidária de matriz regionalista que apenas pretendia concorrer no círculo do Porto, preconizava a defesa e promoção, em geral, de "valores regionalistas", com características semelhantes à Forza Italia de Silvio Berlusconi[carece de fontes?]. Adoptaram como símbolo uma estrela prateada sobre outra estrela azul tudo circunscrito por um círculo também azul.

O partido foi liderado por Arlindo Neves, antigo presidente da Câmara de Gondomar, tendo como "homem-sombra", Avelino Ferreira Torres, um ex-militante do CDS que presidia à Câmara de Marco de Canaveses. Outras figuras importantes eram Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto, Manuel Vaz, ex-presidente da Câmara da Póvoa de Varzim (pelo CDS e depois pelo PSD) e dirigente desportivo, que iria encabeçar a lista do PPR no círculo do Porto e José Gomes, antigo presidente do FC Paços de Ferreira. Tinha ainda como figuras mediáticas do desporto, os futebolistas Vítor Baía e João Pinto e o ciclista da Sicasal, Paulo Ferreira.[2]

Concorreu nas eleições autárquicas portuguesas de 1997, apresentando uma única lista para a Assembleia de Freguesia de Rossas (concelho de Arouca), tendo elegido o seu cabeça-de-lista como presidente da Junta de Freguesia, com 37,31% dos votos.

O seu registo foi cancelado 1998.[1]

Referências

  1. a b «Partido Português das Regiões». CNE - Comissão Nacional de Eleições. Consultado em 25 de Setembro de 2009 
  2. «Manuel Vaz encabeça lista do partido de Ferreira Torres no Porto PPR quer Pinto da Costa». Jornal O Público. 8 de Agosto de 1995. Consultado em 24 de Setembro de 2009 
Ícone de esboço Este artigo sobre a política de Portugal é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.