Richard Byrd

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Richard Byrd
Richard Byrd em 1928
Nascimento 25 de outubro de 1888
Local Winchester, Virgínia
Morte 11 de março de 1957 (68 anos)
Local Boston
Prêmio(s) Medalha Vega (1948)

Richard Evelyn Byrd (Winchester, Virgínia, 25 de outubro de 1888Boston, 11 de março de 1957) foi vice-almirante da Marinha dos Estados Unidos, aviador, pioneiro e explorador polar, que sobrevoou o Polo Norte em 9 de maio de 1926, e dirigiu numerosas expedições à Antártida, sobretudo um voo sobre o Polo Sul em 29 de novembro de 1929.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Cursou a Academia Naval dos Estados Unidos em Annapolis, obtendo o seu brevê em 1916. Frequentou a escola de voo da Marinha e ao final da Primeira Grande Guerra comandou uma unidade aérea na Nova Escócia. Iniciou as atividades que o tornariam famoso na expedição de D. B. MacMillan à Groenlândia em 1924 e sobrevoou o Polo Norte com o piloto Floyd Bennett em 1926.

Antártica[editar | editar código-fonte]

Seu maior prestígio veio quando o mesmo organizou uma expedição científica de exploração da Antártica, nas proximidades do Polo Sul. Passou o inverno voando a identificar vários pontos do território e em 1928, fundou a base Little America, na Baía das Baleias. Em voo pilotado por Bernt Balchen voou ao Polo Sul em 1929 e as experiências e conhecimentos adquiridos lhe permitiram as demais viagens ao continente Antártico.

Em 1930, já almirante, retornou à Antártica no comando de uma expedição de 50 homens e entre 1933 e 1934 fez vários sobrevoos no continente, fez diversos experimentos meteorológicos e geológicos e descobriu as montanhas Edsel Ford e a Terra de Marie Byrd. Na sequência, visando estudos meteorológicos, permaneceu cinco meses sozinho em uma tenda, a 198 km a sul da base Little America. Passou ali a longa noite polar e sua experiência foi descrita em seu livro "Sozinho" (Alone). Em 1946 comandou mais uma grande expedição, com quatro mil homens e muitos recursos materiais. Mapeou o continente gelado e buscou minerais, dentre eles o Urânio.

Foram cinco suas expedições ao continente austral, entre a primeira de 1929 e a última em 1956. Entre 1946 e 1947, levou adiante a grande operação chamada High Jump (Pulo Alto), durante a qual descobriu e cartografou 1 390 000 km² de território antártico. Em 1955 realizou a expedição Deep Freeze também na Antártica, tendo voado pela última vez sobre o polo austral em 1956.[1]

Outros feitos[editar | editar código-fonte]

Busto em homenagem a Byrd.

Byrd chegou a competir com Charles Lindbergh pela primeira travessia do Atlântico norte, mas um acidente que feriu seu piloto Floyd Bennett o impediu de sobrepujar Lindbergh em 1927. Porém, ainda no mesmo ano, com Balchen como piloto, completou a travessia Nova Iorque - Normandia.

Recebeu diversas medalhas por heroísmo em combate, por suas expedições e descobertas. Participou como piloto de guerra na Segunda Guerra Mundial na Europa e no Pacífico

UM MISTÉRIO

Richard Evelyn Byrd é citado como fonte do autor Raymond Bernard no livro A Terra Oca. No livro, o autor cita um trecho de um diário escrito pelo explorador norte-americano, onde este afirma ter encontrado uma abertura para entrar no interior da Terra, através dos polos. O explorado entrou de avião e cita ter visto uma floresta tropical dentro do Polo, onde pousou e foi recepcionado por seres Atlantes, descendentes da antiga Atlântida. Durante o período em que supostamente o aviador estaria sozinho em uma tenda, ele deveras estava dentro da Terra, a qual descreve no já citado diário. O mesmo foi impossibilitado de falar posteriormente sobre o caso, pois foi proibido pela Marinha dos Estados Unidos a tocar no assunto, sob pena de ser obliterado. Os Atlantes também teriam feito o mesmo pedido ao Vice-Almirante, mas pediram também que ele repassasse o pedido dos Atlantes aos governos do mundo inteiro pedindo para que cessassem os testes nucleares, pois os mesmos abalavam a estrutura do interior da Terra.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Richard Byrd

Referências


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.