River Football Club

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
River
River-RJBR(1).jpg
Nome River Football Club
Fundação 23 de junho de 1914
Presidente Jorge Luiz A. Silva (Luizinho)
Website Site oficial


Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
editar

River Futebol Clube é uma agremiação esportiva da cidade do Rio de Janeiro, fundada a 23 de junho de 1914.

História[editar | editar código-fonte]

Escudo anterior

Foi criado por um grupo de ex-alunos do Colégio Salesiano de Niterói. No período de 10 de maio de 1917 a 23 de janeiro de 1919 chamava-se Associação Athletica River São Bento, depois voltou ao nome antigo, River Football Club[1].

Sua sede está localizada no bairro da Piedade, na Zona Norte da cidade. Suas cores são o vermelho, azul e branco.

Se o futebol era o objetivo dos fundadores, o clube necessitava de um campo. Alugaram, portanto, um terreno na Rua Dona Maria, a atual João Pinheiro, onde se situa a sede atual, graças aos esforços de Paulo de Frontim. Imediatamente se iniciaram as obras de terraplanagem, pois o terreno do meio para o fim era bastante pantanoso.

O crescimento do River foi vertiginoso e o futebol era a mola propulsora, embora progredisse bastante a parte social. Em 1920 na Liga Metropolitana de Desportos Terrestres (LMDT), o River iniciou sua jornada de disputas oficiais de campeonatos de futebol.

Em 27 de junho de 1939, notícias davam conta da sua situação difícil, o que motivou a demissão do seu presidente, João Machado. O futebol começava a sair dos planos do River.

Depois de um período obscuro, onde esteve em jogo à sobrevivência do clube, assumiu sua presidência Luiz Gama Filho, criador da Universidade Gama Filho, apontado como tábua de salvação.

Quando o River comemorou 30 anos de fundação, Gama Filho declarava que iria dançar a valsa, na sua nova sede e que o time iria disputar o campeonato da divisão principal do futebol carioca. Nessa época, Luiz Gama Filho já era Vereador do Rio de Janeiro.

Em 1957, a imprensa noticiava o grande momento do River. O clube era presidido por Jeovah Dias Oliveira em substituição ao ministro Gama Filho, que se licenciara para atender a múltiplos afazeres de sua vida pública, quando foi anunciada a conquista definitiva do terreno, para construção da sede e da praça de esportes.

O River iniciou sua trajetória no futebol suburbano com uma vitória por 12 a 1 sobre o Sport Club. A sua despedida das disputas se deu com uma derrota para o Vasco da Gama por 4 a 1.

Novo destino aguardava a agremiação da Rua João Pinheiro, atualmente mais voltada para outros esportes e programação social. Com o fim do Departamento de Esporte, o clube resolveu investir na área social, alugando suas dependências para shows. Como o número de sócios diminuiu nos últimos anos, o clube foi obrigado a buscar novas fontes de receita. Há cerca de cinco anos, começou a alugar espaços em suas dependências para o comércio. A iniciativa acabou dando certo, atraindo os moradores da área.

O jogador Zico quando criança jogava futsal aos domingos[2] no clube quando foi descoberto pelo radialista Celso Garcia. Seu atual presidente é o Sr. Jorge Luiz Alves da Silva(2012/2015).

O clube disputou a Primeira Divisão do Campeonato Carioca em 1923, 1924, 1933 e 1934.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências