Sistema Correio de Comunicação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sistema Correio de Comunicação
Empresa de capital fechado
Atividade Mídia
Sede João Pessoa, PB, Brasil
Área(s) servida(s) Paraíba
Locais João Pessoa, Campina Grande
Proprietário(s) Roberto Cavalcanti
Presidente Roberto Cavalcanti
Produtos

Sistema Correio de Comunicação é um grupo de comunicação da Paraíba, com sede na capital João Pessoa. Foi inaugurada em 6 de junho de 1983, a partir da criação da 98 Correio FM, além disso, o Sistema Correio de Comunicação também controla a TV Correio, afiliada a Record, a rede de rádios Correio Sat, as rádios Mix FM João Pessoa, Rádio Correio e a TV Maior, que atualmente está sem afiliação a TV Maior é sediada na cidade Campina Grande, além da Mix FM Campina Grande, o Portal Correio e o jornal Correio da Paraíba.

História[editar | editar código-fonte]

A história começa em 1953, com a fundação do jornal Correio da Paraíba, e logo após isso veio muitas outras fundações. Por exemplo, nos anos 70 foi criada a Rádio Correio e em 1983 foi criada a 98 Correio FM em João Pessoa, e a 98 FM em Campina Grande.

Em 1986, a empresa instalou uma retransmissora na capital João Pessoa no canal 13 VHF, com o sinal da extinta Rede Manchete. No dia 8 de março de 1991 passou a retransmitir o sinal da Rede Bandeirantes que estava ausente desde 1987. A Rede Manchete transferiu-se no mesmo ano para o canal 5 VHF da então recém inaugurada TV Tambaú. Com a transferência para a Rede Bandeirantes, o Sistema Correio decidiu mudar de modalidade da emissora de repetidora para geradora de TV.

No dia 1º de dezembro de 1992, é fundada a TV Correio, como afiliada a Rede Bandeirantes. Nos primeiros anos, o sinal da TV Correio restrito a alguns municípios que recebiam o sinal gerado em João Pessoa.

Em 1994, o Sistema Correio cria a Transamérica FM João Pessoa, na época, afiliada a Rede Transamérica, no caso a antiga Transamérica FM, que em 1999, teve seu nome alterado para Transamérica Pop João Pessoa

Em meados de 1996, a TV Correio instala uma repetidora na cidade de Campina Grande no canal 13 VHF e ao mesmo tempo aumenta a potência do seu transmissor, obrigando assim a emissora a se mudar do canal 13 para o canal 12 VHF para não interferir nos canais 13 de Natal (TV Ponta Negra) e Recife (TV Globo Nordeste). Ainda em 1996 inicia-se a expansão do sinal para o interior e muda o padrão de gravação para Betacam Digital.

Em 1 de janeiro de 1998, a TV Correio deixa a Bandeirantes e passa a integrar a Rede Record

Em 2005, a Transamérica Pop João Pessoa encera sua afiliação com a Rede Transamérica, e passa a virar afiliada a Rede Mix de Rádios, passando a ser a primeira afiliada da rede paulista fora do Estado de São Paulo. Com isso, nesses últimos anos a emissora passou apresentar bons resultados em sua audiência.

Em 2007, a empresa cria a a rede de rádios Correio Sat, a primeira rede de rádios via satélite do estado da Paraíba, iniciando oficialmente suas transmissões em 5 de fevereiro de 2007. Anteriormente a rede já funcionava,porém em caráter experimental e em transmissões especiais, como por exemplo: eleições. A rede é formada por 16 emissoras de rádio que retransmitem a programação com qualidade de som digital e recebido via satélite, atingindo todo o estado da Paraíba e alguns municípios dos estados de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

Em 1996, a Rádio Correio passou a ser afiliada a Central Brasileira de Notícias, mudando seu nome para CBN Correio, porém em 2011, a emissora encerrou o contrato de afiliação com a CBN, e passou a transmitir a programação da Jovem Pan.

Em 2015, a emissora criava a TV Maior em Campina Grande, como afiliada á RedeTV!

Em 10 de fevereiro de 2016, a 1230 AM deixou de ser afiliada da Jovem Pan e passou a transmitir a programação da Correio Sat, enquanto que a 1340 AM é arrendada para a Rádio Consolação. Em 16 de junho de 2018, a Rádio Consolação migra para o dial 107.7 MHz FM e a 1340 AM passa a ser ocupada pela Nova Correio AM, retransmitindo a Correio Sat.

Em maio de 2019, a Rádio Santa Maria AM 1540 de Monteiro, migrou pra FM 93.9, além de novidades na programação, todos os equipamentos foram trocados para a melhor receptividade para os ouvintes. Sendo essa a primeira das 5 emissoras AMs do Sistema Correio a migrar pro FM.[1][2] Ainda no mesmo ano, o Sistema Correio confirmou a estreia da Mix FM Campina Grande, na frequência FM 105,9 MHz, originada do dial AM, na frequência AM 1410 kHz. Depois de muitos atrasos e adiamentos, no dia 15 de agosto de 2019, a emissora finalmente entrou no ar.[3]

Em 2022, depois de 20 anos no ar, a tradicional Correio do Vale AM 1590 de Itaporanga, migra para FM 100.9, mudando seu nome para Itaporanga FM no final de abril, assim, concluindo o processo de migração das emissoras AM do Sistema Correio no interior do estado.

Empresas[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Rádio[editar | editar código-fonte]

Jornal digital[editar | editar código-fonte]

Portal[editar | editar código-fonte]

  • Portal Correio

Outros Empreendimentos[editar | editar código-fonte]

  • Fundação Solidariedade

Antigas empresas[editar | editar código-fonte]

  • Classi Correio
  • Jornal Já Paraíba
  • Revista Premium
  • RCTV

Referências

  1. «Rádio Santa Maria AM migrará para Correio 93,9 FM, em Monteiro». O Pipoco. 16 de maio de 2019. Consultado em 29 de abril de 2022 
  2. «Sistema Correio migra rádios de AM para FM e emissoras serão ouvidas pelo celular - Portal Correio». portalcorreio.com.br. Consultado em 29 de abril de 2022 
  3. «MIX FM já está no ar em CG; veja estreia e como interagir - Portal Correio». portalcorreio.com.br. Consultado em 29 de abril de 2022 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.