Sistema Correio de Comunicação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sistema Correio de Comunicação
Empresa de capital fechado
Atividade Mídia
Sede João Pessoa, PB, Brasil
Área(s) servida(s) Paraíba
Locais João Pessoa, Campina Grande
Proprietário(s) Roberto Cavalcanti
Presidente Roberto Cavalcanti
Produtos

Sistema Correio de Comunicação é um grupo de comunicação da Paraíba, com sede na cidade-capital João Pessoa. Foi inaugurada em 6 de junho de 1983, a partir da criação da 98 Correio FM, além disso, o Sistema Correio de Comunicação também controla a TV Correio afiliada a RecordTV, a rede de rádios Correio Sat, as rádios Mix FM João Pessoa, Rádio Correio e a TV Maior, afiliada a RedeTV em Campina Grande, além da Mix FM Campina Grande, o Portal Correio e o jornal impresso Correio da Paraíba

História[editar | editar código-fonte]

A história começa em 1953, com a fundação do jornal Correio da Paraíba, e logo após isso veio muitas outras fundações. Por exemplo, nos anos 70 foi criada a Rádio Correio e em 1983 foi criada a 98 Correio FM em João Pessoa, e a 98 FM em Campina Grande.

Em 1986, a empresa instalou uma retransmissora na capital João Pessoa no canal 13 VHF, com o sinal da extinta Rede Manchete. No dia 8 de março de 1991 passou a retransmitir o sinal da Rede Bandeirantes que estava ausente desde 1987. A Rede Manchete transferiu-se no mesmo ano para o canal 5 VHF da então recém inaugurada TV Tambaú. Com a transferência para a Rede Bandeirantes, o Sistema Correio decidiu mudar de modalidade da emissora de repetidora para geradora de TV.

No dia 1º de dezembro de 1992, é fundada a TV Correio, como afiliada a Rede Bandeirantes. Nos primeiros anos, o sinal da TV Correio restrito a alguns municípios que recebiam o sinal gerado em João Pessoa.

Em 1994, o Sistema Correio cria a Transamérica FM João Pessoa, na época, afiliada a Rede Transamérica, no caso a antiga Transamérica FM, que em 1999, teve seu nome alterado para Transamérica Pop João Pessoa

Em meados de 1996, a TV Correio instala uma repetidora na cidade de Campina Grande no canal 13 VHF e ao mesmo tempo aumenta a potência do seu transmissor, obrigando assim a emissora a se mudar do canal 13 para o canal 12 VHF para não interferir nos canais 13 de Natal (TV Ponta Negra) e Recife (TV Globo Nordeste). Ainda em 1996 inicia-se a expansão do sinal para o interior e muda o padrão de gravação para Betacam Digital.

Às 16h de 31 de dezembro de 1997, a TV Correio deixa a Bandeirantes e passa a integrar a Rede Record

Em 2005, a Transamérica Pop João Pessoa encera sua afiliação com a Rede Transamérica, e passa a virar afiliada a Rede Mix de Rádios, passando a ser a primeira afiliada da rede paulista fora do Estado de São Paulo. Com isso, nesses últimos anos a emissora passou apresentar bons resultados em sua audiência.

Em 2007, a empresa cria a a rede de rádios Correio Sat, a primeira rede de rádios via satélite do estado da Paraíba, iniciando oficialmente suas transmissões em 5 de fevereiro de 2007. Anteriormente a rede já funcionava,porém em caráter experimental e em transmissões especiais, como por exemplo: eleições. A rede é formada por 16 emissoras de rádio que retransmitem a programação com qualidade de som digital e recebido via satélite, atingindo todo o estado da Paraíba e alguns municípios dos estados de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

Em 2008, a Rádio Correio passou a virar afiliada a Central Brasileira de Notícias, mudando seu nome para CBN Correio, porém em 2011, a emissora o contrato de afiliação com a CBN, e passou a transmitir a programação da Jovem Pan.

Em 2015, a emissora criava a TV Maior em Campina Grande, como afiliada á RedeTV!

Desde o dia 10 de Fevereiro de 2016, passou a ser ocupada na faixa de 1340 AM, e com isso a Radio Consolação passou a ocupar a 1230 AM e deixou de ser afiliada de Rede Jovem Pan Sat e passou a transmitir a programação da Correio Sat.

Em 16 de junho de 2018, a emissora voltou ao dial 1230, no lugar da Rádio Consolação, que migrou para o dial 107.7 MHz FM.

Em 2019, o Sistema Correio confirmou a estreia Mix FM em Campina Grande, na frequência 105,9 FM, originada do dial AM, na frequência AM 1410 kHz. Depois de muitos atrasos e adiamentos, no dia 15 de agosto de 2019, a emissora finalmente entrou no ar.

Empresas[editar | editar código-fonte]

Antigas empresas[editar | editar código-fonte]

  • CBN Correio
  • Jovem Pan AM Correio
  • Transamérica FM João Pessoa
  • Transamérica Pop João Pessoa
  • RCTV
Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.