The Punisher (2004)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Punisher
Punisher - O Vingador (PT)
O Justiceiro (BR)
 Estados Unidos
 Alemanha

2004 •  cor •  124 min 
Direção Jonathan Hensleigh
Produção Avi Arad
Gale Anne Hurd
Roteiro Michael France
Jonathan Hensleigh
Elenco Thomas Jane
John Travolta
Roy Scheider
Will Patton
Rebecca Romijn
Ben Foster
Género Ação Drama
Música Carlo Siliotto
Cinematografia Conrad W. Hall
Edição Steven Kemper
Jeff Gullo
Companhia(s) produtora(s) Marvel Entertainment
Artisan Entertainment
Valhalla Motion Pictures
VIP2
VIP3
Distribuição Lionsgate (EUA)


Columbia Pictures (Internacional)

Lançamento Estados Unidos 16 de abril de 2004
Brasil 22 de outubro de 2004
Idioma Inglês
Orçamento US$ 33 milhões[1]
Receita US$ 54.700.105[1]
Cronologia
The Punisher
Punisher: War Zone
Página no IMDb (em inglês)

The Punisher (no Brasil, O Justiceiro e em Portugal, Punisher - O Vingador) é um filme teuto-americano de 2004, o segundo filme baseado nesse personagem da Marvel Comics que foi criado por Gerry Conway, Ross Andru e John Romita. Estrelando Thomas Jane como Frank Castle/O Justiceiro e John Travolta como Howard Saint, o mafioso que ordena a morte da família Castle inteira.

A história e o enredo foram baseados principalmente em duas histórias de O Justiceiro; O Justiceiro: Ano Um e Bem vindo de volta, Frank, juntamente com cenas das histórias de outras revistas: Punisher Marvel Preview: Featuring The Punisher # 2, The Punisher War Zone e The Punisher War Oficial.[2]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Quando Bobby Saint (James Carpinello) e Mickey Duka (Eddie Jemison) se encontram com o traficante europeu de armas Otto Krieg no porto de Tampa, Florida, o FBI intervém e Saint é morto enquanto Duka é preso. "Krieg", supostamente morto no tiroteio, na verdade é o agente disfarçado do FBI e ex-operador da Força Delta do Exército dos EUA Frank Castle (Thomas Jane). Pouco tempo depois, ele se aposenta do FBI e assiste a uma reunião de família a beira-mar na casa de seu pai (Roy Scheider) na Baía de Aguadilla, Porto Rico. Chefe do crime de Tampa, Howard Saint (John Travolta) está enfurecido pela morte de seu filho, e com o braço direito Quentin Glass (Will Patton) suborna o FBI para obter informações confidenciais sobre "Krieg". Saint ordena o assassinato de Castle, e a esposa de Saint, Livia (Laura Harring), exige toda a família de Castle ser morta, assim como para "acertar as contas".

Na reunião, atiradores de Glass e John Saint (Carpinello), gêmeo idêntico de Bobby, matam a maior parte da família Castle. Frank e seu pai matam vários dos atacantes antes do pai de Castle ser morto. Esposa e o filho de Castle tentam escapar, mas John Saint corre por cima deles com um caminhão, matando-os. Castle, com um tiro no peito e atigindo por uma explosão no cais causada por Glass, sobrevive e é levado de volta à saúde por um pescador local, Candelaria (Veryl Jones). Uma vez recuperado, Castle vai para Tampa e se refugia em um cortiço da cidade, onde três jovens marginalizados - Dave (Ben Foster), Bumpo (John Pinette) e Joan (Rebecca Romijn) - vivem. Castle rapta Duka, que com medo dá informações sobre os Saints - quem ele também odeia, e de bom grado se torna informante de Castle. Castle começa a se vingar dos policiais e agentes do FBI que foram subornados para fechar a investigação do assassinato de sua família. No processo, ele sabota o negócio de lavagem de dinheiro de Saint, o que leva ao rompimento da parceria de Saint com mafiosos cubanos, os irmão Toro, e começa investigar Livia e Glass, aprendendo no processo que Glass é um homossexual enrustido.

Saint, percebendo que Castle está vivo, envia dois assassinos para matá-lo. Castle mata o primeiro, guitarrista Harry Heck (Mark Collie), atirando uma faca na garganta dele. O segundo é "O Russo" (Kevin Nash), um gigante que leva Castle a uma luta brutal, mas é derrotado quando Castle lança óleo fervente no rosto, cegando-o por tempo suficiente para Castle jogá-lo para baixo de uma escada, quebrando seu pescoço. Momentos depois, os homens de Saint chegam, liderados por Glass e John Saint. Dave, Joan e Bumpo escondem Frank e se recusam a dizer a Glass onde ele está, apesar de Glass sadicamente retirar vários piercings do rosto de Dave com um par de alicates. Eles deixam um homem atrás para matar Castle em seu retorno, mas Castle o mata uma vez que Glass e os outros se foram. Com a ajuda de Mickey, Castle manipula Howard Saint em acreditar que Glass e Livia estão tendo um caso. Saint, sem saber que Glass é gay, acredita que Livia possa ser capaz de traí-lo, mata-os pessoalmente, nenhum deles sabendo por quê.

Castle ataca a sede de Saint, a boate Saints and Sinners, matando muitos dos capangas de Saint. Ele mata John Saint por ter o filho do chefe do crime segurar uma granada ativada até seu braço cansar e a granada explodir. Castle é ferido por Howard Saint com uma pistola quando Saint tenta matá-lo no estacionamento da boate. Em seguida, Castle leva Saint para um carro em movimento, mas não antes de revelar que Glass e Livia não estavam tendo um caso. Como o carro arrasta Saint através do lote, Castle desencadeia várias bombas escondidas; a destruição resultante e os destroços matam Saint e culminam na forma do crânio icónico do Justiceiro. Mais tarde naquela noite, Castle retorna para seu apartamento e se prepara para cometer suicídio, mas depois de uma breve visão de sua esposa, decide continuar sua missão vigilante contra outras pessoas que em sua mente merecem punição. Antes de partir em sua próxima missão, ele deixa a maioria do dinheiro de Saint para Bumpo, Joan e Dave. Na ponte, a luz do sol, ele promete: "Aqueles que fazem o mal para os outros - os assassinos, estupradores, psicopatas, sádicos - viram me conhece bem. Frank Castle estar morto. Chame-me de O Justiceiro..."

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Frank Castle/Justiceiro - Antes um agente especial do FBI, Castle vivia feliz com sua esposa e filho até que os homens de Howard Saint invadiram a reunião da família e mataram os parentes de Castle, deixando-o gravemente ferido. Após se recuperar, ele se aloja numa pensão da cidade, tornando-se vizinho e amigo de três jovens marginalizados Dave, Bumpo e Joan (esta última apaixona-se por ele e tenta se aproximar, apesar de Castle se mostrar relutante). Apesar das tentativas de amizade do trio, Castle teme que estes sofram por ele e assim evita grande aproximação com estes, apenas obstinado em seu intuito de se vingar de Saint e sua corja.
  • Howard Saint - Mafioso, chefe do crime de Tampa, Saint é um homem cruel, frio e manipulador que após a morte de seu filho Bobby, exige que Castle seja morto. Seus homens conseguem matar toda a família de Castle(incluindo sua esposa e filho) e acreditam tê-lo matado. Quando Howard descobre que Castle não só sobreviveu ao ataque como está recuperado, descobre seu paradeiro e manda homens para matá-lo. Enquanto negocia com outros mafiosos, Saint descobre que seu melhor amigo Quentin Glass está tendo um caso com sua mulher Lívia Saint, sem nem sequer saber que na verdade Quentin é gay e o tal caso é uma mentira inventada por Castle, obstinado em eliminar Saint e todos os seus envolvidos.
  • Quentin Glass - Braço direito e melhor amigo de Saint, Quentin se junta a ele na missão de eliminar Frank Castle e todos seus amigos e familiares e consegue, apenas deixando Castle ferido. No clímax da história, Quentin assume ser homossexual, mas não antes de Saint desconfiar que ele(Quentin) e Lívia estão tendo um caso, graças a uma mentira inventada por Castle.
  • Livia Saint - Esposa de Howard Saint e mãe dos filhos deste, Livia está ao seu lado na missão de vingar a morte de seu filho, porém discorda de algumas decisões do marido, além de ter de lidar com o perfil frio, violento e psicótico do mesmo. Livia começa a sofrer ainda mais em suas mãos depois que seu marido desconfia que ela e Quentin estão tendo um caso amoroso.
  • John e Bob Saint - Gêmeos, filhos de Howard e Livia Saint. Bob é morto por Castle em uma missão, despertando a raiva em seus pais, que se propôem a matarem o então agente do FBI. John Saint é o filho que sobra e administra os negócios sujos do pai.
  • Joan - Uma bela moça que mora num cortiço com seus amigos Dave e Bumpo, e é praticamente a voz da razão do trio, mito embora os três se divirtam e amem fazer coisas juntos. Os três conhecem Frank Castle quando este se muda para a pensão e defende Joan contra seu ex-namorado que aparece bêbado ás portas da casa desta exigindo que ela volte para ele, ameaçando-a. Castle bate nele até que ele desista e vá embora, fazendo com que Joan se apaixone por seu defensor. Comovida com a trágica história de Castle, Joan se torna sua confidente e tenta uma aproximação maior para com ele, ao que Frank resiste, muito embora no fundo ele goste dela, mas tem medo de que qualquer relação amorosa entre eles custe a segurança e até a vida dela. Joan é a responsável por proteger Castle dos procuradores de Saint, escondendo-o sempre que os mafiosos invadem o recinto.
  • Dave - Magro e baixinho, Dave é simpático e divertido, porém bastante tímido e medroso. Dave, juntamente com Joan e Bumpo, conhece e acolhe Castle quando este se torna seu vizinho, e logo se tornam bem amigos. Dave e Bumpo são totalmente de acordo com o possível romance entre Castle e Joan e costumam incentivá-lo para tal. Dave possui cavanhaque e um cabelo comprido e preso, além de brincos na orelha e piercings em seu nariz, boca e próximo de um dos olhos, e se mostra um exímio dançarino. Quando ele é torturado pelos procuradores de Saint(que buscam encontrar Castle e matá-lo enquanto este está sendo escondido com Joan), eles tentam arrancar os piercings de seu rosto, na intenção de torturá-lo enquanto ele não responde onde Castle está.
  • Bumpo - O contraponto de Dave tanto em aparência, quanto em personalidade, já que Bumpo é gordo e também bastante expansivo e espirituoso. Um exímio cozinheiro, é geralmente quem prepara as refeições em casa, quase sempre apreciando ópera enquanto ensaia canto lírico. Bumpo é o principal incentivador do romance entre Joan e Castle e tenta proteger o Justiceiro á todo custo, além de tentar provar a inocência de Dave quando este é torturado pelor mafiiosos.


Elenco[editar | editar código-fonte]

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

The Punisher teve recepção geralmente desfavorável por parte da crítica especializada. Em base de 36 avaliações profissionais, alcançou uma pontuação de 33% no Metacritic. Por votos dos usuários do site, atinge uma nota de 6.6, usada para avaliar a recepção do público.[3]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Notas e referências

  1. a b «The Punisher (2004)» (em inglês). Box Office Mojo. Consultado em 2 de junho de 2012 
  2. The Punisher (2004) - Trivia
  3. «The Punisher» (em inglês). Metacritic. Consultado em 30 de agosto de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]