Saltar para o conteúdo

Viver a Vida (telenovela): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 38: Linha 38:
Teve sua estreia no dia 14 de setembro de [[2009]],<ref name=viver001/> substituindo ''[[Caminho das Índias]]'', de [[Glória Perez]], e foi exibida até o dia [[14 de maio]] de [[2010]],<ref name=viver002/> totalizando 209 capítulos.
Teve sua estreia no dia 14 de setembro de [[2009]],<ref name=viver001/> substituindo ''[[Caminho das Índias]]'', de [[Glória Perez]], e foi exibida até o dia [[14 de maio]] de [[2010]],<ref name=viver002/> totalizando 209 capítulos.


== Produção ==
== UVAS E PAAÇAS ==
[[Ficheiro:Jerusalem Dome of the rock BW 14.JPG|thumb|right|250px|[[Jerusalém]], onde as primeiras cenas da novela foram gravadas.]]
[[Ficheiro:Praia do Leblon.JPG|thumb|right|250px|O bairro carioca do [[Leblon]], onde se passa a maior parte da trama.]]
''Viver a Vida'' contou com a participação de [[Lolita Rodrigues]], longe das novelas desde ''[[Pé na Jaca]]'', em [[2006]]. Mas a atriz participou em poucos capítulos, em reuniões e eventos de família.<ref name="viver a vida">{{citar web|url= http://natelinha.uol.com.br/2009/06/09/not_23045.php|titulo=Confira com exclusividade o elenco de Viver a Vida|autor=Redação Na Telinha|obra= Na Telinha|data=[[9 de junho]] de [[2009]]|acessodata=julho de 2010|língua2=pt}}</ref> Os atores [[Carlos Casagrande]] e [[Bárbara Paz]] se reencontram na novela. Ambos protagonizaram a novela ''[[Marisol]]'', no ano de 2002 no [[SBT]].

Três atrizes que até pouco tempo faziam parte do elenco da [[Rede Record]] e do [[SBT]] estão na novela: [[Bárbara Paz]], vencedora da primeira edição da ''[[Casa dos Artistas]]'' ([[2001]]), como Renata, Natasha Haydt, cuja carreira nas novelas foi iniciada na [[Rede Record]], em ''[[Caminhos do Coração]]'' e Paloma Bernardi, que também iniciou no SBT no ano de [[1996]] na novela [[Colégio Brasil]] e recentemente estava na [[Rede Record]] integrando o elenco da novela ''[[Os Mutantes - Caminhos do Coração]]''.<ref name="viver a vida"/>

Sua classificação etária é "não recomendada para menores de 12 anos".


''[[Viver a Vida]]'' marcou a volta da atriz [[Cristina Prochaska]] as Novelas,que estava afastada da TV desde a Novela ''[[a Indomada]],e tinha feito a Microssérie [[Poeira em Alto-Mar]],exibida em Fevereiro de 2008.
''[[Viver a Vida]]'' marcou a volta da atriz [[Cristina Prochaska]] as Novelas,que estava afastada da TV desde a Novela ''[[a Indomada]],e tinha feito a Microssérie [[Poeira em Alto-Mar]],exibida em Fevereiro de 2008.

Revisão das 19h05min de 26 de março de 2011

 Nota: Se procura a minissérie de 1984, veja Viver a Vida (minissérie).
Viver a Vida
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 60 minutos
Criador(es) Manoel Carlos
Elenco Taís Araújo
José Mayer
Lília Cabral
Giovanna Antonelli
Thiago Lacerda
Alinne Moraes
Mateus Solano
Klara Castanho
ver mais
País de origem  Brasil
Idioma original português
Episódios 209
Produção
Diretor(es) Jayme Monjardim
Fabrício Mamberti
Tema de abertura "Sei lá… A Vida Tem sempre Razão"
por Chico Buarque, Tom Jobim e Miúcha
Exibição
Emissora original Brasil Rede Globo
Formato de exibição 1080i (HD)
480i (SD)
Transmissão original 14 de setembro de 2009[1]14 de maio de 2010[2]

Viver a Vida foi uma telenovela brasileira, transmitida pela Rede Globo no seu horário das 21 horas, com autoria de Manoel Carlos, com colaboração de Ângela Chaves, Cláudia Lage, Daisy Chaves, Juliana Peres e Maria Carolina, direção de Teresa Lampreia, Frederico Mayrink, Luciano Sabino, Leonardo Nogueira, Adriano Mello e Maria José Rodrigues. Tem direção-geral de de Jayme Monjardim e Fabrício Mamberti, e direção de núcleo de Jayme Monjardim.

Contou com os atores Taís Araújo, José Mayer, Lília Cabral, Thiago Lacerda, Alinne Moraes, Mateus Solano e Giovanna Antonelli nos papéis principais.

Teve sua estreia no dia 14 de setembro de 2009,[1] substituindo Caminho das Índias, de Glória Perez, e foi exibida até o dia 14 de maio de 2010,[2] totalizando 209 capítulos.

UVAS E PAAÇAS

Viver a Vida marcou a volta da atriz Cristina Prochaska as Novelas,que estava afastada da TV desde a Novela a Indomada,e tinha feito a Microssérie Poeira em Alto-Mar,exibida em Fevereiro de 2008.

O tema de abertura da novela é "Sei lá… A Vida tem Sempre Razão", cantado por Tom Jobim, Miúcha e Chico Buarque.

Vários atores escalados ficaram de fora da novela. É o caso de Débora Nascimento, que ficou a espera da entrada de sua personagem, mas isso não aconteceu e seu nome foi creditado na abertura durante toda a novela, o que a deixou insatisfeita. Larissa Queiroz e Nikolas Antunes também ficaram a espera de sua entrada, mas só souberam o nome de seus personagens: Gildinha e Diogo, respectivamente. O nome dos dois foi creditado durante toda a novela no elenco de apoio. Houve também personagens que entraram na trama mas deixaram de aparecer no decorrer da novela. É o caso de Mila Moreira, que só apareceu no primeiro capítulo, mas seu nome foi creditado na abertura durante toda a novela, Arieta Corrêa, Beto Nasci, Laércio de Freitas, Ângela Barros, Caetano O'Maihlan e Antônio Firmino.[3]

Sinopse

Predefinição:Revelações sobre o enredo Helena é uma supermodelo jovem, bela e decidida, que sempre obteve grande sucesso em sua vida pessoal e profissional. Seu destino mudará drasticamente a partir do momento em que ela se apaixona por Marcos, um homem vinte anos mais velho e que acaba de colocar um ponto final num casamento de 30 anos. Marcos é o ex-marido de Teresa, com quem teve três filhas, Luciana, Isabel e Mia, sendo a última a mais jovem e também a adotiva. Helena e Marcos têm seu primeiro encontro em Búzios, cidade no Rio de Janeiro onde ela nasceu e cresceu e onde, no início da trama, acontece um desfile de moda em que ela é a principal estrela. É lá também que a mãe de Helena, Edite, tem uma pousada. Edite é divorciada de Oswaldo com quem teve mais dois filhos além de Helena; Sandra e Paulo. Sandra é uma menina mimada e muito briguenta, que namora Benê, um traficante barra-pesada. Ela é sempre espancada por ele, engravida, tenta fazer aborto, mas é convencida a não o fazer e, por amor ao bandido, não faz. Ela ama esse homem cruel que quase matou Edite, sua mãe, e ela também. Já usou drogas e nas favelas do Rio fugia da polícia. Já seu irmão, Paulo, é um rapaz tranquilo, que quer um emprego e namora Soraya, irmã de Flávio, ambos filhos de Onofre e Matilde, que trabalham na casa de Marcos e Teresa em Búzios. Edite é casada com Ronaldo, que tenta não se meter nos problemas da família de Edite, mas não consegue.

Helena carrega um drama pessoal: aos 18 anos, fez um aborto em troca de um contrato de moda internacional.

Luciana é uma garota mimada, e aspirante a supermodelo, maior rival de Helena nas passarelas. Revoltada com o novo romance do pai, Luciana se unirá à mãe, Teresa, para lutar contra esse amor. Já Isabel, é uma mulher implicante e mal-humorada, que vive às turras com Luciana e Mia, suas irmãs. Mia é uma jovem doce, simpática e carinhosa, mas por ser virgem, é vítima do deboche de Isabel.

Luciana namora Jorge, um homem apaixonado, mas que não gosta da ideia dela ser modelo. Jorge, por sua vez, além de ser um cara durão, responsável e sério, tem um problema em casa; seu irmão gêmeo idêntico Miguel, é o oposto dele; sua única preocupação é Renata, sua namorada, que desconta a sua frustração por não conseguir realizar seu sonho de ser atriz exagerando no consumo de bebidas alcoólicas, que logo se transforma num grande e perigoso vício - que piora ainda mais quando ela deixa de comer, trocando a comida pelo álcool, tendo então, uma anorexia alcoólica.

Na Cidade do Rio de Janeiro, no bairro do Jardim Botânico, Helena divide um apartamento com sua amiga e confidente Ellen, médica que trabalha no Hospital Santa Teresinha das Rosas. No Rio de Janeiro, Helena tem mais duas amigas; Alice, mulher solteira que quer aproveitar sua vida, e Ariane, médica em início de carreira cujo casamento com Marcelo está em crise. Teresa é uma ex-modelo que largou tudo para ficar cuidando das filhas, a mando de Marcos, e não aceita que sua filha Luciana siga a mesma carreira; tem um estúdio que faz ensaios sensuais com mulheres maduras. Ingrid é mãe dos gêmeos idênticos Jorge e Miguel e casada com Leandro. Outra amiga de Teresa é Betina, uma mulher elegante, mãe de Clarissa e mulher de Gustavo, que fica dando em cima de Malu, uma renomada jornalista de economia e prima de Betina. Clarissa namora Bernardo, um homem mais velho que ela e que tem um restaurante, ponto de encontro da juventude carioca. Betina tenta trair Gustavo com Carlos, um sarado da academia.

A trama ainda trata de dois aventureiros, os amigos Bruno e Filipe. Bruno se sustenta fazendo fotos para revistas de turismo e tem a mãe no Brasil. Já Filipe trabalha como guia de turismo e já rodou todo o mundo atrás de aventuras e perigos, mesmo tendo um romance com uma brasileira, em Jerusalém.[4] Certo dia, chegam a Búzios para passar uma temporada, a bela Dora, que é prima de Flavinho e sua filha Rafaela, uma menina muito inteligente e esperta. Quando chegam à cidade, já são mal recebidas pois Helena, que estava passando de carro com Alice naquela hora passou em cima de uma poça de água e molha as duas. Dora e Rafaela entram num táxi, para irem as duas ao encontro de Flavinho, que mais tarde as leva para sua casa. Dora consegue emprego em um restaurante, onde já trabalhou alguns anos atrás. Certa ocasião, Dora e sua filha Rafaela vão á praia, no mesmo lugar onde Helena está sozinha de lancha ao mar, mas sua lancha bate fortemente em um jet ski e ela acaba sendo lançada ao mar. Dora vê a cena e corre para ajudá-la. Marcos é avisado sobre o fato ocorrido, avisa Alice, que a essa hora não sabia do acontecimento e, corre ao hospital em que Helena foi socorrida. Já em sua casa, sua empregada Matilde que é tia de Dora, conta que foi sua sobrinha quem a salvou e Helena lhe pede para chamá-la. Dora e Rafaela vão a sua casa para visitá-la, mas quando veem seu carro lá, descobrem que foi ela quem as molhou em sua chegada à cidade. Rafaela é uma menina muito esperta, e sua mãe reclama que ela a coloca em muitas situações de vergonha perto dos outros. Helena oferece um bom dinheiro a Dora, pela educação de Rafaela, que acaba aceitando pois ela está com problemas financeiros. Quem não gosta disso, no entanto, é Onofre, marido de Matilde que também é seu tio, que fica irritado com Dora quando ela faz suspense para comunicar quanto ela recebeu de Helena, que foi um cheque de 10 mil reais e exige que ela ajude nas despesas. Dora vai embora de casa depois de uma discussão com Onofre e, Garcia, o dono do restaurante em que ela trabalha, oferece sua casa para ela e Rafaela morarem. Tudo se complica quando Marcos se encantar perdidamente por Dora.

Sandra descobre que Benê está por perto, sendo que sua mãe quer ele afastado da filha. Certo dia, ela sente fortes contrações e sua mãe afirma que está na hora do bebê nascer, então é levada para o hospital onde é atendida por Ricardo. Seu filho nasce e, enquanto ela dorme, Benê entra no quarto; ao ver seu filho pela primeira vez é incentivado por Sandrinha a pegá-lo no colo, mas Edite entra no quarto e fica apavorada ao se deparar com ele pegando seu neto, achando que ele vai fazer algo de ruim com o menino, e o expulsa do quarto. A polícia é chamada e o persegue, mas ele consegue fugir. Sandra cria José, seu filho, sem a presença do pai, porém como ainda é apaixonada por ele ainda se encontra às escondidas com o namorado, e decide apresentá-lo para sua família com a esperança que a deixem ficar com ele. Numa consulta de tarô, Regina. a mãe de Renata prevê uma proposta de trabalho no exterior e também um acidente grave no futuro de Luciana, que não dá atenção. Helena recebe um convite para desfilar em Petra, na Jordânia e pede para que Luciana também seja convidada, no intuito de se aproximarem. Na viagem, elas conhecem Bruno e Filipe, de quem tornam-se amigas, e têm muitas discussões. Na volta para o Brasil, após uma séria discussão, o ônibus onde estavam Luciana e outras modelos sofre um acidente. Helena, que havia proibido a presença de Luciana no carro designado a ela, sente-se culpada. Luciana é trazida ao Brasil onde os médicos confirmam que está tetraplégica.

Helena tem uma conversa muito dura com Teresa, que a despreza e esbofeteia, culpando-a do acidente da filha. Helena descobre que está grávida e, após conversar com Marcos, que não gosta nada da ideia, vai para Búzios ficar com a família. Bruno e Filipe ficam sabendo do acidente de Luciana e, por isso, decidem visitá-la. Quando chegam ao Brasil, Alice fica interessada nos dois. Logo em seguida, Marcos pede perdão a Helena e os dois reatam. Dora começa a se sentir enjoada e após um teste de farmácia, confirma sua gravidez, mas não sabe se o filho que está esperando é de Marcos ou de Garcia. Mais tarde, Helena perde o bebê depois de um aborto espontâneo e começa a achar que foi por conta do aborto que fizera na adolescência. Luciana começa a reagir com alguns testes que Miguel e Laura, a sua nova enfermeira fazem. Miguel faz o desenho de um coração em um de seus pés, e ela sente. Larissa, a fisioterapeuta do hospital, a ajuda a ficar sentada na beira de sua cama e deixa todos emocionados. A essa altura, ela tem a esperança de se recuperar do acidente. Certo dia, Lucas, o pai de Rafaela reaparece em Búzios e exige que Dora lhe dê 100 mil reais para ir embora e deixar ela e sua filha em paz. Ele é um bandido perigoso que a abandonou quando ela estava grávida e agora voltou para arrancar-lhe dinheiro. Ela recorre a Helena, na esperança de fugir de Búzios e ir morar com ela no Rio, como sua empregada.

Dora está grávida, mas não contou para ninguém. Ela não sabe se o pai é Garcia (apelidado por ela de Maradona), um senhor argentino que deu casa para ela e para a filha, de quem ela gosta como amigo, mas uma vez, bêbados, dormiram juntos, ou se é Marcos, por quem realmente se apaixonou e viveu dias de amor nas praias de Búzios. Ele é marido de Helena, sendo que Dora nunca mais o viu e nem sabe que ele é marido de Helena e se chama Marcos. O pior acontece: Fugindo de Lucas, Dora e Rafaela vão morar com Helena. Lá ela descobre quem é realmente o suposto pai de seu filho. Marcos a manda embora, mas ela não vai. Eles viram amantes e Dora passará a chantageá-lo e arrancará muito dinheiro dele, para ela não contar a Helena que eles tiveram um caso e que ele pode ser o pai de seu filho. Helena nem desconfia que Dora e Marcos se conhecem, muito menos que a gravidez de Dora pode ser de Marcos. Jorge e Miguel passaram a brigar muito por Luciana, que está apaixonada por Miguel. Ela decide separar-se de Jorge, e talvez se entregar a Miguel. Outro casal que está se aproximando é Renata e Filipe. Ele vivem uma divertida amizade, que tem uma atração meio oculta, ainda. Bruno descobre que seu pai é Marcos, e tira umas fotos dele para investigar. Nem sua mãe sabe sobre as fotos, muito menos Marcos, que nem o conhece. Ele passa a investigar o monstro que abandonou sua mãe grávida. Ele tem muita mágoa e ódio do pai. Sandrinha foge de casa com o filho e vai morar com Benê no morro. Sua mãe descobre e se desespera, mas acaba aceitando. Helena não gosta nada disso, mas vai lá visitá-la. Helena e Bruno estão cada vez mais próximos. Eles se beijam e Helena se sente culpada. Rafaela vê tudo e passa a irritar Helena com provocações, já que Marcos não sabe dessa pequena traição, que deixou Helena muito culpada. Enquanto isso, Dora e Marcos se encontram às escondidas e fazem sexo até na cama de Helena! Dora é safada, quer o dinheiro dele, com a gravidez não planejada. Enquanto isso, em Búzios, Soraya mostra que tem o mesmo sangue venenoso de Dora, já que são primas. Ela passa a trabalhar no restaurante de Garcia, e passa a seduzi-lo com roupas e gestos provocantes, pois ela quer se dar bem na vida as custas de alguém com dinheiro. Ele se controla muito para não levar Soraya para a cama, em respeito a Dora, que nem quer saber mais dele! Dora é mulher vivida e esperta. Helena descobre tudo sobre Marcos e Dora. Ela fica arrasada e suas amigas Ellen e Alice a ajudam nesse momento difícil. Ela já estava separada de Marcos, por conta da frieza dele, e vivendo um romance com Bruno antes dela descobrir essa traição. Ela voltará a brilhar nas passarelas e seu amor por Bruno ficará mais intenso, como o dele por ela. Ele encontrou em Helena a mulher da sua vida!

Dora fica muito mal por Helena ter descoberto tudo e ela se explica, mas Helena não quer saber e fica muito enfurecida e triste. Marcos também se explica,mas ela nem quer ouvi-lo e passa a detestá-lo. Dora fica com medo de Marcos fazer algo de ruim com ela mesma e ela vai embora para Búzios, reencontra a filha e volta para sua vida de antes, muito assustada, e Marcos vai querer saber sobre o filho se é dele mesmo, e saber qual golpe ela estará armando para ele.

Marcos fica morando sozinho naquela imensa mansão, já que Luciana mora lá, mas fica mais com a mãe. Por falar em Tereza, ela está se envolvendo com Jean, um francês ex-namorado seu que voltou e suas filhas torcem para um romance. A princípio ela fica resistente, mas está se deixando levar pelo amor de adolescência.

Renata e Filipe ficam cada vez mais unidos e eles têm sua primeira noite. Tudo indica que eles ficarão juntos por muito tempo.

Com o tempo, Helena e Bruno ficarão mais íntimos, e passarão a conviver mais e a dormirem juntos. É num desse dias que Helena ficará sabendo que ele é filho de Sílvia, ex-mulher de Marcos e ficará desconfiada se Bruno é filho dele, mas Bruno falará disso com o tempo.

Jorge começa a ser amigo de Ariane e eles passam a sair bastante como amigos. Ele passa a ser amigo de seu filho. Um romance está surgindo e Ariane e Jorge poderão viver um grande amor. Paixão e Suzana ficarão com ciúmes e Myrna também, mas ela aceitará, pois ele aceita-a com outros homens por ela ser garota de programa.

O desfecho da trama mostrou, dentre várias cenas, a reconciliação de Gustavo e Betina; as maldades de Isabel com Mia, assim como Isabel cnamorando um milionário americano; Soraya fazendo charme e se insinuando para o novo argentino de Búzios; o exame de DNA comprovando que Juan Carlos é filho de Dora com Maradona e na sequência o casal mostrando a Rafaela sua nova certidão de nascimento; o casamento de Ellen com Ricardo e Ariane com Jorge; o nascimento dos filhos gêmeos de Luciana e Miguel; e a volta de Luciana às passarelas, mesmo tendo ficado para sempre na cadeira de rodas. No final, cenas em formato de fotografia entraram no ar, mostrando como cada personagem terminou a novela. Destaque para Bruno e Helena, casados e felizes com uma filha nos braços.

Predefinição:Spoiler-fim

Elenco

em ordem de abertura da novela
Taís Araújo interpretou a protagonista Helena.
Thiago Lacerda interpretou o fotógrafo Bruno.
Alinne Moraes interpretou a modelo Luciana.
Bárbara Paz interpretou a alcoólotra Renata.
Max Fercondini interpretou o médico Ricardo.
Rodrigo Hilbert interpretou Felipe.
Daniele Suzuki interpretou Ellen.
Camila Morgado interpretou a jornalista Malu.
Ator Personagem
Alinne Moraes Luciana Saldanha Ribeiro
Mateus Solano Jorge / Míguel Guimarães Machado
Taís Araújo Helena Toledo
José Mayer Marcos Ribeiro
Giovanna Antonelli Dora Regina Vitória Vilela Campos
Thiago Lacerda Bruno Marcondes
Letícia Spiller Betina Trindade de Araújo Rocha
Bárbara Paz Renata Ferreira
Danielle Suzuki Ellen Murakami
Max Fercondini Ricardo
Camila Morgado Malu (Maria Lúcia Trindade)
Christine Fernandes Ariane Machado
Maria Luisa Mendonça Alice Soares Gurgel
Leonardo Miggiorin Flávio Vilela (Flavinho)
Rodrigo Hilbert Felipe
Cecília Dassi Clarisse Trindade de Araújo Rocha
Lica Oliveira Edite Toledo
Marcelo Valle Osmar
Ângela Barros Celeste
Leonardo Machado Léo
Gisela Reimann Marta
Nanda Costa Soraia Vilela
Mila Moreira Apresentadora do desfile de modas
Laércio de Freitas Oswaldo Toledo
Miwa Yanagizawa Tomie Murakami
Cláudio Jaborandy Onofre Vilela
Patrícia Naves Sílvia Marcondes
Patrícia Carvalho-Oliveira Larissa
Thaíssa Carvalho Cida
César Mello Ronaldo
Cyria Coentro Matilde Vilela
Antônio Firmino André
Melissa Vettore Amélia
Beto Nasci Afonso Viana
Michel Gomes Paulo Toledo
Rogério Romera Lucas
Carlos Casagrande Carlos
Arieta Corrêa Laura
Cristina Flores Vitória
Lionel Fischer Dr. Mário Moretti
Isabel Mello Lívia
Chris Moniz Arlete
Sheila Mattos Zilda
Débora Nascimento Roberta Viana
Roberta Almeida Nice
Ana Carolina Dias Caru
Luíza Valdetaro Glória
Natasha Haydt Anna
Thianna Bialli Fanny
Carolina Chalita Susana
João Velho Lauro
Paulo Lessa Mário
Úrsula Corona Ivete

Atores convidados

Ator Personagem
Nelson Baskerville Leandro Machado
Marcello Airoldi Gustavo de Araújo Rocha
Mario José Paz José García (Maradona)

Atrizes convidadas

Ator Personagem
Lolita Rodrigues Noêmia Ribeiro[5][6]
Sandra Barsotti Yolanda Machado
Cris Nicolotti Regina Ferreira

Apresentando

Ator Personagem
Aparecida Petrowky Sandra Toledo de Oliveira Barbosa (Sandrinha)
Adriana Birolli Isabel Saldanha Ribeiro
Bruno Perillo Bernardo Gaudêncio
Marcello Melo Jr. Benedito Sampaio (Benê)
Paloma Bernardi Mia Saldanha Ribeiro
Priscila Sol Thelma Paixão
Rafaela Fischer Raquel
Klara Castanho como Rafaela Vitória Vilela García

As crianças

Léo Branchi Celso Toledo (Celsinho)
Caio Manhente Gabriel Machado

Participações especiais

Natália do Valle como Ingrid Guimarães Machado
Jean Pierre Noher como Jean Marie
Lilia Cabral como Tereza Saldanha
Elenco de apoio
Ver artigo principal: Elenco de apoio de Viver a Vida

Repercussão

Prêmios

Troféu Raça Negra (2009)

Top Of Business (2010)

Super Cap de Ouro

Prêmio TV Press (2009)

Melhores Do Ano - Domingão Do Faustão (2010):

12° Prêmio Contigo (2010)

Troféu Imprensa (2010):

Prêmio Melhores da Revista da TV - O Globo

3° Prêmio Quem Acontece (2009):

Prêmio Faz Diferença (2009)

Premio Tudo De Bom - Jornal O Dia (2010)

Meus Prêmios Nick (2010)

Prêmio UOL e PopTevê de Televisão (2009)

Melhores e Piores - IG (2009)

Prêmio Cariocas do Ano (2010)

Arte Prêmio Qualidade Brasil (2010)

Prêmio Minha Novela

Melhores do ano - site "MdeMulher" (Ed. Abril)

Prêmio Extra de Televisão

4° Prêmio Quem Acontece (2010)

Audiência

A novela obteve em sua estreia média de 43 pontos com picos de 45.[7]

Em seu segundo capítulo registrou uma queda de 4 pontos em relação ao capítulo de estréia, com 39 pontos de média.

O último capítulo obteve média de 46 pontos e 60% de share, batendo assim o recorde da novela.[8][9]

Sua média geral foi de 36 pontos [36,2] e 56% de share, sendo considerada um grande fracasso em relação a todas as novelas da década de 2000. .[10] Entretanto, a novela foi recorde em merchandising.[11]

Viver a Vida obteve em sua primeira semana de exibição que foi ao ar de 14/09 á 19/09, uma média de 37 pontos.[12]

No dia 15 de Fevereiro de 2010 a menor audiência registrada pela novela foi de 24 pontos com picos de 29 e a menor média já registrada por uma novela do horário até então. Isso se deve ao fato da transmissão do desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro e por isso, a novela foi transmitida mais cedo. A reprise de Alma Gêmea marcou uma média de 22 pontos com picos de 26 neste mesmo dia. Todos os programas marcaram baixas audiências neste dia como a atual novela das sete Tempos Modernos que marcou 16 pontos, Cama de Gato que marcou 19, entre outros.[13]

Em Fortaleza e Salvador, a novela no dia 19/04, no capítulo 187, marcou média de 51 pontos em Salvador. E em Fortaleza, 48 pontos.[14]

E no dia 28 de abril, as telenovelas da Rede Globo atingiram grande audiência, e Viver a Vida se destacou. Escrito nas Estrelas marcou média de 26 pontos. Tempos Modernos teve média de 27 pontos e "Viver a Vida" obteve média de 41 pontos e picos de 46, na exibição do capítulo 194.[15]. Essa foi a segunda telenovela do horário nobre que permitiu palavrões em pleno ar, as seguintes Passione e Insensato Coração também tiveram palavrões no horário e cenas de sexo sem nenhuma censsura.

Na noite de segunda feira 03/05, com a exibição do começo da briga entre as personagens Ellen e Isabel no banheiro da despedida de solteiro de Luciana e Miguel, alcançou 40 pontos consolidados.[16]

Música

Nacional

  1. "A Mulher que eu Amo" - Roberto Carlos
  2. "Até o Fim" - Maria Bethânia
  3. "Mar e Sol" - Gal Costa
  4. "Sei Lá - A Vida Tem Sempre Razão" - Tom Jobim e Miúcha - Part. Esp.: Chico Buarque (tema de abertura)
  5. "Shimbalaiê" - Maria Gadú
  6. "Esconderijo" - Ana Cañas
  7. "Migalhas" - Simone
  8. "Gostava Tanto de Você" - Tânia Mara
  9. "Deve Ser" - Jorge Vercillo
  10. "Gospel" - Raul Seixas
  11. "Caminhos Cruzados" - Milton Nascimento e Jobim Trio
  12. "Sucedeu Assim" - Tom Jobim
  13. "Vem Pra Cá" - Papas da Língua
  14. "Partido Alto" - Cássia Eller
  15. "Pra Ser Amor" - Ao Vivo - Ricky Vallen
  16. "Faça um Pedido" - Dalto
  17. "Chica Chica Boom Chic" - Bebel Gilberto e Carlinhos Brown
  18. "Baby de Babylon" - Lulu Santos

Lounge

  1. "Dante´s Prayer" - Loreena McKennitt
  2. "Wish You Were Here" - Bliss
  3. "Uninvited" - Freemasons Feat. Bailey Tzuke
  4. "King of Rome" - Pet Shop Boys
  5. "How Many Loves" - Naomi
  6. "My Funny Valentine" - Living Theater feat. P. Melas
  7. "Message From the Universe" - Yves Coignet
  8. "Surround Me With Your Love" - 3-11 Porter
  9. "Lover´s House" - City Reverb
  10. "A New Planisphere" - Al-pha-x
  11. "Horizon" - Paul Schwartz
  12. "For You To See" - Markus Enochson feat. Massaya
  13. "Schwere Traume" - Sarah Brightman
  14. "Pyramid" - Yves Coignet
  15. "Gymnopedies 1" - Natasha Marsh
  16. "Lascia" - Paul Schwartz
  17. "Señorita Bonita" - Tape Five

Internacional

  1. "Fallin' for You" - Colbie Caillat
  2. "22" – Lily Allen
  3. "I Want To Know What Love Is" - Mariah Carey
  4. "Hush Hush; Hush Hush" - The Pussycat Dolls
  5. "Did It Again" - Shakira
  6. "Heroes & Saints" - Nikolaj Grandjean
  7. "Lost Inside Your Heart" - Marina Elali e Jon Secada
  8. "I Look To You" - Whitney Houston
  9. "Head Over Heels" - Alain Clark
  10. "Do For Love" - Sabrina Starke
  11. "Let Go" - Mia Rose
  12. "Tu Es Ma Came" - Carla Bruni
  13. "My Girl" - Tiago Iorc
  14. "What The World Needs Now Is Love" - Traincha

Viver a Vida 2

  1. "Mais Alguém" - Roberta Sá
  2. "O Último Pôr do Sol" - Lenine
  3. "Vem me Ver" - Tamy
  4. "The Man I love" - Caetano Veloso
  5. "Presente-passado" - Isabella Taviani
  6. "Somewhere over The Rainbow" - Melody Gardot
  7. "I go, I go" - Léo Maia
  8. "A Próxima Vez" - Playmobille
  9. "Meu Pedaço de Saudade" - Vanessa Falabella
  10. "Too Marvelous for Words" - Diana Krall
  11. "Makin Whoopee" - Louis Armstrong
  12. "Fotografia" - Mariana de Moraes
  13. "Nova Ilusão" - Joyce Moreno
  14. "Jogo Sujo" - Erasmo Carlos

Referências

  1. a b Meneghini, Carla (14 de setembro de 2009). «Em 'Viver a vida', Manoel Carlos quer mostrar histórias de superação». Portal G1. Consultado em julho de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. a b Redação pbagora (15 de maio de 2010). «Atores de Viver a vida assistem juntos ao último capítulo da novela». Paraíba Agora. Consultado em julho de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  3. Redação Terra (10 de maio de 2010). «Veja os atores escalados que ficaram de fora de 'Viver a Vida'». Terra Notícias. Consultado em julho de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. Moreira, Paulo Ricardo (20 de maio de 2009). «Elenco da próxima novela de Manoel Carlos embarca para Jerusalém». Jornal do Brasil. Consultado em julho de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  5. Quem Online (5 de setembro de 2009). «Lolita Rodrigues dispara: "Mateus Solano é uma gracinha"». Revista Quem Acontece. Consultado em julho de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  6. Redação Abril (23 de setembro de 2009). «Lolita Rodrigues arrasa como mãe de José Mayer». Portal Abril. Consultado em julho de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  7. Redação A Tarde Online (18 de maio de 2010). «Passione: audiência na estreia é menor do que "Viver a Vida"». A Tarde Online. Consultado em julho de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  8. Redação Terra (14 de maio de 2010). «Último capítulo de 'Viver a Vida' registra 46 pontos de média no Ibope». Terra Notícias. Consultado em julho de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  9. Redação Folha Online (14 de maio de 2010). «Último capítulo de "Viver a Vida" marca 46 pontos e bate recorde da novela». Folha Online. Consultado em julho de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  10. Redação O Planeta Tv (14 de maio de 2010). «"Viver a Vida" termina com 46 pontos e com o pior desempenho das oito». O Planeta Tv. Consultado em julho de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  11. Mattos, Laura (9 de maio de 2010). «"Viver a Vida" tem pior audiência da década e recorde de merchandising». Folha Online. Consultado em julho de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  12. Jardim, Lauro (21 de setembro de 2010). «Bom início». Revista Veja Online. Consultado em julho de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  13. Redação O Planeta Tv (15 de fevereiro de 2010). «Alma Gêmea encosta na audiência de Viver a Vida». O Planeta Tv. Consultado em julho de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  14. Redação Na Telinha (24 de abril de 2010). «"Viver a Vida" atinge alta audiência em Salvador e Fortaleza». Na Telinha. Consultado em julho de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  15. Redação Na Telinha (28 de abril de 2010). «Novelas da Globo atingem excelente audiência». Na Telinha. Consultado em julho de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  16. Redação Na Telinha (4 de maio de 2010). «Atriz que interpreta Isabel diz que apanhou de verdade em cena de "Viver a Vida"». Na Telinha. Consultado em julho de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre telenovelas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.