Templo da Glória do Novo Israel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Catedral Mundial da Fé)
Ir para: navegação, pesquisa
Catedral Mundial da Fé
Templo da Glória do Novo Israel
A Catedral Mundial da Fé.
A Catedral Mundial da Fé.
Local Del Castilho, Rio de Janeiro, RJ
País Brasil
Religião Neopentecostal, Cristianismo



Início da construção 1980
Fim da construção 1999


O Templo da Glória do Novo Israel é a antiga sede mundial da Igreja Universal do Reino de Deus, e está situada na Avenida Dom Hélder Câmara (antiga Avenida Suburbana), no bairro de Del Castilho, Rio de Janeiro, Brasil.[1] Atualmente o templo será a sede da igreja no Rio de Janeiro.

A catedral, também conhecida como Templo Maior tem 45.000 m2, que juntando as construções externas chega a 72 mil. A construção foi o maior templo da América Latina em área construída,[carece de fontes?] até a conclusão do Templo de Salomão de 66 mil m2 que passou a ocupar o cargo de sede e de maior templo da IURD no mundo.[2] Ele tem o formato de "meio bolo de noiva gigante", quando visto de cima. O templo tem capacidade para cerca de 14 mil pessoas sentadas. A construção do templo começa subterrânea chegando a uma altura de dez andares. A edificação é composta da nave principal, nave auxiliar, prédio administrativo de oito pavimentos e quatro prédios de apoio de quatro pavimentos cada um, além de um heliponto. Todo o templo é revestido com madeiras e pedras vindas de Israel.[1]

O templo é bastante confortável com poltronas estofadas, contando com um amplo estacionamento de quatro pavimentos, ar-condicionado central, elevadores, bibliotecas, jardins (com plantas nativas de Israel e um pequeno lago com peixes), livrarias, escolinhas infantis, salas de aula, berçários, praça de alimentação, cyber café, auditórios e espaço para exposições. Também possui estúdios para transmissão de rádio e televisão e um prédio exclusivo para residência de Bispos e Pastores.[1]

Um detalhe chama a atenção das pessoas quando entram na nave principal: do centro do altar sobe uma estrutura metálica, com várias hastes, e que é também a principal sustentação do teto. O batistério corre por trás do altar e podem ser batizadas aproximadamente 50 pessoas simultaneamente. Em cima do altar, está localizado um vitral de 30 metros de altura. O templo virou uma atração turística, tanto por sua audaciosa construção moderna e temática quanto pelas suas atrações. Possui um museu contando a história da IURD e o Centro Cultural Jerusalém com a segunda maquete fiel da cidade de Jerusalém existente no mundo, onde as pessoas podem conhecer o Templo de Salomão, Palácio de Pilatos, Palácio de Herodes, Anfiteatro, Tanque de Siloé, Casa de Caifás, Fortaleza Antônia, Hipódromo e outras construções da época.

Problemas de regulamentação[editar | editar código-fonte]

Treze anos desde a sua construção, o templo continua em situação irregular, pois ainda não possui o “Habite-se”, licença emitida pela prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro que permite o funcionamento do local [3] . A licença não foi concedida à catedral, porque a construção não atende aos padrões estabelecidos pela prefeitura.

Notas e referências

  1. a b c Catedral Mundial da Fé, principal templo da Igreja Universal no mundo, sofre incêndio noticias.gospelmais.com.br.. Página visitada em 27/10/2012.
  2. Universal constrói maior templo do país em SP (shtml) agora. UOL. Página visitada em 27/06/2010.
  3. A fé levanta paredes e legaliza megatemplo

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Templo da Glória do Novo Israel