Jörg Zander

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Jörg Zander (Ratingen, 15 de Fevereiro de 1964) é um designer de carro alemão. Projetou monopostos para equipes de Fórmula 1, como BAR, Williams, BMW Sauber, Honda e Brawn GP. Ficou famoso ao projetar o BGP 001, carro da Brawn GP que dominou grande parte da temporada de 2009 de Fórumla 1.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Zander se graduou na Cologne University em 1990 antes de se juntar à Toyota. Após um período trabalhando em Carros de Turismo, retornou à Toyota para trabalhar no projeto da montadora para entrar na Formula 1, e em 2003 foi para a equipe BAR também da Fórmula 1.

Em setembro de 2005, Zander foi contratado pela equipe BMW Williams para substituir o recém saído designer chefe Gavin Fisher, que foi demitido devido aos péssimos resultados da equipe durante o mundial daquele ano. Zander trabalhou ao lado do chefe de aerodinâmica Loïc Bigois, sob a supervisão do diretor técnico Sam Michael.

Em março de 2006, Zander deixou a equipe Williams por razões pessoas, e imediatamente foi contratado pela equipe BMW Sauber como designer chefe, encarregado pelo diretor técnico Willy Rampf.

Em julho de 2007, foi anunciado que ele aceitou trabalhar na Honda Racing F1. Zander foi imediatamente suspenso e, em seguida, se juntou à Honda.[1] Zander continuou em sua função com a equipe Brawn GP, após o management buy-out, em março de 2009, da Honda F1, mas deixou o time em 19 de junho de 2009.[2]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Automobilismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.