Japanese rock

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wiki letter w.svg
Por favor, melhore este artigo ou secção, expandindo-o(a). Mais informações podem ser encontradas na página de discussão. Considere também a possibilidade de traduzir o texto das interwikis.
Portal A Wikipédia possui o
Portal do Rock.

Japanese rock (日本のロック, nihon no rokku?) não é só uma forma de música, mas um nicho musical que abriga vários estilos. Frequentemente abreviada para "j-rock" ou "jrock" da mesma forma que o "j-pop" ou "jpop" é usado como abreviatura de Japanese pop.[1]

Visual kei[editar | editar código-fonte]

Dentro do cenário do rock japonês existe uma vertente chamada visual kei (ビジュアル系?), um movimento musical que mistura vários estilos, onde as bandas valem-se de roupas e maquiagens elaboradas e perfomances extravagantes. Visual kei (visual kei/bijuaru kei?, "linhagem visual" ou "estilo visual"), ou visual j-rock, é um movimento musical que surgiu no Japão na década de 1980[1].

Consiste na mistura de diversas vertentes musicais como rock, metal e, muitas vezes, uso de instrumentos relacionados à música clássica, tais como violino, violoncelo e piano. Uma das peculiaridades desse movimento é a ênfase na aparência de seus artistas, muitas vezes extravagante, outras vezes mais leve, mas quase sempre misturada com a androginia, e shows chamativos. No visual kei a música anda sempre ao lado da imagem e vice-versa.

No Brasil e no Ocidente[editar | editar código-fonte]

No Brasil, bem como em outros países ocidentais, pricipalmente entre os jovens, há uma errônea tendência de se classificar como j-rock apenas as bandas de visual kei ou originárias do movimento. O termo j-rock engloba tudo aquilo que se pode chamar de rock japonês, independentemente de ser ou não do gênero visual kei.

Num primeiro momento divulgado no Ocidente com maior amplitude por trilhas sonoras de animações, o rock japonês já possui um público específico no Brasil e em outros países fora da Ásia.

Uma das grandes bandas deste estilo de rock é a banda "Puffy",que possui fragmentos de estilo pop-rock,jazz e outros.Suas integrantes,Amy (41 anos) e Yumi (40 anos),criaram a banda em meados dos anos 90,fazendo muito sucesso tanto no Oriente como no Ocidente.Mesmo nos seus 40 anos,possuem aparência muito jovem.

Já realizaram shows no Brasil artistas do gênero como Dir En Grey, Miyavi, Guitar Wolf, Charlotte, An Cafe, Kagrra, GPKISM, LM.C, Vivisick Robin, Versailles , X Japan e the GazettE (2013).

Algumas bandas e cantores[editar | editar código-fonte]

[[Imag estilo deem:Miyavi at Irving Plaza on October 31, 2011(cropped).jpg|thumb|180px|Miyavi é um cantor japonês. Iniciou sua carreira na banda Due'le Quartz, com apenas 17 anos, e desde 2002 segue carreira solo.]]
Alice Nine é uma banda de rock visual kei formada em 2004.
Gackt é um cantor, compositor e ator popular do Japão.
The Gazette é uma banda japonesa de visual kei,2 formada em 10 de março de 2002 e que, atualmente, faz parte da gravadora Sony Music Japan.
Nobuo Yamada é um cantor e compositor que fez sucesso com a banda MAKE-UP e os temas de Saint Seiya, atualmente é vocalista da banda DAIDA LAIDA.

Referências

  1. A Guide to Jrock. jrockrevolution.com. Página visitada em 27 de abril de 2008.


Ícone de esboço Este artigo sobre Rock é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.