Tapas & Beijos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde agosto de 2012). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde julho de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Tapas & Beijos
Logotipo da terceira temporada.
Informação geral
Formato Seriado
Duração 60 minutos
Criador(es) Cláudio Paiva
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Maurício Farias
Produtor(es) Cláudio Paiva
Elenco Andréa Beltrão
Fernanda Torres
Fábio Assunção
Vladimir Brichta
Fernanda de Freitas
Natália Lage
Daniel Boaventura
Tema de abertura "Entre Tapas e Beijos" - Banda Calypso (2011 - 2013) [1]
Sidney Magal (2014 - presente)[2]
Tema de
encerramento
"Entre Tapas e Beijos" - Banda Calypso (2011 - 2013)
Sidney Magal (2014 - presente)
Exibição
Emissora de
televisão original
Brasil Rede Globo
Formato de exibição 1080i (HD)
Transmissão original 5 de abril de 2011 - presente
N.º de temporadas 4 (até o momento)
N.º de episódios 150

Tapas & Beijos é uma série de televisão brasileira produzida e exibida pela Rede Globo semanalmente desde 5 de abril de 2011. De autoria de Cláudio Paiva, dirigida por Maurício Farias e protagonizada pelas atrizes Fernanda Torres e Andréa Beltrão como as amigas Fátima e Sueli, respectivamente.

Contou com Andréa Beltrão, Fábio Assunção, Fernanda de Freitas, Otávio Müller, Natália Lage, Flávio Migliaccio, Érico Brás, Kiko Mascarenhas, Malu Rodrigues, Orã Figueiredo, Daniel Boaventura, Vladimir Brichta e Fernanda Torres nos papeis principais.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Primeira temporada[editar | editar código-fonte]

Fátima e Sueli são grandes amigas. Independentes e solteiras, as duas dividem um apartamento no Méier, bairro do subúrbio carioca, e trabalham em uma loja que aluga vestidos de noivas e artigos para cerimônias de casamento em Copacabana, a Djalma Noivas. Todos os dias, elas lidam com os sonhos de muitas mulheres e também esperam encontrar seus príncipes encantados, mas a tarefa não parece ser nada fácil. Afinal, a vida sentimental das duas é cercada de confusões.

Segunda temporada[editar | editar código-fonte]

Sueli foi casada com Jurandir, um típico malandro que evita ter trabalho em sua vida. O casamento durou dois meses, mas a relação não deu certo e os dois acabaram se separando. Jurandir ficou sumido por alguns anos, mas voltou para atormentar a vida sentimental da ex-mulher, que contava com Santo Antônio em pessoa como conselheiro sentimental. Porém, Jurandir acabou virando garçom. A vendedora não quis saber do ex e só tinha olhos para Jorge, dono da boate La Conga que chegou a Copacabana com muita simpatia e acabou encantando Sueli. O que Sueli não imaginava é que Jorge fosse pai de Bia, uma jovem rebelde e dominadora.

Terceira temporada[editar | editar código-fonte]

Enquanto isso, Fátima precisa administrar um casamento com um homem esperto, o sedutor Armane. Dono de uma pequena importadora no bairro de Copacabana, ele se dedica a ela em um certo horário, fora do comercial. Ela era amante dele, quando o malandro era casado e prometia que, assim que os filhos ficassem grandes, ele se separaria da esposa e casaria com Fátima. Porém, a esposa descobriu o caso mais cedo que o esperado.

Vizinho ao Djalma Noivas e à importadora de Armane, fica o restaurante de Seu Chalita, o Rei do Beirute. O libanês é um viúvo de meia idade que quer se casar de qualquer forma. Também Djalma e Flavinha parecem formar um casal estável. Apaixonados, os dois vivem um relacionamento um pouco confuso. Além de ser casada com o dono da Djalma Noivas, Flavinha é uma das funcionárias da loja e não dá mole para Fátima e Sueli.

Quarta temporada[editar | editar código-fonte]

Já casadas, as amigas inseparáveis Fátima e Sueli começam a perceber que suas relações já estão desgastadas. Sueli continua tendo como pedra no sapato a dançarina Lucilene, que faz de tudo para destruir o casamento dela com Jorge, enquanto Fátima tem que aguentar o advogado da ex-mulher de Armane, Tavares, que vai tentar de todo jeito tirar tudo de Armane.

Bia, filha de Jorge, acaba trazendo Jurandir, ex de Sueli, para dentro de seu apartamento, causando vários constrangimentos.

Já Djalma e Flavinha continuam às turras na loja Djalma Noivas. E seu Chalita procura um noiva para se casar. Descobre-se que Flavinha era a dançarina de bota no Clube Sanduíche. Chalita se casa com Lucilene. Djalma perdoa Flavinha por ter escondido o segredo. Já Tijolo e Tavares continuam causando confusões.

Não aguentando mais, as amigas resolvem por um fim nos casamentos, e assim Fátima e Sueli tentam levar suas vidas adiante mas não conseguem, tendo recaídas com os maridos várias vezes.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Andréa Beltrão Sueli
Fernanda Torres Fátima
Vladimir Brichta Armane
Fábio Assunção Jorge
Daniel Boaventura Paulo César (PC)
Otávio Müller Djalma
Fernanda de Freitas Flavinha
Natália Lage Lucilene
Flávio Migliaccio Seu Chalita
Érico Brás Jurandir
Kiko Mascarenhas Tavares
Santo Antônio
Malu Rodrigues Bia
Orã Figueiredo Tijolo
Rafael Primot Stephanie

Elenco de apoio[editar | editar código-fonte]

Personagens[editar | editar código-fonte]

Ambox important.svg
Este artigo ou secção pode conter pesquisa inédita. Por favor, melhore-o, verificando o seu conteúdo e adicionando referências bibliográficas. Mais detalhes podem ser encontrados na página de discussão. Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
  • Fátima (Fernanda Torres) - Ela é uma mulher independente financeiramente, que trabalha na Djalma Noivas, em Copacabana, e divide com a amiga Sueli (Andrea Beltrão) um apartamento no Méier, bairro do subúrbio carioca. Impulsiva e esquentada, ela precisa aprender a administrar um relacionamento com um homem casado, Armane (Vladimir Brichta).
  • Sueli (Andréa Beltrão) - Uma mulher na faixa dos 40 anos de idade, que trabalha como vendedora na Djalma Noivas, em Copacabana. Ela é melhor amiga de Fátima (Fernanda Torres), com quem divide apartamento no Méier, bairro do subúrbio carioca. Separada de Jurandir (Érico Brás) depois de dois meses de casamento, Sueli precisa aprender a lidar com a volta do ex-marido, que ficou sumido por alguns anos.
  • Jorge (Fábio Assunção) - O dono da boate de strip-tease La Conga é um artista que não alcançou o estrelato e decidiu mostrar sua arte dirigindo shows em uma casa noturna. O bonitão chegou a Copacabana com muita simpatia e acabou encantando Sueli (Andrea Beltrão).
  • Armane (Vladimir Brichta) - O sedutor dono de uma importadora em Copacabana é casado, mas não consegue ficar longe de Fátima (Fernanda Torres), com quem mantém um caso há anos.
  • Jurandir (Érico Brás) - O malandro foi casado com Sueli (Andrea Beltrão) durante dois meses. Depois da separação, ele sumiu por um tempo, mas agora está de volta para virar a vida de ex-mulher de cabeça para baixo. Tem um relacionamento com Bia (Malu Rodrigues).
  • Bia (Malu Rodrigues) - Decidida e confiante, a loira chegou a Copacabana cheia de suspense e surpreendeu Jorge ao revelar que era sua filha. Tem um relacionamento com Jurandir (Érico Brás).
  • Tavares (Kiko Mascarenhas) - Advogado chato da ex-mulher de Armane (Vladimir Brichta). Sempre armando confusões para tentar tirar tudo dele. Infernizar a vida dele com Fátima (Fernanda Torres), com pedidos de pensão para os cinco filhos do comerciante com a ex. É amante de Clotilde ex-mulher de Armane.
  • Tijolo (Orã Figueiredo) - Sócio de Jorge na boate La Conga, malandro, sempre o ajuda de qualquer maneira.
  • Paulo César (PC) (Daniel Boaventura) - Dentista, apaixonado por Fátima, que atualmente tem um relacionamento enrolado com Sueli que no momento está separada de Jorge, e vai fazer de tudo para separa-los.

Episódios[editar | editar código-fonte]

Temporada Nº de episódios Estréia Final Ano Audiência média
1 36 5 de Abril 20 de Dezembro 2011 27 pontos
2 38 3 de Abril 18 de Dezembro 2012[3] 25 pontos
3 37 2 de Abril 17 de Dezembro 2013 24 pontos
4 36 8 de Abril 23 de Dezembro 2014 TBA

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Indicação Resultado
2011 Prêmio Extra de Televisão[4] Melhor série Tapas & Beijos Venceu
Melhor atriz Andréa Beltrão Venceu
Melhor tema musical "Entre Tapas e Beijos" Venceu
Troféu APCA[5] Melhor seriado Tapas & Beijos Venceu
Melhores do Ano[6] Comédia Andréa Beltrão e Fernanda Torres Indicado
2012 Prêmio Contigo! de TV[7] Melhor série de TV Tapas & Beijos Venceu
Melhor atriz de série/minissérie Fernanda Torres Venceu
Melhor ator de série/minissérie Vladimir Brichta Venceu
Arte Qualidade Brasil Televisão[8] Melhor série Tapas & Beijos Venceu
Melhor ator Érico Brás Venceu
Melhor atriz Andréa Beltrão Venceu
Melhor diretor Maurício Farias Venceu
Melhor autor de série Cláudio Paiva Venceu
Prêmio Extra de Televisão[9] Humor Tapas & Beijos Venceu
Melhores do Ano[10] Comédia Fernanda Torres Indicado
Prêmio Quem de Televisão[11] Melhor Atriz Indicado
Andréa Beltrão Indicado
2013 Prêmio Contigo! de TV[12] [13] Melhor Série ou Minissérie Tapas & Beijos Indicado
Melhor Atriz de Série ou Minissérie Andréa Beltrão Venceu
Fernanda Torres Indicado
Melhor Ator de Série ou Minissérie Fábio Assunção Indicado
Vladimir Brichta Indicado
Prêmio Extra de Televisão Humor Tapas & Beijos Venceu
Melhores do Ano[14] [15] Comédia Fernanda Torres Indicado
2014 Troféu Imprensa[16] Melhor Programa Humorístico Tapas & Beijos Venceu
Prêmio Contigo! de TV Melhor Série ou Minissérie Pendente
Melhor Ator de Série ou Minissérie Vladimir Brichta Pendente
Prêmio F5 Atriz do Ano (série ou minissérie) Fernanda Torres Indicado
Ator Coadjuvante do Ano (série ou minissérie) Vladimir Brichta Indicado

Referências

  1. Tema de abertura - Flávio Ricco
  2. [1]
  3. Estreia nova temporada de 'Tapas & Beijos' nesta terça-feira Jornal do Comércio on-line - UOL (3 de abril de 2012). Visitado em 19 de junho de 2012.
  4. Redação Extra Online (29 de novembro de 2011). Prêmio Extra de TV: ‘Tapas & beijos’ ganha como Melhor Série (em português) Extra Online. Visitado em 29 de novembro de 2011.
  5. Associação Paulista dos Críticos de Artes (13 de dezembro de 2011). Os melhores da APCA em 2011 (em PDF) (em português) APCA. Visitado em 13 de dezembro de 2011.
  6. Domingão' elege os melhores do ano; saiba quem está concorrendo (29 de março de 2012).
  7. Confira a lista de vencedores do Prêmio Contigo de Televisão! (15 de maio de 2012).
  8. Tapas & Beijos se destaca em premiações de TV (24 de maio de 2012).
  9. Prêmio Extra de TV:‘Tapas & beijos’ é eleito o melhor programa de humor (27 de novembro de 2012).
  10. Você gargalhou com eles! Agora, as feras do humor estão no 'Melhores' (24 de fevereiro de 2013).
  11. "Avenida Brasil" se consagra como grande vencedora do Prêmio Quem (19 de março de 2013).
  12. R7 (14 de maio de 2013). Adriana Esteves vence prêmio Contigo de melhor atriz Notícias R7. Visitado em 14 de maio de 2013.
  13. UOL (13 de maio de 2013). "Avenida Brasil" é a grande vencedora do Prêmio Contigo! Notícias UOL. Visitado em 13 de maio de 2013.
  14. Faustão conversa com os finalistas da categoria Comédia (Vídeo)
  15. Leandro Hassum é eleito o Melhor Comediante (Vídeo)
  16. Troféu Imprensa 2013. Chance de Gol. Página visitada em 3 de Maio de 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]