Saltar para o conteúdo

Economista: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por 186.220.157.88, para a última versão por Quiiiz
Linha 39: Linha 39:
* [[Otávio Gouveia de Bulhões]]
* [[Otávio Gouveia de Bulhões]]
* [[Paul Singer]]
* [[Paul Singer]]
* [[[http://www.ricamconsultoria.com.br/ Ricardo Amorim]]]
* [[Roberto Campos]]
* [[Roberto Campos]]
* [[Theotonio dos Santos]]
* [[Theotonio dos Santos]]

Revisão das 19h01min de 24 de janeiro de 2011

Economista é o profissional que busca compreender, modelar e prever o comportamento dos indivíduos, instituições e os fenômenos econômicos.

O alto status dos economistas ou Cientistas Econômicos perante a sociedade é resultado da quantidade de informação que o estudante recebe durante o curso superior. A capacidade de entender fluxos financeiros, prever tendências mercadológicas e gerir investimentos de maneira precisa são algumas das qualidades que os permitem trabalhar em qualquer área financeira. No entanto, da totalidade de empresas, uma pequena parcela demanda poucos economistas. Então uma parte dos profissionais é obrigada a mudar a sua área de atuação, sendo normal ver economistas trabalhando em áreas correlatas.

No mercado de trabalho, uma das principais funções do economista é explicar os fenômenos econômicos usando as ferramentas que a ciência econômica (ou economia) oferece de acordo com cada escola de pensamento.

O campo de atuação do bacharel em ciências econômicas é bastante amplo, englobando todos os setores da economia.

No setor privado, economistas profissionais encontram emprego como consultores, principalmente nos setores bancário e de finanças. As atividades envolvem o estudo da formação de preços de venda, potencialidade de consumo, ponto de equilíbrio, rentabilidade e estratégias para aplicação de recursos financeiros excedentes ou ainda cálculos para financiamentos de longo prazo, etc.

Já no setor público podem trabalhar em várias agências e departamentos como o Ministério da Fazenda, Tesouro Nacional, CVM, Banco Central, BNDES, IPEA, entre outros. Um atividade de destaque do economista neste setor é o planejamento das políticas governamentais para obtenção da melhoria nas condições de vida da população.

Alguns economistas brasileiros famosos

(ver a lista de economistas do Brasil)

Alguns economistas portugueses

(ver a lista de economistas de Portugal)

Ligações externas


Ícone de esboço Este artigo sobre economia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.