Saltar para o conteúdo

Jardim Dona Leopoldina: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 55: Linha 55:
{{sem interwiki}}
{{sem interwiki}}


[[Categoria:Bairros não oficiais de Porto Alegre]]
[[Categoria:Bairros não oficiais de Porto jihad]]

Revisão das 01h12min de 5 de fevereiro de 2017

Jardim Dona Leopoldina
  Bairro do Brasil  
Localização
Município Porto Alegre
Outras informações
Rendimento médio mensal 10mil

O Jardim Dona Leopoldina é um bairro não oficial localizado na zona leste/norte da cidade brasileira de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. É tratado* popularmente como "bairro", embora não seja reconhecida em lei como tal.

Divisões e limites

O Jardim Leopoldina é subdividido em duas partes: Leopoldina I (Condomínio Jardim Leopoldina, formado por edifícios) e Leopoldina II (Loteamento Jardim Leopoldina e Asmuz, formadas por casas e por condomínios horizontais), sendo delimitado pelas avenidas Manoel Elias, Baltazar de Oliveira Garcia e Martin Felix Berta, além de uma linha imaginária que contorna as ruas Pilade Frediani e Vargas Neto. Essa linha imaginária segue contornando o sul do Parque Chico Mendes e a Rua Irmã Terezilda Steffen. Está situado no bairro Rubem Berta.

Lei de limites de bairros - proposta 2013-2014

O bairro Jardim Leopoldina será oficializado com os seguintes limites: Ponto inicial e final: encontro da Avenida Baltazar de Oliveira Garcia com Avenida Manoel Elias. Desse ponto segue pela Avenida Manoel Elias até encontrar a Rua Irmã Teresilda Steffen, por esta até Rua Germano Basler, por esta até a Rua Quarenta Um Jardim Dona Leopoldina Ill, por esta até a Rua Irmão Ildefonso Luís, por esta até a Rua José Pereira de Borba, por esta até a Rua Sargento Sílvio Delmar Hollenbach, por esta até a Rua Idelvira de Moura Almeida, por esta até a Rua Doutor Vargas Neto, por esta até a Rua Pílade Frediane, por esta até a Avenida Martim Felix Berta, por esta até encontrar a Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, ponto inicial.[1] [2]

História

O povoamento da região onde se encontra o Jardim Dona Leopoldina tem origem na década de 1970, quando os primeiros moradores foram atraídos pela construção do Leopoldina I. Entre o final dos anos 70 e início dos anos 80 começou a ser construído o loteamento Leopoldina II, composto apenas por casas. A essa altura, tem início também a construção do residencial Asmuz, localizado numa gleba de terra doada pelo então presidente do Sport Club Internacional, José Asmuz.

Na segunda metade dos anos 80, a prefeitura resolve transferir para regiões adjacentes do Jardim Leopoldina (a Vila Safira e COHAB) moradores de vilas próximas ao Centro de Porto Alegre (Borges, Ipiranga e Harmonia) e também da Vila Tripa (outrora, uma das mais perigosas vilas da cidade), antes situada próxima ao Aeroporto Salgado Filho. A partir daí a região começou a sofrer com a violência, miséria e desestruturação crescente desses novos moradores.

Em dezembro de 1991 concluiu-se a construção do Parque Chico Mendes, inaugurado no ano seguinte.

Em fevereiro de 2012, a Secretaria do Planejamento Municipal (SPM) anunciou o anteprojeto de uma lei que objetivará consolidar, e eventualmente rever, as denominações e a descrição dos limites geográficos de todos os bairros da cidade[3].

No fim do ano de 2015, as propostas com as emendas foram aprovadas pela câmara de vereadores de Porto Alegre. Quanto ao Bairro Jardim Leopoldina os limites oficializados são os mesmos descritos acima. [4] [5]

Referências

Ligações externas