Oposição (política): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
conteúdo n está completamente coberto pela fonte
Eu acrescentei que oposição política não é terrorismo ou desobediência civil, também é articulação política de forma legal e civilizada.
Etiquetas: Revertida Editor Visual Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 15: Linha 15:
* [[Rebelião]]
* [[Rebelião]]
* [[Terrorismo]]
* [[Terrorismo]]
[[Imagem:Anti-guangzhoushenzenHK rail pic3.jpg|miniatura|Manifestação popular de oposição à construção da estrada de ferro Pequim-Hong Kong em 2009/2010]]Historicamente quando a [[Situação politica|situação política]] é vinculada à formas de totalitarismo e ditaduras sejam elas instituídas às claras ou ainda na fase embrionária que é a ideológica, todas as formas de oposição ao governo antidemocrático são taxados como rebeldes, terroristas, e inimigos a serem eliminados a qualquer custo. Na verdade atualmente a maioria dos governos democráticos e repúblicas representativas no mundo como no Brasil, a oposição se dá de forma democrática e legal, através dos mecanismos de equilíbrio político, podendo porém serem manipulados como numa situação de golpe de Estado, velado ou revelado, escancarado ou disfarçado em ideologias geralmente associadas a visões irracionais e hipócritas da religião. Algo muito comum é a oposição a sistemas totalitários como [[Nazismo]] e [[Stalinismo]] disseminarem justificativas supostamente racionais mas tendenciosas para promover uma caça às bruxas como o [[anticomunismo]] norte Americano. Então direita ou esquerda pode ser oposição sem ter de ser terroristas violentoa ou ideológicos, mas no formato moderno de democracia republicana.
[[Imagem:Anti-guangzhoushenzenHK rail pic3.jpg|miniatura|Manifestação popular de oposição à construção da estrada de ferro Pequim-Hong Kong em 2009/2010]]


== Ver também ==
== Ver também ==

Revisão das 23h34min de 9 de junho de 2021

 Nota: Para outros termos com o mesmo nome, veja Oposição.

Oposição (do latim oppositione) é ato ou efeito de se opor ou se colocar contra algo ou alguém. Em política especificamente, refere-se aos partidos políticos contrários ao governo.[1] Em política, refere-se ao partido ou grupo de partidos que intitulam-se contrários ao governo.

Em regimes de governo bipartidários, a posição de cada partido político fica sempre estabelecida entre o partido de situação (partido do governo) e o partido de oposição. Em regimes multipartidários, a cada eleição, os partidos dividem-se em partidos de situação, oposição e independentes.

Há várias formas de se fazer oposição, seja institucional (dentro das instituições democráticas, como os partidos e o parlamento) ou não institucional, até formas mais radicais como a subversão e o terrorismo.

Formas de oposição

Manifestação popular de oposição à construção da estrada de ferro Pequim-Hong Kong em 2009/2010

Historicamente quando a situação política é vinculada à formas de totalitarismo e ditaduras sejam elas instituídas às claras ou ainda na fase embrionária que é a ideológica, todas as formas de oposição ao governo antidemocrático são taxados como rebeldes, terroristas, e inimigos a serem eliminados a qualquer custo. Na verdade atualmente a maioria dos governos democráticos e repúblicas representativas no mundo como no Brasil, a oposição se dá de forma democrática e legal, através dos mecanismos de equilíbrio político, podendo porém serem manipulados como numa situação de golpe de Estado, velado ou revelado, escancarado ou disfarçado em ideologias geralmente associadas a visões irracionais e hipócritas da religião. Algo muito comum é a oposição a sistemas totalitários como Nazismo e Stalinismo disseminarem justificativas supostamente racionais mas tendenciosas para promover uma caça às bruxas como o anticomunismo norte Americano. Então direita ou esquerda pode ser oposição sem ter de ser terroristas violentoa ou ideológicos, mas no formato moderno de democracia republicana.

Ver também

Wikcionário
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete oposição.

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 1 228.
Ícone de esboço Este artigo sobre política ou um(a) cientista político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.