Mulher (telessérie): diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiquetas: Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
Linha 113: Linha 113:
* [[Adriana Esteves]].... Liliana
* [[Adriana Esteves]].... Liliana
* [[Natália Lage]].... Tetê
* [[Natália Lage]].... Tetê
* [[Maria Isabel de Lizandra]].... Guiomar
* [[Othon Bastos]]....Marido de Telma
* [[Othon Bastos]]....Marido de Telma
* [[Vera Holtz]]....
* [[Vera Holtz]]....

Revisão das 04h59min de 22 de abril de 2019

Mulher
Mulher (telessérie)
Informação geral
Formato série
Gênero Drama médico
Duração 40 minutos
Criador(es) Euclydes Marinho
Doc Comparato
Álvaro Ramos
Elenco Eva Wilma
Patrícia Pillar
País de origem  Brasil
Idioma original português
Temporadas 2
Episódios 62
Produção
Diretor(es) Daniel Filho
Tema de abertura "Mulher", Nelson Gonçalves
Exibição
Emissora original Rede Globo
Formato de exibição 480i (SDTV)
Transmissão original 2 de abril de 19987 de dezembro de 1999

Mulher é uma série de televisão brasileira exibida pela Rede Globo de 2 de abril de 1998 a 7 de dezembro de 1999 em duas temporadas com um total de 62 episódios. Foi criada por Euclydes Marinho, Doc Comparato e Álvaro Ramos, trazendo roteiros de Daniel Filho, Elizabeth Jhin, Antônio Calmon e Maria Helena Nascimento e supervisão de Lynn Mamet, sob a direção de Daniel Filho.[1] Trouxe como protagonistas Eva Wilma e Patrícia Pillar no papel de duas médias especializadas no atendimento da mulher.

Produção

Foi pioneiro no Brasil por utilizar câmeras de cinema, com gravação em película e pelo processo de filmagem diferente do utilizado em televisão. O último episódio da série, em 1999, foi gravado com câmeras de televisão de alta definição (HDTV). Todos os cenários fixos, como a clínica e os apartamentos dos personagens foram reproduzidos nos estúdios da Cinédia, no Rio de Janeiro. Foi lançado o DVD em 2007 com 19 episódios da série pela Globo Marcas.

Enredo

O seriado mostrava o cotidiano de uma clínica especializada em atendimento a mulheres, a Machado de Alencar, desde casos comuns como gestação e o tratamento do câncer, até outros mais graves como violência doméstica, doenças sexualmente transmissíveis e casos raros de doenças. Martha (Eva Wilma) é a principal médica da clínica, uma das primeiras mulheres obstetras do Brasil, que tem que ponderar entre o ético e o salvar vidas. Trabalha com ela Cristina (Patrícia Pilar), uma médica idealista que busca sempre trazer novos tratamentos e tecnologias estrangeiras para o Brasil com muita luta. Na clínica ainda trabalham os enfermeiros Telma (Lúcia Alves) e Amaury (Paulo Barbosa), a recepcionista Noelza (Karla Muga), os médicos Afrânio (Cássio Gabus Mendes) e Nildo (Nildo Parente), além do taxista Nilo (Ricardo Pavão), que tem um ponto em frente ao local.

Além do amor pela medicina, as duas médicas compartilham também a mesma vida pessoal caótica e deixada de lado em prol às suas profissões, o que arruinou as relações familiares de ambas. Martha vive um casamento fracasso com Otávio (Carlos Zara) e tem uma péssima relação com o filho, Carlos (Maurício Mattar), a quem mal viu crescer devido ao trabalho – e que acaba falecendo na primeira temporada. Já Cristina nunca teve tempo para constituir família, vivendo com a melhor amiga Shirley (Carla Daniel) e conciliando a profissão com a tentativa de ter vida social. Na segunda temporada passam a fazer parte os médicos André (Eduardo Galvão) e João Pedro (Alexandre Borges), que desenvolvem relações pessoais com as protagonistas.

Exibição

Exibição internacional

O seriado foi exibido em vários países, como Canadá, Cuba, Eslovênia, França, Portugal, Rússia, Venezuela e China. A Escrava Isaura foi a primeira e única novela brasileira comprada pelos chineses. Só que o país mais populoso do mundo quebrou o jejum e adquiriu o seriado “Mulher”. O acordo, que demorou cinco anos para ser fechado, foi feito com a rede estatal chinesa CCTV, que exibe apenas programas de ficção de outros países.

Reprises

Foi reexibida na íntegra pelo Canal Viva logo na estréia do mesmo, em 2010, e entre 14 de maio de 2014[2] e 15 de agosto de 2015.[3]

Elenco

Ator/Atriz Personagem Temporadas

1998

1999
Eva Wilma Drª. Marta Corrêa Lopes
Patrícia Pillar Drª. Cristina Brandão
Cássio Gabus Mendes Dr. Afrânio Villa Verde
Nildo Parente Dr. Samuel Guimarães
Lúcia Alves Enfª. Telma Fonseca
Paulo Barbosa Enf. Amaury Molina
Ricardo Pavão Nilo
Carla Daniel Drª. Shirley Castelo
Karla Muga Noelza
Maurício Mattar Carlos Corrêa Lopes
Carlos Zara Otávio Corrêa Lopes
Eduardo Galvão Dr. André Maia
Alexandre Borges Dr. João Pedro Neves

Participações especiais

Trilha sonora

CD 1998:

CD 1999:


Referências

  1. «Memória Globo: Mulher». Globo. Consultado em 3 de janeiro de 2019 
  2. «"Mulher" está de volta ao VIVA a partir do dia 14 de maio». Canal Viva. 30 de abril de 2014. Consultado em 26 de agosto de 2017 
  3. «Martha é operada com urgência no último episódio de 'Mulher'». Canal Viva. 10 de agosto de 2015. Consultado em 26 de agosto de 2017 

Ligações externas


Ícone de esboço Este artigo sobre televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.