Saltar para o conteúdo

Esporte Clube Cruzeiro Arapiraca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Não confundir com Esporte Clube Cruzeiro (Alagoas).
Cruzeiro
Nome Esporte Clube Cruzeiro Arapiraca
Alcunhas Cruzeiro Alagoano Estrelado
Torcedor(a)/Adepto(a) Azulino
Mascote Urso
Principal rival ASA
Fundação 28 de maio de 2019 (5 anos)
Estádio Coaracy da Mata Fonseca
Capacidade 12,000
Localização Arapiraca, Alagoas, Brasil
Presidente Joel Rocha
Treinador(a) Adriano Rodrigues
Patrocinador(a) Prefeitura de Arapiraca
Material (d)esportivo Onza
Competição Campeonato Alagoano de Futebol
Copa Alagoas
Brasileirão - Série D
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Esporte Clube Cruzeiro Arapiraca, mais conhecido como Cruzeiro de Arapiraca ou simplesmente Cruzeiro Alagoano, é um clube brasileiro de futebol sediado na cidade de Arapiraca (Alagoas). Foi fundado no dia 28 de maio de 2019. Seu principal título é a Segunda Divisão Alagoana 2021.

O clube foi filiado em 2021 e oficializou sua participação na Segunda Divisão do Campeonato Alagoano[1] onde mandou seus jogos no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, que possuí capacidade para 12.000 espectadores.[2]

Primeira fundação

[editar | editar código-fonte]

Em sua primeira fundação em 1983, o seu nome foi dado em homenagem ao tradicional Cruzeiro de Minas Gerais. O clube passou então a ser conhecido como Cruzeiro Alagoano. Em 1990 o clube conquistava seu primeiro título: o Torneio Início, ao bater o CSE de Palmeira dos Índios, por 1X1 e 3X1. No ano de 1991 participou pela primeira vez da primeira divisão Campeonato Alagoano. Já no ano seguinte o clube chegava às semifinais do estadual. Essa grande campanha deu mais credibilidade a equipe, que tinha o melhor ataque da competição.

Com a criação da Copa do Nordeste em 1994, o clube garantiu sua participação. Na fase de grupos conseguiu bons resultados fora de casa e conseguiu se classificar para as semifinais, onde acabou eliminado pelo CRB. Em 1995 sofreu o rebaixamento à segunda divisão alagoana. Três anos mais tarde consegue o título da segunda divisão e retorna à elite. No seu primeiro ano após o retorno, o clube faz bela campanha no Campeonato Alagoano e chega à final da competição batendo o CRB nas semis. Na final, porém, perdeu o título para o CSA. Venceu o primeiro jogo em casa por 2X0, mas não aguentou a pressão e perdeu no Rei Pelé por 4X1.

O rebaixamento doloroso de 1996, o clube disputava pela última vez o Campeonato Alagoano ficando na 8ª. posição da classificação geral de 12 times - 4 rebaixados. Em 1997 o Cruzeiro não Participou do Campeonato Alagoano e paralisou as atividades.

O clube foi fundado em 1983 e seu nome foi dado em homenagem ao tradicional Cruzeiro de Minas Gerais. O clube passou então a ser conhecido como Cruzeiro Alagoano.

Em 1990 o clube conquistava seu primeiro título: o Torneio Início, ao bater o CSE de Palmeira dos Índios, por 1X1 e 3X1.

Em 1991 participou pela primeira vez da primeira divisão Campeonato Alagoano. Já no ano seguinte o clube chegava às semifinais do estadual. Essa grande campanha deu mais credibilidade a equipe, que tinha o melhor ataque da competição.

Em 1994 disputou a Copa do Nordeste. Na fase de grupos conseguiu bons resultados fora de casa e conseguiu se classificar para as semifinais, onde acabou eliminado pelo CRB.

Em 1995 sofreu o rebaixamento à segunda divisão alagoana. Três anos mais tarde consegue o título da segunda divisão e retorna à elite.

Em seu primeiro ano após o retorno, o clube faz bela campanha no Campeonato Alagoano e chega à final da competição batendo o CRB nas semis. Na final, porém, perdeu o título para o CSA. Venceu o primeiro jogo em casa por 2X0, mas não aguentou a pressão e perdeu no Rei Pelé por 4X1.

Em 1996 o clube disputava pela última vez o Campeonato Alagoano ficando na 8ª. posição da classificação geral de 12 times - 4 rebaixados.

Em 1997 o Cruzeiro não Participou do Campeonato Alagoano e paralisou as atividades.

Em 2019 após 23 anos um novo Esporte Clube Cruzeiro foi fundado, com o projeto de alcançar a elite e disputar as principais competições a nível nacional.

Junto a isso também foi decidido que o novo clube terá o Urso como mascote.

O Cruzeiro de Arapiraca se tornar o sucessor do antigo Esporte Clube Cruzeiro.

A volta ao profissionalismo e os primeiros títulos

[editar | editar código-fonte]

Em 2021 o clube garantiu a volta aos gramados com participação no Campeonato Alagoano de Futebol de 2021 - Segunda Divisão[3], onde sagrou-se campeão ao vencer o Zumbi na final por 2 a 0 no agregado[4]. Com o título, garantiu a vaga para disputar o Campeonato Alagoano de 2022.[5]

Em 2022, conquistou seu segundo título oficial: a Copa Alagoas, vencendo o Desportivo Aliança por 1 a 0 no Rei Pelé[6]. Com o título, disputará a Série D de 2023, a Copa Alagoas de 2023 e o direito de jogar por uma vaga na Copa do Brasil contra o terceiro colocado do Alagoano[7].

ESTADUAIS
Competição Títulos Temporadas
Copa Alagoas 1 2022
Segunda Divisão 1 2021

Participações

[editar | editar código-fonte]
Participações em 2024
Competição Temporadas Melhor campanha Estreia Última P Aumento R Baixa
Campeonato Alagoano de Futebol 3 6º lugar (2022) 2022 2024
Segunda Divisão 1 Campeão (2021) 2021 1
Copa Alagoas 1 Campeão (2022) 2022

Referências