Francisco Bonifácio de Abreu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Francisco Bonifácio de Abreu
Dados pessoais
Nascimento 29 de novembro de 1819
Vila da Barra - BA
Morte 30 de julho de 1887 (67 anos)
Cidade do Rio de Janeiro - RJ
Profissão médico e político

Francisco Bonifácio de Abreu, o barão da Vila da Barra, (Barra, 29 de novembro de 1819Rio de Janeiro, 30 de julho de 1887) foi um médico, parlamentar e poeta brasileiro.

Filho de filho de Francisco Bonifácio de Abreu e de Joana Francisca da Mota e formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1845, porém cursou os primeiros quatro anos de curo na Faculdade de Medicina da Bahia era coronel cirurgião honorário do Exército, por causa de seus serviços prestados durante a Guerra do Paraguai.

Foi professor de geografia no Liceu Baiano. Quando se mudou para o Rio de Janeiro passou a ministrar aulas na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.

Foi deputado geral pela província da Bahia nas 14ª,15ª,16ª,17ª,18ª,19ª e 20ª legislaturas. Foi presidente das províncias do Pará em 1872,e de Minas Gerais em 1876.

Agraciado grande dignitário da Imperial Ordem da Rosa, comendador da Imperial Ordem de Cristo, foi agraciado barão em 15 de novembro de 1876. Traduziu para o portugués a Divina Comédia de Dante. Era sócio do Instituto Histórico e Geográfico da Bahia.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Abel Graça
Presidente da província do Pará
1872
Sucedido por
Miguel Antônio Pinto Guimarães
Precedido por
Francisco Leite da Costa Belém
Presidente da província de Minas Gerais
18751876
Sucedido por
Manuel Teixeira de Sousa
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.