Jardim Dona Leopoldina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Jardim Leopoldina)
Jardim Leopoldina
  Bairro do Brasil  
Mapa Jardim Leopoldina.png
Localização
Município Porto Alegre
Outras informações
Limites Rubem Berta
Passo das Pedras
Mário Quintana
Costa e Silva
Parque Santa Fé
Fonte: Lei Nº 12.112, de 22 de Agosto de 2016/

O Jardim Leopoldina é um bairro localizado na zona leste/norte da cidade brasileira de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Foi criado oficialmente através da Lei Nº 12.112, de 22 de Agosto de 2016.

História[editar | editar código-fonte]

O povoamento da região onde se encontra o Jardim Leopoldina tem origem na década de 1970, quando os primeiros moradores foram atraídos pela construção do Leopoldina I. Entre o final dos anos 70 e início dos anos 80 começou a ser construído o loteamento Leopoldina II, composto apenas por casas. A essa altura, tem início também a construção do residencial Asmuz, localizado numa gleba de terra doada pelo então presidente do Sport Club Internacional, José Asmuz.

Na segunda metade dos anos 80, a prefeitura resolve transferir para regiões adjacentes do Jardim Leopoldina (a Vila Safira e COHAB) moradores de vilas próximas ao Centro de Porto Alegre (Borges, Ipiranga e Harmonia) e também da Vila Tripa (outrora, uma das mais perigosas vilas da cidade), antes situada próxima ao Aeroporto Salgado Filho. A partir daí a região começou a sofrer com a violência, miséria e desestruturação crescente desses novos moradores.


Em agosto de 2016, foi promulgada a Lei Nº 12.112, de 22 de Agosto de 2016 que estabelece os bairros que integram o território do Município de Porto Alegre, passando a reconhecer oficialmente o bairro Jardim Leopoldina.

Divisões e limites[editar | editar código-fonte]

O bairro Jardim Leopoldina está oficializado com os seguintes limites: Ponto inicial e final: encontro da Avenida Baltazar de Oliveira Garcia com Avenida Manoel Elias. Desse ponto segue pela Avenida Manoel Elias até encontrar a Rua Irmã Teresilda Steffen, por esta até Rua Germano Basler, por esta até a Rua Quarenta Um Jardim Dona Leopoldina Ill, por esta até a Rua Irmão Ildefonso Luís, por esta até a Rua José Pereira de Borba, por esta até a Rua Sargento Sílvio Delmar Hollenbach, por esta até a Rua Idelvira de Moura Almeida, por esta até a Rua Doutor Vargas Neto, por esta até a Rua Pílade Frediane, por esta até a Avenida Martim Felix Berta, por esta até encontrar a Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, ponto inicial.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]