Língua terena

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Terena
Falado em: Brasil
Total de falantes: 15 000
Família: Aruaque
 Maipureana
  Maipureana meridional
   Bolívia-Paraná
    Terena
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: ter
ISO 639-3: ter

O terena é uma língua indígena do Brasil falada por cerca de 15 000 indivíduos.[1][2] É considerada uma língua aruaque,[3] pertencente ao subgrupo maipureano. Muitos de seus falantes têm pouca proficiência no idioma português; 20% são alfabetizados em seu próprio idioma, e 80% no português. É falado principalmente no estado do Mato Grosso do Sul, especialmente nos municípios de Aquidauana,[1] Miranda, Nioaque, Sidrolândia e Anastácio; também se encontram falantes do terena em Porto Murtinho, na terra indígena dos cadiueus, em Dourados, na terra indígena guarani-caiouá, e em São Paulo, no Posto Araribá, perto de Avaí e Bauru.[4]

Fonologia[editar | editar código-fonte]

Uma característica marcante do idioma diz respeito à nasalidade, que tem a função gramatical de indicar a primeira pessoa em construções morfológicas:[4]

  • e'moʔu, "sua palavra" - ẽ'mõʔũ, "minha palavra"
  • 'ayo, "irmão dele" - 'ãỹõ, "meu irmão"
  • 'owoku, "casa dele" - 'õw̃õŋgu, "minha casa"
  • 'piho, "ele foi embora" - 'mbiho, "eu fui embora"
  • a'hyaʔaʃo, "ele deseja" - ã'nʒaʔaʃo, "eu desejo"
  • ĩw̃ãʔĩnʒo, "eu cavalgo" - iwaʔiʃo, "ele cavalga"

Referências

  1. a b Inserção curricular da língua terena e interculturalidade na aldeia Bananal, Aquidauana, MS
  2. Minorities at Risk Project, Assessment for Amazonian Indians in Brazil, 31 de dezembro de 2003, disponível em: http://www.unhcr.org/refworld/docid/469f3a5fc.html [visitado em 10-5-2010].
  3. Bittencourt, Circe Maria e Ladeira, Maria Elisa. A História do Povo Terena. Brasília: MEC; São Paulo: USP/CTI, 2000. 156 p.
  4. a b Teréna, Teréno - Línguas Indígenas, Enciclopédia das Línguas no Brasil. Laboratório de Estudos Urbanos, Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas. ISBN 85-98807-04-4.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.