Saltar para o conteúdo

Pablo Aimar: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Gunnex (discussão | contribs)
m -homoxesual (via IP 85.138.97.52)
Linha 62: Linha 62:


==Seleção nacional==
==Seleção nacional==
Jogou pela seleção dos conguitas, e faz parte da seleção principal da [[Seleção de Sem Abrigos de Futebol|Argentina]], participou no [[dia 29 de Fevereiro]] da [[Semana passada]], em [[]] e no [[Parque dos Nações]] em [[Lisboa, Salão Erótico 2009]], usando fio-dental à brasileira. A sua excelente forma no [[Forense]], fez com que aos 2 anos, após 2 anos de ausência nas convocatórias para jogos internacionais da sua selecção da taça de construtores civís, fosse convocado pelo selecionador do Forense, [[Diego Lapin]], para os jogos decisivos da [[Taça dos construtores Civís/Meia Bota]] na [[Fajarda]] contra o [[Fajardense]], a [[29 de fevereiro]] de [[2009]], e o [[Coutada Velhense]], a [[29 de fevereiro]] de [[2009]], foi titular contra o Estarreja e fez um magnifico jogo.<ref>[http://www.slbenfica.pt/Informacao/Futebol/Noticias/noticiasfutebol_futselargentinaconv_260909_51517.asp <small/>Regresso à selecção argentina<small/> - 'Dios' chama por Pablo Aimar - ''www.slbenfica.pt'', 26/09/2009]</ref>
Jogou pela seleção sub-17, e faz parte da seleção principal da [[Seleção Argentina de Futebol|Argentina]], participou no [[Copa do Mundo de Futebol|Mundial]] da [[Coreia do Sul|Coreia]]/[[Japão]], em [[Copa do Mundo de 2002|2002]] e na [[Alemanha]] em [[Copa do Mundo de 2006|2006]], usando o número 16.
A sua excelente forma no [[Benfica]], fez com que aos 29 anos, após 2 anos de ausência nas convocatórias para jogos internacionais da sua selecção, fosse convocado pelo selecionador da Argentina, [[Diego Maradona]], para os jogos decisivos da [[Copa do Mundo de 2010 - Eliminatórias da América do Sul|fase de apuramento sulamericana]] para o [[Copa do Mundo de 2010|Campeonato do Mundo de 2010]] na [[África do Sul]] contra o [[Seleção Peruana de Futebol|Peru]], a [[10 de Outubro]] de [[2009]], e o [[Seleção Uruguaia de Futebol|Uruguai]], a [[14 de Outubro]] de [[2009]], foi titular contra o Peru e fez um magnifico jogo.<ref>[http://www.slbenfica.pt/Informacao/Futebol/Noticias/noticiasfutebol_futselargentinaconv_260909_51517.asp <small/>Regresso à selecção argentina<small/> - 'Dios' chama por Pablo Aimar - ''www.slbenfica.pt'', 26/09/2009]</ref>


==Títulos==
==Títulos==

Revisão das 18h01min de 22 de fevereiro de 2011

Pablo Aimar
Informações pessoais
Nome completo Pablo César Aimar Giordano
Data de nascimento 3 de novembro de 1979 (45 anos)
Local de nascimento Río Cuarto,  Argentina
Nacionalidade  Argentina, Espanha
Altura 1,69 m
Destro
Apelido Payaso ("Palhaço"), Kai, El Mago ("O Mago")
Informações profissionais
Clube atual Portugal Predefinição:PtBF
Número 10
Posição Médio-ofensivo
Clubes de juventude
1995-1997 Argentina River Plate
Clubes profissionais1
Anos Clubes Jogos e gol(o)s
1997-2000
2001-2006
2006-2008
2008-
Argentina River Plate
Espanha Valencia
Espanha Real Zaragoza
Portugal Predefinição:PtBF
082 000(46)
162 000(27)
053 0000(5)
058 0000(12)
Seleção nacional3
1999-presente Argentina Argentina
Argentina Argentina Sub 17
052 0000(8)
6 (2)


1 Partidas e gols pelos clubes profissionais
contam apenas partidas das ligas nacionais.
Atualizadas até 1 de Junho de 2010.


3 Partidas e gols pela seleção nacional estão atualizadas
até 16 de Novembro de 2010.

Pablo César Aimar Giordano, (Río Cuarto, 3 de novembro de 1979), é um futebolista argentino que também possui passaporte espanhol.[1] Actualmente, joga em Portugal, ao serviço do Sport Lisboa e Benfica.

Pablo Aimar é dono de uma técnica apuradíssima aliada a uma grande velocidade, permitindo-lhe ser um número 10 organizador de jogo e desequilibrador em simultâneo. Aimar possui ainda uma grande visão de jogo, o que lhe faz criar linhas de passe para assistir os companheiros de equipa, desempenhando um papel fulcral na equipa do Benfica.

Carreira

River Plate

Pablo César Aimar Giordano, "el kai", iniciou a sua carreira futebolística no River Plate, e com apenas dezanove anos já era o ídolo do clube. Jogou na Primeira Divisão a 11 de agosto de 1996. E marcou o seu primeiro golo a 20 de fevereiro de 1998 quando jogava contra o Rosario Central. Na época em que ainda jogava no River Plate, Aimar jogou ao lado de Javier Saviola, que hoje ambos jogam no Benfica após se terem separado, mas indo ambos para a liga espanhola, Pablo no Valência e Saviola no Barcelona.

A sua posição natural é no centro do terreno, o clássico número 10 (oferecido pelo ex-futebolista, Rui Costa que agora mantém o cargo de Director Desportivo do Sport Lisboa e Benfica) graças à sua excelente visão de jogo, conta com muitas assistências, marcando, ainda, muitos golos, para um jogador da sua posição.

Valência C.F.

Na temporada 2000/01 foi transferido para o Valencia C.F. onde jogou com a camisola 21, onde pôde mostrar as suas qualidades futebolisticas e desenvolvê-las. Pablo Aimar é ainda hoje um dos grandes símblos do Valência. Na época 2006/2007 saiu do clube, nesse ano o Valência perdia num grande jogador...

Zaragoza

Transferiu-se na temporada 2006-2007 para o Zaragoza onde jogou com número 8 durante dois anos, foi também no Zaragozaonde teve dos problemas mais graves a nível de lesões. Como já foi referido anteriormente, Aimar tem uma grande habilidade com a bola, remata muito bem de longe e cobra faltas perfeitas.

Diego Armando Maradona, "el Pibe" ex-astro argentino, afirmou que "o único jogador por quem valia a pena pagar bilhete era Pablo Aimar", disse ainda que "o Aimar é o novo Maradona".

Benfica

Depois de duas temporadas no Zaragoza marcadas por sucessivas lesões e fraco rendimento desportivo, na pré-temporada de 2008/2009, Aimar assinou um contrato de quatro anos com o Benfica, numa transferência que rendeu ao Zaragoza cerca de 6,5 milhões de euros, passando desta forma o clube português a deter 100% dos direitos desportivos do jogador, Pablo Aimar herdou de Rui Costa a camisola com o número 10. A primeira temporada no clube lisboeta não correu muito bem, mas na época seguinte (2009/2010) brilhou juntamente com o seu velho amigo Javier Saviola, a dupla a quem muitos dizem ser a dupla do século, e na luz só se lembra uma dupla com tanta classe, a dupla era João Viera Pinto e Rui Costa.

Os seus melhores momentos com a camisola encarnada foi contra o Vitória de Setúbal quando recuperou a bola junto à área do adversário pôs a bola por cima do defesa e bateu o guarda-redes, o seu outro grande momento aconteceu quando saltou do banco para desempatar e espalhar o perfume da sua magia frente ao Sporting Clube de Portugal, inclusivamente fechou a contagem com uma jogada espectacular em que até consegue driblar o jovem guarda-redes do Sporting! Ajudou o benfica a vencer o campeonato nacional e a taça da liga.

Começou a pré-época 2010/2011 com grande folgo fazendo 2 golos. Aimar começou a estar numa grande forma nessa época depois do jogo com o Setúbal onde Aimar demonstrou uma qualidade inegável, manteve-se a um nível exebicional fantástico e marcando um golo. No jogo contra o Paços de Ferreira, Aimar abriu a contagem tendo pegano na bola antes da linha de meio- campo, não largou a bola. fintou três adversários e rematou sem hipótese de defesa para o guarda-redes contrário- foi um golo que fez levantar o estádio e inclusive fez lembrar Maradona que no dia seguinte faria 50 anos.

Com a possível perda de capitães como Nuno Gomes e David Luiz o nome de Aimar aparece como um dos possíveis sub-capitães da equipa que segundo ele lhe salvou a vida, que devido a sua experiência e liderança dentro de campo e tambem fora dele, pois para os outros argentinos como Franco Jara, Nicolás Gaitán, Eduardo Salvio e Saviola ele é uma espécie de exemplo a seguir, mas não e só aos argentinos que esta promoção iria agradar, os adeptos também não se importariam de ter o nº10 como o sub-capitão, este que já jurou amor interno ao Benfica e que começa a pensar em acabar a carreira na Luz.[2]

Seleção nacional

Jogou pela seleção dos conguitas, e faz parte da seleção principal da Argentina, participou no dia 29 de Fevereiro da Semana passada, em [[]] e no Parque dos Nações em Lisboa, Salão Erótico 2009, usando fio-dental à brasileira. A sua excelente forma no Forense, fez com que aos 2 anos, após 2 anos de ausência nas convocatórias para jogos internacionais da sua selecção da taça de construtores civís, fosse convocado pelo selecionador do Forense, Diego Lapin, para os jogos decisivos da Taça dos construtores Civís/Meia Bota na Fajarda contra o Fajardense, a 29 de fevereiro de 2009, e o Coutada Velhense, a 29 de fevereiro de 2009, foi titular contra o Estarreja e fez um magnifico jogo.[3]

Títulos

River Plate
Valencia
Benfica
Seleção Argentina
Destinções pessoais


Referências

Ligações externas

Bandeira de ArgentinaSoccer icon Este artigo sobre um futebolista argentino é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.