São João (Porto Alegre)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
São João
  Bairro do Brasil  
Localização
Município Porto Alegre
Características geográficas
Área total hectares
População total 13,238 hab (2 000)
5,909 homens
7,329 mulheres hab.
Densidade 27 hab/ha hab./km²
Outras informações
Taxa de crescimento (+) 1,5% (de 1991 a 2000)
Domicílios 4.936
Rendimento médio mensal 7,95 salários mínimos

São João é um bairro classe média da zona norte da cidade brasileira de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Foi criado pela Lei 2022 de 7 de dezembro de 1959.

Histórico[1][editar | editar código-fonte]

O bairro São João tem suas origens ainda no século XIX, desenvolvendo-se entre o Arraial dos Navegantes, que corresponde aos atuais bairros de Navegantes e Humaitá, e a Estrada do Passo d'Areia (traçado correspondente às atuais avenidas Benjamin Constant e Assis Brasil), no entorno da Capela de São João, construída em 1874 em uma pequena pedreira, em terras de propriedade das irmãs Clara e Felicidade Maria da Silva. O local é ocupado pela Igreja São João Batista[2].

Seu crescimento foi impulsionado pela criação da linha de bonde São João, que tinha seu fim em frente à capela. As delimitações atuais do bairro foram estabelecidas na década de 1950, quando foram oficialmente criados diversos bairros de Porto Alegre.

Características atuais[editar | editar código-fonte]

É o centro geográfico da zona norte de Porto Alegre, sendo cortado por duas das principais avenidas de Porto Alegre, a Avenida Benjamin Constant e a Avenida Assis Brasil.

No bairro São João localiza-se o viaduto José Eduardo Utzig[3], que faz parte da 3ª Perimetral, proporcionando um acesso mais rápido entre as zonas norte, leste e sul da cidade, transformando a Rua Dom Pedro II em uma de suas principais vias de acesso e circulação[4].

No bairro também estão localizados a Igreja São João Batista e o Colégio La Salle São João, tradicional instituição de ensino particular, fundado em 1928 pelo padre Cleto Benvegnu, vigário da paróquia[5].

O bairro conta com a Associação de Moradores do Bairro São João de Porto Alegre.

Pontos de interesse[editar | editar código-fonte]

Entre os principais pontos de interesse do bairro estão o Aeroshopping, shopping de pequeno porte integrado ao Aeroporto Internacional Salgado Filho[6] (que, entre 1924 e 1940 chamou-se Aeródromo de São João, em função do bairro[7]); o Sítio do Laçador[8], ponto turístico que abriga o monumento símbolo da cidade, escolhido em concurso público; o Pepsi on Stage, palco de diversos shows nacionais e internacionais na cidade[9]; o Museu da Varig[10], que já foi uma das maiores empresas de aviação comercial do mundo e nasceu no bairro, junto ao aeroporto; a SOGIPA[11], um dos mais antigos e tradicionais clubes da cidade[12]; e o Bourbon Shopping Assis Brasil, um importante centro de compras da cidade[13].

Limites atuais[editar | editar código-fonte]

Ponto inicial e final: encontro da Avenida Benjamin Constant com a Avenida Cristóvão Colombo; desse ponto segue pela Avenida Cristóvão Colombo até a Rua São Francisco da Califórnia, por essa até Rua Américo Vespúcio, por essa até a Rua Coronel Feijó, por essa até a Avenida Assis Brasil, por essa até a Rua Vinte e Cinco de Julho, por essa até a Avenida Sertório, por essa até a Rua Dona Margarida, por essa até a Rua Augusto Severo, por essa até o seu final, ponto de coordenadas E: 281.999; N: 1.680.148; desse ponto segue por uma sequencia de linhas retas e imaginárias o limite da propriedade do Aeroporto Salgado Filho até a Avenida Zaida Jarros, no ponto de coordenadas E: 281.847; N: 1.680.472, por essa até o encontro da Avenida Farrapos com a Avenida Ceará, por essa até a Avenida Brasil, por essa até a Avenida Benjamin Constant, por essa até a Avenida Cristóvão Colombo, ponto inicial.

Seus bairros vizinhos são: São Geraldo, Higienópolis, Santa Maria Goretti, Navegantes, Humaitá, Anchieta e Jardim São Pedro.

Galeria de imagens[editar | editar código-fonte]

Referências

Referências bibliográficas[editar | editar código-fonte]

  • ALVARES, Tarcy G. Guia dos Bairros. Guia Informativo e Turístico de Porto Alegre.
  • _________. Ruas e bairros. IN: FLORES, Hilda Ages Hübner (org) Porto Alegre: História e Cultura. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1987.
  • FRANCO, Sérgio da Costa. Porto Alegre: Guia Histórico. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1992.
  • NUNES, Marion; VILARINO, Maria da Graça de Andrade. Carris 120 anos. Porto Alegre: Secretária Municipal de Cultura/CMC/CPH,1992.
  • Dados do censo/IBGE 2000

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre São João (Porto Alegre)