Sala Cecília Meireles

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Sala Cecília Meireles localiza-se no Largo da Lapa nº 47, Lapa, Rio de Janeiro, Brasil, CEP 20021-170, telefone: +55 21 2332-9160.

É uma tradicional e conceituada casa de concertos de música de câmara no cenário cultural da cidade, assim denominada em homenagem à poetisa (e pianista amadora) Cecília Meireles.

O edifício foi erguido em fins do século XIX, tendo funcionado originalmente como um hotel, com o nome de Grande Hotel da Lapa. Já hospedou importantes fazendeiros e políticos da República Velha.

Em 1948 foi reformado, transformando-se em um cinema, com o nome de Cine Colonial.

Duas décadas mais tarde, em 1965, como parte das atividades das comemorações do IV Centenário da Cidade do Rio de Janeiro, visando à criação de um espaço para a música erudita, em particular a música de câmara, o antigo cinema deu lugar à Sala Cecília Meireles.

O edifício foi restaurado sob a gestão do Governador Marcello Alencar, quando recebeu tratamento acústico, um novo auditório, denominado Auditório Guiomar Novaes, para pequenos concertos, e o Espaço Ayres de Andrade, para a realização de coquetéis.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.