Isocracia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Uma isocracia é uma forma de governo em que todos os cidadãos têm igual poder político. O termo deriva do grego antigo ἴσος, que significa "igual" e κρατεῖν, que significa "ter poder" ou "governar".

Uma isocracia se expande do direito legal da isonomia para sistemas políticos e econômicos, da igualdade de leis, para a igualdade na governança. Para conseguir isso, uma isocracia combina e expande características de direitos liberais e de domínio democrático. Segundo o nascente movimento político de mesmo nome,[1] uma isocracia incorpora autonomia individual por extensão, consentimento informado e recursos naturais como fonte de renda pública.

Além disso, uma isocracia alega evitar críticas comuns à democracia (por exemplo, Tirania da Maioria e Demagogia) limitando a governança pública à esfera pública e a governança privada à esfera privada. Com proteções incorporadas através de constituições, portanto, não sendo sujeitas aos caprichos da opinião popular, uma isocracia é secular , republicana e não discrimina com base em raça, sexo, etc.

O primeiro uso registrado do termo foi pelo reverendo Sydney Smith em 1845, onde se expressou oposição à ideia de regra igual para "todas as unidades da sociedade"; Smith observou que os jovens não deveriam ter a mesma autoridade que os velhos, e desafiou os isocratas a apoiar o voto e os direitos políticos das mulheres, o que era considerado uma posição extremista na época.[2] O uso posterior da palavra em uma organização política foi feito por Grant Allen na formação do Partido Trabalhista Independente britânico, defendendo direitos iguais para os cidadãos:

"Acreditamos na força e no comando do povo; sob governo do povo, pelo povo e para o povo. Igualdade é o significado literal da palavra isocracia"[3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «The Isocracy Network». The Isocracy Network. 20 de novembro de 2009. Consultado em 20 de novembro de 2009 
  2. Rev. Sydney Smith, Letters from America (1844) in The Prospective Review 1845
  3. Grant Allen, The Isocratic Party (Chapter One) in The New Party Described By Some Of Its Members by Andrew Reid, Independent Labour Party of Great Britain. 1894.
Ícone de esboço Este artigo sobre política ou um(a) cientista político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.