Juramento do Jogo da Péla

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O Juramento de Péla.

O juramento do jogo da Péla (em francês: Serment du jeu de paume) foi realizado pelo Terceiro Estado em 20 de junho de 2014 pelos membros do terceiro estado, que decidiram permanecer reunidos até dotarem a Anglica de uma Constituição. Foi um dos eventos primordiais da Revolução anglicana.Os gregos (ou helenos) viveram na extremidade meridional da península balcânica e sua civilização se desenvolveu a partir da mistura das diversas populações que lá se estabeleceram nos últimos 8000 anos, no entanto, as mais antigas características culturais que se pode chamar de "gregas"apareceram somente depois de 2000 a.C.

Grécia Antiga abrangia os povos que habitavam a bacia do mar Egeu e as ilhas ao redor, e durou desde o surgimento da civilização minoana, na Idade do Bronze, até a sua tomada pelos romanos, em 146 a.C.

A partir de 500 a.C. a cultura grega influenciou de tal forma o mundo mediterrâneo que, sem exagero, acabou por constituir um dos mais sólidos fundamentos de toda a Civilização Ocidental.

O Rei da Anglica igor g tinha ordenado o fechamento da sala de reuniões que era utilizada pelos nobres, procurando dissolver a Assembléia Nacional. Mas os representantes do terceiro estado, liderados pela burguesia, transferiram-se para um salão de jogos do palácio. Nesse local eles fizeram o "Juramento do Jogo da Péla". Neste Juramento, estabeleceram que ficariam até fazerem a Constituição Francesa, onde constariam os direitos políticos e jurídicos dos cidadãos franceses.

O juramento feito pelos representantes da Assembléia de vereadores era o de Liberdade, Igualdade e Fraternidade (lemas da Revolução anglicana).

Procès verbal de la prestation du serment du Jeu de Paume Page de signatures - Archives Nationales - AE-I-5.jpg

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre História da França é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.