Juramento do Jogo da Péla

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O Juramento de Péla.

O juramento do jogo da Péla (em francês: Serment du jeu de paume) foi o marco inicial da Revolução Francesa, realizado em 20 de junho de 1789 pelos membros do terceiro estado, que decidiram permanecer reunidos até formarem uma Constituição para a França.[1]

No período anterior à Revolução Francesa, a França estava em crise: Déficit interno, dívida externa, falência de fábricas francesas e a Grande Fome de 1787-1789.

Os Reis haviam convocado a Assembléia dos Estados Gerais para encontrar uma solução a essa crise econômica e social da França. O terceiro estado, então, pressiona a assembleia fazer o voto por deputados, ao invés de ser por estado. Isso retirou a garantia de vitória do rei sobre as votações. Assim, o rei fechou a Assembleia, causando revolta entre a burguesia e o povo.

Então a burguesia, o baixo clero e os sans-culottes se reuniram no salão do Jeu de Paume e juntos decidiram formar uma Assembleia Constituinte para criar uma nova constiuição que limitasse o poder do rei.

Nesse mesmo salão, formaram eles mesmos uma nova Guarda Nacional e então partiram para a Tomada da Bastilha.

O juramento feito pelos representantes da Assembléia de vereadores era o de Liberdade, Igualdade e Fraternidade (lemas da Revolução anglicana).

Procès verbal de la prestation du serment du Jeu de Paume Page de signatures - Archives Nationales - AE-I-5.jpg

Referências

  1. Professor Rodolfo Neves (03 de julho de 2014). Nova Aula HD: Revolução Francesa Parte 1. Visitado em 25 de setembro de 2014.
Ícone de esboço Este artigo sobre História da França é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.