Confederalismo democrático

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Confederalismo Democrático)
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde setembro de 2016). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
O Confederalismo Democrático, de acordo com 
Abdullah Öcalan, é um sistema político que ''é aberto em relação a grupos político e facções. É flexível, multicultural, anti-monopolísitco e orientado pelo consenso. 
"[1] Ocalan, que é o líder do Partido dos Trabalhadores do Curdistão fundou esta ideologia enquanto preso. Originalmente uma organização marxista-leninista, ela modificou seus pontos de vista enquanto Ocalan começava a se corresponder com Murray Bookchin e incorporarar sua ideologia. Perto do fim de sua vida, Murray Bookchin se afastou do anarquismo em direção ao municipalismo libertário. .[2] Os pilares centrais do confederalismo democrático são a ecologia e o feminismo.

A ideologia experimentou um maior de interesse desde que os aderentes da resistência como as Unidades de Proteção Popular da Revolução de Rojava entraram em combate contra o Estado Islâmico do Iraque e do Levante.[3]

Referências[editar | editar código-fonte]