Pituba: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 1: Linha 1:
{{Reciclagem|data=abril de 2010}}
{{sem-fontes|data=Dezembro de 2008}}
{{Info/Bairro do Brasil 2
{{Info/Bairro do Brasil 2
<!-- Características geográficas -->
<!-- Características geográficas -->

Revisão das 11h47min de 27 de dezembro de 2010

Pituba
  Bairro do Brasil  
[[Imagem:
A Pituba vista à noite.
A Pituba vista à noite.
|250 px|centro|]]
Localização
[[Imagem:
|250 px|centro|]]
Administração
Bairros limítrofes

A Pituba é um bairro nobre litorâneo de classe alta da capital baiana, Salvador. Tem como principais vias, as Avenidas Manoel Dias da Silva e Paulo VI. Seu nome tem origem indígena e significa "bafo, exalação, maresia".

No início do século XX, Joventino Pereira da Silva, juntamente com seu cunhado Manoel Dias da Silva, adquiriu a Fazenda Pituba, e, juntos, traçaram o plano Cidade Luz. Joventino, que era mineiro, trouxe consigo a idéia de implantar na Pituba uma estrutura moderna igual à de Belo Horizonte, com quadras divididas estrategicamente, ruas largas e muitos espaços para belas moradias. O projeto de loteamento foi publicado em 1919, com relatório assinado pelo engenheiro civil Teodoro Sampaio, e aprovado pela Prefeitura Municipal de Salvador em 1932. O esquadrinhamento do terreno estabeleceu a abertura de 10 vias logitudinais paralelas à linha da costa, algumas das quais seriam denominadas avenidas, e 15 transversais perpendiculares às primeiras. Ficou estabelecido em um documento de 1915 que o eixo principal do arruamento, então conhecido como Estrada da Pituba, seria denominado Avenida Manoel Dias da Silva, oficializada pela Lei Municipal nº 1.664, de 2 de dezembro de 1964. Claro que a Pituba não se resume à Avenida Manoel Dias da Silva, mas esse foi o “pontapé” inicial para o surgimento desse bairro de proporções imensas. Hoje, quase ninguém sabe exatamente os seus limites, tão vasto é o seu alcance. Pensando bem, tecnicamente, Iguatemi é Pituba; a Avenida Tancredo Neves e toda a sua gama de prédios empresariais é Pituba; o Itaigara é Pituba; Caminho das Árvores é Pituba – diante de tamanha diversidade uma única palavra pode resumir esse bairro: pluralidade. Após a criação da Avenida Manoel Dias da Silva e de todas as outras transversais e longitudinais, o bairro não parou de crescer. E lá se vão 87 anos. Passo a passo, a Pituba nasce assim: após o trabalho de Joventino e Manoel Dias (citado acima), veio a construção da Avenida Otávio Mangabeira, na orla, que levava o nome do então governador. Só na década de 1960, Nélson Oliveira, prefeito de Salvador, asfaltou as ruas da Pituba. Obra só terminada na década seguinte.

Justamente na virada da década de 60 para 70 foi que houve o processo de verticalização e expansão, com a construção da Avenida ACM e de grandes empreendimentos imobiliários, como o Parque Nossa Senhora da Luz e o Condomínio Parque Júlio César. Depois vieram o Parque da Cidade, o Loteamento Caminho das Árvores, o Shopping Iguatemi (1975) que foi o primeiro centro comercial a ser construído no Nordeste brasileiro, o Shopping Itaigara (1977), entre muitos outros. Nas décadas de 80 e 90 a Avenida Tancredo Neves se consolidou como o novo centro econômico da cidade, uma “Avenida Paulista” baiana. Em 1999, a Avenida Manoel Dias passou por uma reforma, tendo suas calçadas alargadas e iluminação pública refeita, o que lhe conferiu um ar mais cosmopolita e se tornando um dos mais valorizados bairros da capital baiana, sendo reconhecido pelos seus serviços e comércios variados.

Empreendimentos

Possui as principais escolas de ensino médio da cidade, como o Colégio Militar de Salvador, o Colégio Anchieta, o Colégio Oficina, o Colégio Gregor Mendel, o Colégio Versailles, e o Colégio Módulo entre outros de excelente nivel como o Colégio Estadual Raphael Serravalle. Além disso, a sede dos Correios se localiza nesta região. Também há uma grande variedade de bares e bancos. Desde a década de 1970 vem apresentando (similarmente aos bairros vizinhos de Itaigara e Iguatemi) forte crescimento populacional através de empreendimentos imobiliários.

Comércio

A Pituba tem um comércio forte, empresas de todos os tipos e também shoppings grandes e pequenos. Edifícios empresariais, hotéis, bancos, lanchonetes, locadoras, restaurantes, lan houses, livrarias, butiques das mais variadas grifes, lojas de decoração, cursinho de vestibular – uma pluralidade de empreendimentos que conferem à região o status reconhecido do bairro com a maior variedade de lojas e serviços da cidade. Sem contar que os principais shoppings da cidade lá se encontram.

Centro de lazer e entretenimento

A Pituba, além das diversas praças e do Parque da Cidade, possui uma gama inumerável de opções de lazer e entretenimento: bares, restaurantes, teatros, galerias, boates, entre outros. A diversão acontece a qualquer hora e, por isso, o bairro está sempre movimentado. Além disso, Pituba tem ótimas vias de acesso para quem vem de outras regiões da cidade: a Avenida Otávio Mangabeira, a Avenida Manoel Dias, a Avenida ACM, a Avenida Paulo VI, a Avenida Juraci Magalhães e a Avenida Magalhães Neto.

Números e microrregiões

Números e microrregiões: hoje o bairro conta com 25 alamedas (além das grande avenidas) e mais de 150 ruas. A população estimada é de cerca de 200 mil pessoas.

Localidades que fazem parte da VIII Região Administrativa Pituba:

  • Ampl. Parque Nossa Senhora da Luz
  • Boulevard
  • Caminho das Árvores
  • Condomínio Iguatemi
  • Iguatemi
  • Itaigara
  • Jardim América
  • Lot. Aquárius
  • Lot. Vela Branca
  • Parque dos Flamboyans
  • Parque Júlio César
  • Parque Nossa Senhora da Luz
  • Parque São Vicente
  • Correios
  • Salvador Shopping

Praias

Predefinição:Portal-bahia

Ligações externas