IAPI (Salvador)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Iapi é um dos bairros de classe média Salvador.[1]

História[editar | editar código-fonte]

O IAPI (Instituto de Aposentados e Pensionistas da Industria) foi criado com a finalidade de abrigar uma parte dos funcionários e ex-funcionários da industria. O bairro tem, em seu ponto mais alto, o condomínio residencial, construído pelo IAPI. Este condomínio recebeu seus primeiros moradores no início dos anos 50. É considerado um dos bairros de classe-média que inicialmente foi dividido em duas partes Jardim Vera Cruz e Jardim Eldorado, ambos localizados próximo ao atual final de linha. O destaque vai para o Jardim Vera Cruz o onde moram a maior parte de famílias de classe alta do bairro, é lá que mora o Vovó do Ylê Ayê e a Família Rocha uma das mais tradicionais e ricas da região,lá se garante ao morador uma tranquilidade imensa e uma vizinhança muito agradável. Com o passar dos anos , estão sendo criados projetos para habitação do Iapi, se tornar um bairro de classe-alta de Salvador, o que ainda não saiu do papel. Contudo, com o crescimento populacional característico da cidade de Salvador, o bairro passou a ser circundado por diversas comunidades carentes, como a Nova Divinea, por exemplo.

Localização[editar | editar código-fonte]

O bairro tem como via principal a rua Conde de Porto alegre que faz a ligação da Av. Barros Reis próximo ao largo do retiro, até o Largo do Tamarineiro, que faz ligação com o bairro da Caixa d'Água, Pau Miúdo e Baixa de Quintas, além das diversas vias que se originam ao logo do percurso, das quais destacam-se a Rua Pero Vaz fazendo conexão direita ao bairro de mesmo nome, ha também a Rua Dr Arlindo Teles fazendo uma bifurcação para dar origem a ligação direta ao bairro da Santa Monica e à Av. San Martin.

Referências

  1. «Fornecimento de água é interrompido em Salvador e região diz embasa». G1 Bahia. Consultado em 4 de novembro de 2014 
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.