Castelo Branco (Salvador)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados de Castelo Branco, veja Castelo Branco (desambiguação).
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Castelo Branco é um bairro de Salvador, localizado na região do Miolo Central, com origem no início da década de 1970. Está dividido em cinco etapas. As 4ª e 5ª etapa são também conhecidas como Creche. A localidade tem características residenciais. Local calmo, bom para se morar. Sua distância do centro de Salvador faz com que esse bairro modesto e tranquilo tenha uma população com uma idade um pouco mais avançada.É também a principal porta de entrada para quem se dirige às Cajazeiras.

Atualmente, Castelo Branco possui vários estabelecimentos comerciais como Lan houses, supermercados, pequenas lojas além de churrascarias e videolocadoras, principalmente na primeira etapa. O bairro é formado pelo conjunto da Urbis, hoje Conder. Sua população é formada principalmente por funcionários públicos, como policiais militares, professores do estado, Prefeitura, Petrobras e Correios.

As linhas de ônibus são para a Estação da Lapa, Pituba, Barroquinha, Campo Grande além da linha Creche/Estação Pirajá(direcionada para Creche) e Aeroclube/Creche. Em horários de pico, têm-se a linha Estação da Lapa via Acesso Norte, Campo Grande via Retiro/Bonocô e Pituba via Acesso Norte. Os transportes alternativos da STEC também atuam fazendo linhas para Itapuã e Aeroporto. Também passando pelo bairro várias linhas do transporte coletivo e complementar, com destino á Cajazeiras, Águas Claras, Lapa, Brasilgás, Pituba, Ribeira, Estação Pirajá e Estação Mussurunga. O bairro faz divisas com Cajazeiras, Pau da Lima, Vila Canária, Sete de Abril e Dom Avelar. Foi inaugurado em 2008 o supermercado Tododia, do grupo estadunidense Wal-Mart, no lugar de um Bompreço que ja existia no bairro, o que fortaleceu a economia do bairro, e em 2013 foi inaugurado o segundo Todo Dia, próximo à Vila Canária. E mais recentemente vieram para o Bairro a franquia Subway, e uma agência da Caixa Econômica Federal.

As principais escolas do bairro são:

  • Escola Dona Arlete Magalhães;
  • Colégio Adventista de Castelo Branco;
  • Colégio Estadual Professor Raimundo de Almeida Gouveia;
  • Colégio Estadual Profº Roberto Santos.

Na primeira etapa há também a feira livre, caracterizada por várias barracas que se espalham pela rua. Geralmente vendem frutas e verduras, mas em dias de domingo podemos encontar roupas em algumas barracas.

Outro destaque é sua praça principal na 1º Etapa, recentemente reinaugurada pelo prefeito João Henrique e o vereador Everaldo Bispo. Em 2014 foi inaugurada uma nova praça pelo prefeito ACM Neto, localizada na segunda etapa. Além da reforma da praça da terceira etapa. Possui um campo de Futebol apelidado de "Beira lixo" onde acontece o principal campeonato de várzea do bairro. Possui um bloco carnavalesco "AS DERRUBADAS" que desfila dentro do bairro no sábado de Carnaval. O bloco é formado por homens travestidos que levam para o bairro muita descontração e irreverência onde a maioria dos foliões sempre procura homenagear artistas famosos.

Na 1ª Etapa está localizado o Posto de Saúde Cecy Andrade, recentemente reformado pelo prefeito ACM Neto.

Na 3ª etapa está localizado o Centro Social Urbano de Castelo Branco, que oferece uma série de serviços à comunidade, incluindo um Centro de Saúde e quadra esportiva, e também o Presídio Lafaiete Coutinho.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Bahia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.