Santa Cruz (Salvador)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde abril de 2012).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Under construction icon-yellow.svg
Este artigo carece de caixa informativa. Foi sugerido que adicione esta.
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde abril de 2012).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.

Santa Cruz é um bairro de Salvador.[1]

O Bairro de Santa Cruz confunde-se com o Vale das Pedrinhas e o Nordeste de Amaralina. Caracterizado por suas habitações humildes espalhadas por suas inúmeras ruas (a Rua Onze de Novembro é uma das principais) e travessas, algumas delas ladeiras íngremes. Santa Cruz, apesar do nome católico, abraça todas as religiões, Testemunhas de Jeová, Batista, Candomblé, Evangélica, tendo apenas uma, mas, não menos importante; a Igreja Católica Santo André.

Surgido dentro de uma antiga fazenda, Santa Cruz pertencente a Srª Raimunda Vieira da Silva, o bairro tornou-se bastante populoso e, hoje em dia presencia um crescimento vertical acelerado.

O Parque da Cidade, vizinho ao bairro, foi criado em meados da década de 70 num local onde existia o pomar da Fazenda Pituba, pertencente ao fazendeiro Joventino Silva, que foi homenageado dando o seu nome ao parque. Local extremamente agradável e muito frequentado, principalmente nos fins de semana, o Parque da Cidade é um dos pontos preferidos dos soteropolitanos para piqueniques, muitas vezes regados pela boa música que ressoa no palco do Anfiteatro Dorival Caymmi, um dos seus mais recentes atrativos.[2]

O bairro da Santa Cruz possui três Escolas Municipais e duas Estaduais de Ensino Fundamental, não há escolas com ensino médio, nem universidades.

O bairro conta com um Posto de Saúde Osvaldo Caldas Campos, localizado na Rua Disneylândia.

Dentre as principais escolas do bairro estão a Escola Municipal Artuhr de Sales, Teodoro Sampaio (Ensino fundamental), Colégio Estadual José Calazans e Dionísio Cerqueira. Porém o bairro conta com diversas Escolas particulares, dentre elas; a Escola da Tia Gil, Escola Shalom, Escola Moranguinho e Sua Turma, Escola Colombo, entre outras.

O comércio de Santa Cruz, se destaca pelo grande número de estabelecimentos, que estão espalhados ao longo da rua principal; Lanchonetes, Padarias, Perfumarias como "O Boticário", Academias, lojas de moda praia (Maré Alta), Oficinas mecânicas, Mercados, Sorveteria, Açougue, Farmácia, Bomboniere, lojas de variedades (Guedes) e várias lojinhas de serviços como; sapateiro, costureira... No bairro ainda podemos encontrar serviço de entrega á domicílio da Pizzaria Black White, localizada na Rua Presidente Kennedy.

O trânsito da Santa Cruz é, como em outros bairros, nos horários comerciais, por vezes caótico, por conta do grande fluxo de veículos, movimento de caminhões que abastecem as lojas, que dividem o pouco espaço da rua, com ônibus coletivos e carros de transporte, motos, bicicletas e pedestres.

Diversas são as atividades esportivas e culturais voltadas para as crianças e adolescentes, algumas delas apoiadas por projetos do Governo do Estado da Bahia, por exemplo... outras alavancadas pelo esforço de moradores idealistas e proativos criados no próprio bairro... A prática de esportes como a capoeira (mestre "Careca", o boxe, o futebol, o karatê (Professor Adilson da Academia Vulcão), e até o surf (devido a proximidade do bairro com a praia de Amaralina), é uma realidade no bairro... O incentivo ao esporte, propiciou um novo paradigma na visão de pais e filhos desta comunidade.Existem pelo menos dois campos de futebol no bairro, onde o pessoal pode bater um "baba" no domingo. O Campo Bariri, localizado atrás do Parque da Cidade e próximo a base comunitária da Polícia Militar. O local é conhecido por receber diversos campeonatos interbairros de futebol.

A música também ecoa pelas vielas deste celeiro de talentos. Jovens podem ter aulas no Projeto Estrelas Musicais, direcionado a crianças e adolescentes entre a faixa etária de 07 a 17 anos, oriundas de famílias de baixa renda da comunidade de Santa Cruz.

Referências

  1. «Bairro». G1 
  2. (FUNDAÇÃO GREGÓRIO DE MATOS, 2010)

3. http://www.curtosim.com.br/campo-bariri 4. http://www.estrelasmusicais.com.br/

Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.