Plano Brasil Maior

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Plano Brasil Maior,[1] lançado ao vivo[2] em 02 de agosto de 2011,[3] é um programa do governo federal brasileiro para aumentar a competitividade da indústria nacional, sob o lema "Inovar para Competir. Competir para Crescer". Ele traça uma nova política industrial, tecnológica, de serviços e de comércio exterior do governo federal.[4] Entre as medidas de desoneração estão a permissão para desconto imediato dos impostos pagos na aquisição de máquinas para a indústria e a desoneração da folha de pagamento para os setores que empregam grande volume de mão de obra, como os de confecção, calçados, móveis e programas de computadores.[5]

As metas incluem o aumento de investimentos em capital fixo no país, de 18,4% do Produto Interno Bruto (PIB) para 23% até 2014; a elevação do gasto privado com ciência e tecnologia, de 0,55% para 0,9%; e a ampliação da parcela da indústria no PIB, de 18,3% para 19,5%.[6]

Segundo o economista Robert Solow[carece de fontes?], por contemplar apenas incentivos fiscais (diminuição de impostos) e linhas de crédito subsidiados via BNDES como forma da promoção da inovação, o plano não contém reais medidas da promoção do desenvolvimento tecnológico, as quais seriam o principal fator que leva à inovação no longo prazo.

Referências

  1. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. «Plano Brasil Maior». Consultado em 16 de setembro de 2011. 
  2. Blog do Planalto. «Ao vivo: lançamento do Plano Brasil Maior». 
  3. Governo vai desonerar folha de pagamento em alguns setores
  4. Governo quer ampliar para 40 milhões número de casas com internet http://idgnow.uol.com.br/mercado/2011/08/02/governo-quer-ampliar-para-40-mil-numero-de-casas-com-internet/ Governo quer ampliar para 40 milhões número de casas com internet Verifique |url= (Ajuda).  Falta o |titulo= (Ajuda)
  5. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. «Medidas do programa Brasil Maior». Consultado em 16 de setembro de 2011. 
  6. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. «Metas». Consultado em 16 de setembro de 2011. 
Ícone de esboço Este artigo sobre economia é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.