Shokugeki no Souma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Shokugeki no Sōma
食戟のソーマ
(Shokugeki no Sōma)
Gênero Culinária, Comédia
Mangá
Escrito por Yūto Tsukuda
Ilustrado por Shun Saeki
Editora(s) Japão Shueisha
Revista(s) Weekly Shōnen Jump
Público-alvo Shōnen
Data de publicação 26 de Novembro de 2012 – ainda em publicação
Volumes 26 (em andamento)
Light novel
Shokugeki no Sōma: à la carte
Autor(es) Michiko Itou
Ilustrador(es) Shun Saeki
Data de publicação 4 de Fevereiro de 2014 – ainda em publicação
Volumes 1
Anime
Direção Yoshitomo Yonetani
Estúdio J.C. Staff [1]
Exibição original Abril de 2015[2]
Episódios 38
Wikipe-tan face.svg Portal Animangá

Shokugeki no Souma (食戟のソーマ, Shokugeki no Souma?) é uma série de mangá escrita por Yūto Tsukuda e ilustrada por Shun Saeki. Desde o Capítulo 5, conta também com a colaboração de Yuki Morisaki, modelo e chef culinária que providencia as receitas para a série. Capítulos individuais do mangá têm sido lançados na Weekly Shōnen Jump desde 26 de Novembro de 2012, com volumes tankōbon sendo lançados pela editora Shueisha. Desde Fevereiro de 2018, a série conta com mais de 250 capítulos, coletados em 28 volumes. Nos Estados Unidos, a série é licenciada com o título de "Food Wars: Shokugeki no Soma" pela Viz Media ,[3] que vem lançando os capítulos digitalmente desde 18 de Março de 2014, e lançou o primeiro volume impresso em 5 de Agosto de 2014.[4]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Shokugeki no Sōma conta a história de um garoto chamado Sōma Yukihira, cujo sonho é se tornar um chef em tempo integral no restaurante de seu pai e superar suas habilidades culinárias. Mas, assim que Sōma se gradua no Ensino Fundamental, seu pai, Jōichirō Yukihira, fecha o restaurante para cozinhar na América. No entanto, o espírito de luta de Sōma é reacendido por um desafio de Jōichirō: se graduar na Academia de Culinária Tōtsuki, uma escola de culinária de elite, onde menos de 1% dos estudantes se graduam, e onde qualquer disputa entre alunos pode ser decidida pelo resultado de duelos culinários chamados Shokugeki. Conseguirá Sōma sobreviver?

Personagens[editar | editar código-fonte]

Personagens principais[editar | editar código-fonte]

Sōma Yukihira (幸平 创真, Yukihira Sōma?)
Voz de: Yūki Ono (vomic) / Yoshitsugu Matsuoka
O filho de Jōichirō Yukihira, trabalhou no restaurante de seu pai, o Restaurante Yukihira, até seu fechamento. Como o protagonista principal do mangá, Sōma usa todo seu talento na escola de elite para se tornar o melhor chef do mundo, mesmo com forte discriminação dos alunos da academia por sua origem humilde. É atualmente um estudante na Academia de Culinária Tōtsuki e um residente do Dormitório Estrela Polar.

Erina Nakiri (薙切 えりな, Nakiri Erina?)
Voz de: Mai Nakahara (vomic) / Risa Taneda
Uma das heroínas e às vezes rival de Sōma Yukihira na série. Devido a seu status como membro de uma das famílias de maior prestígio da classe alta japonesa na indústria alimentar, a Família Nakiri, Erina muitas vezes menospreza quem considera como "comum", devido a sua família de alta linhagem. Tem uma reputação temível por sua Língua de Deus, uma habilidade de nascença que a permite provar qualquer alimento e descrever precisamente o seu sabor. Devido a essa habilidade, Erina é capaz de desqualificar qualquer pessoa cujo prato tenha um gosto "ruim" e sua crítica ruim pode destruir a reputação dos mais renomados chefs do mundo. Ela também ocupa o décimo lugar da Elite 10 na Academia de Culinária Tōtsuki e usa sua posição para julgar o prato de um aluno com base em seus antecedentes familiares e status.
Megumi Tadokoro (田 所恵, Tadokoro Megumi?)
Voz de: Minami Takahashi
Uma das heroínas do mangá. Originária de uma pequena cidade costeira na região de Tōhoku no Japão, Megumi foi para a Academia de Culinária Tōtsuki para se tornar uma chef e deixar sua família orgulhosa. Infelizmente, mesmo com suas habilidades na culinária, a pouca habilidade social de Megumi e sua extrema demofobia tiraram o melhor dela e ela tem que confiar em alguém próximo a ela, possivelmente devido ao seu status e origem humildes. No entanto, depois de Sōma testemunhar suas incríveis habilidades culinárias e método criativo de cozinhar, Megumi se torna sua parceira auxiliar e amiga durante a série.
Takumi Aldini (タクミ・アルディーニ, Takumi Aldini?)
Voz de: Natsuki Hanae
O sobrinho mais velho do dono da Trattoria Aldini, uma trattoria (restaurante de estilo familiar) localizada em Florença, na Itália. Ele é meio japonês, mas, ao contrário de seu irmão gêmeo Isami, parece mais europeu - com cabelos loiros e olhos azuis - e é conhecido por ser extremamente bonito, tendo fãs na Academia Tōtsuki e sua cidade natal. Se matriculou na Tōtsuki a pedido de seu tio junto com Isami. Sua especialidade é a culinária italiana, embora mantenha uma visão ampla que lhe permita incorporar ingredientes e métodos de outros estilos culinários para criar pratos inventivos, como Sōma.

Dormitório Estrela Polar ( Kyokusei)[editar | editar código-fonte]

Fumio Daimidō (大御堂 ふみ緒, Daimidō Fumio?)
Fumio é uma senhora idosa de cabelos loiros (quando penteados para trás aparentam ser grisalhos). Ela é a diretora do Dormitório Estrela Polar e é responsável por administrar o teste culinário para todos os alunos que tentam ingressar no dormitório. Em sua primeira aparição ela parece ser intimidante e severa, mas com o passar do tempo ela se mostra uma figura maternal e carinhosa para com os alunos do Estrela Polar. Fica muito feliz em ver que seis alunos do Estrela Polar disputarão as Eleições de Outono (Sōma chega às finais enquanto Shun e Megumi são eliminados nas preliminares), pois acredita que isso pode significar o retorno do Estrela Polar à sua Era de Ouro. Possui um certo problema com bebidas alcoólicas.
Fumio se orgulha das últimas conquistas do dormitório, da época em que Gin Dojima e Jōichirō Saiba representaram o dormitório ocupando o primeiro e o segundo lugar da Elite 10. Ela ainda mantém contato com Gin e é visitada por Jōichirō esporadicamente. Ela se surpreende ao descobrir que Soma é filho de Jōichirō e, por isso, se importa com Sōma em sua busca por uma posição entre os melhores da Academia de Culinária Tōtsuki.

Satoshi Isshiki (一色 慧, Isshiki Satoshi?)
Voz de: Takahiro Sakurai

Ocupante do sétimo lugar na Elite 10 da Academia, especialista na culinária tradicional japonesa, por o filho mais velho da famosa Família Isshiki, dona de um restaurante japonês tradicional. Tem o costume de andar pelo dormitório nu ou com pouca roupa, o que leva a muitas situações cômicas durante a série.

Yūki Yoshino (吉野 悠 姫, Yoshino Yūki?)

Uma garota de personalidade alegre, animada e às vezes infantil. Especialista no uso de carnes de animais selvagens, como cervos, gansos e javalis.

Ryōko Sakaki (榊 凉子, Sakaki Ryōko?)

Comparada a seus colegas de dormitório mais excêntricos, é uma garota de personalidade muito mais madura e gentil, considerada pelos outros alunos como uma "irmã mais velha". Especialista no uso de kōji, um tipo especial de arroz fermentado japonês usado como base de muitos pratos tradicionais.

Shun Ibusaki (伊 武 崎 峻, Ibusaki Shun?)

Menos energético que os outros membros do dormitório, é um garoto de poucas palavras. Especialista em pratos feitos com ingredientes defumados.

Zenji Marui (丸 井 善 二, Marui Zenji?)

Extremamente inteligente e um dos alunos mais academicamente dotados de sua classe, porém comicamente fraco e facilmente exausto. Sem um talento natural excepcional para a culinária, Zenji se mantém no nível dos gênios e prodígios de sua classe devotando-se ao estudo e aplicação da literatura sobre a culinária gourmet.

Daigo Aoki (青木 大吾, Aoki Daigo?)
Aparece pela primeira vez no capítulo 7 do mangá, porém seu nome só é revelado no Volume 9, em páginas extras. É constantemente visto brigando com Shōji.[5]
Shōji Satō (佐藤 昭二, Satō Shōji?)
Como Daigo, aparece pela primeira vez no capítulo 7 do mangá, porém seu nome só é revelado no Volume 9 em páginas extras.[6]

Academia de Culinária Tōtsuki[editar | editar código-fonte]

Primeiro Ano (92ª Geração)[editar | editar código-fonte]

Isami Aldini (イサミ・アルディーニ, Isami Aldini?)
Voz de: Yūki Ono

Irmão gêmeo mais novo de Takumi Aldini, possui uma personalidade muito mais calma e pacífica que a de seu irmão. Curiosamente, sua aparência muda drasticamente ao longo do ano, aumentando de peso durante o inverno e perdendo-o no verão, quando então é possível perceber melhor a semelhança entre os irmãos. Como Takumi, é especialista na culinária italiana fundida com características da culinária japonesa, apesar de confessar que Takumi é melhor como chef.

Ikumi Mito (水戸 郁魅, Mito Ikumi?)
Voz de: Shizuka Ishigami
Também conhecida como Nikumi (apelido que detesta, uma fusão de seu nome com a palavra niku, carne), Ikumi é mestra em fazer bifes e outros pratos a base de carne. Vem de uma família onde o pai a obrigou a renunciar qualquer demonstração de cordialidade ou bondade para que ela pudesse apenas se concentrar em se tornar o próximo chefe do grupo Mito, uma distribuidora maciça de carne da qual é a única herdeira. É vista pela primeira vez como uma associada de Erina Nakiri, durante a tentativa de assumir a Sociedade de Pesquisa do Donburi, embora não tenha se envolvido em nenhum Shokugeki para obter o clube (ela alegou que Kanichi, o único membro do grupo, perderia para ela de qualquer forma).
Seu comportamento insensível leva Sōma a desafiá-la para um Shokugeki cuja temática é don, sob a condição de que ela se juntaria à Sociedade de Pesquisa do Donburi se perdesse. Embora use carnes de alta qualidade para o desafio, ela é derrotada por Sōma, pois seu prato era tão bem elaborado com relação às carnes que os juízes não conseguiram comer a porção de arroz que ficava na parte de baixo da tigela. Sendo assim Ikumi é forçada a juntar-se à Sociedade de Pesquisa do Donburi e aprende a cozinhar don, tanto que disputa as Eleições de Outono apresentando um prato nesse formato, mas é eliminada nas preliminares por Kurokiba. Tem uma queda por Sōma e alega que ele é o único que está autorizado a chamá-la de "Nikumi". O talento de Ikumi com carne encontra-se em seus lábios incrivelmente sensíveis, permitindo-lhe avaliar com precisão a temperatura da carne com apenas uma única prova. Ela também utiliza apenas carne de grau A5, um tipo de carne tão macio que nem necessita ser mastigado.
Alice Nakiri (薙切 アリス, Nakiri Arisu?)

Prima materna de Erina Nakiri, passou grande parte da vida na Dinamarca, onde tornou-se uma das maiores especialistas em gastronomia molecular, com apenas nove anos de idade.

Ryō Kurokiba (黒木場 リョウ, Kurokiba Ryō?)

Assistente de Alice Nakiri, é normalmente muito lento e preguiçoso, porém adquire uma personalidade completamente oposta quando coloca sua bandana favorita antes de cozinhar. Especialista no uso de frutos do mar, principalmente crustáceos, como lagostas.

Akira Hayama (葉山 アキラ, Hayama Akira?)

Assistente de Jun Shiomi, uma professora na Academia que o adotou quando criança. Possui um olfato extremamente preciso, que utiliza na criação de pratos altamente aromáticos.

Hisako Arato (新戸 緋沙子, Arato Hisako?)
Voz de: Saori Ōnishi

Secretária de Erina Nakiri, está sempre ao seu lado.Se especializa na utilização de ingredientes medicinais chineses tradicionais em seus pratos.

Subaru Mimasaka (美作 昴, Mimasaka Subaru?)

Introduzido como um oponente durante as Eleições de Outono, é capaz de imitar perfeitamente os hábitos e estilo de cozinhar de seus oponentes.

Urara Kawashima (川島 麗, Kawashima Urara?)

Ídolo popular na Academia, costuma ser a mestra de cerimônias em muitos dos grandes eventos da academia.

Yua Sasaki (佐々木 由愛, Sasaki Yua?)

Como Urara Kawashima, é mestra de cerimônias em muitos eventos importantes dentro da Tōtsuki.

Nao Sadatsuka (貞塚 ナオ, Sadatsuka Nao?)

Possui uma afeição obsessiva por Erina Nakiri. Prefere usar ingredientes de odor forte e mal-cheiroso, mas que surpreendentemente acabam resultando em pratos deliciosos.

Miyoko Hōjō (北条 美代子, Hōjō Miyoko?)

Herdeira do restaurante Hōjōrō, domina a culinária chinesa.

Mitsuru Sōtsuda (早津田みつる, Sōtsuda Mitsuru?)

Segundo Ano (91ª Geração)[editar | editar código-fonte]

Satoshi Isshiki

Etsuya Eizan (叡山 枝津也, Eizan Etsuya?)

Membro da Elite 10 da Academia.

Kanichi Konishi (小西 寛一, Konishi Kanichi?)

Presidente da Sociedade de Pesquisa do Donburi.

Kiyoshi Gōdabayashi (豪田林 清志, Gōdabayashi Kiyoshi?)

Conselho e Diretoria da Academia de Culinária Tōtsuki[editar | editar código-fonte]

Senzaemon Nakiri (薙切 仙左衛門, Nakiri Senzaemon?)
O grande comandante da Academia. Avô de Erina e Alice e sogro de Leonora.
Roland Chapelle (ローラン・シャペル, Roran Shaperu?)
Fumio Daimidō
Jun Shiomi (汐見 潤, Shiomi Jun?)
Takao Miyazato (宮里 隆夫, Miyazato Takao?)

Alunos Formados da Academia de Culinária Tōtsuki[editar | editar código-fonte]

Jōichirō Saiba
Kojirō Shinomiya (四宮 小次郎, Shinomiya Kojirō?)
Gin Dōjima (堂島 銀, Dōjima Gin?)
Taki Tsunozaki (角崎 瀧, Tsunozaki Taki?)
Hinako Inui (乾 日向子, Inui Hinako?)
Fuyumi Mizuhara (水原 冬美, Mizuhara Fuyumi?)
Sonoka Kikuchi (木久知 園果, Kikuchi Sonoka?)
Donato Gotōda (ドナート 梧桐田, Donato Gotōda?)
Hitoshi Sekimori (関守 平, Sekimori Hitoshi?)

Elite dos Dez[editar | editar código-fonte]

Satoshi Isshiki
Ocupa a 7ª posição.
Etsuya Eizan
Ocupa a 9ª posição.
Erina Nakiri
Ocupa a 10ª posição.

Outros Personagens[editar | editar código-fonte]

Jōichirō Yukihira (幸平 城一郎, Yukihira Jōichirō?)
Voz de: Rikiya Koyama (vomic)
Também atende pelo nome de Jōichirō Saiba (才波 城一郎, Saiba Jōichirō?). É viúvo e pai de Soma além de proprietário e chef do Restaurante Yukihira, contando sempre com o apoio de Soma. O nome de sua esposa falecida nunca é citado, nem mesmo a aparência dela é demonstrada.
Leonora Nakiri (薙切 レオノーラ, Nakiri Reonōra?)
Mãe de Alice e nora de Senzaemon.
Mayumi Kurase (倉瀬 真由美, Kurase Mayumi?)
Amiga de Soma desde o jardim de infância, frequentava regularmente o Restaurante Yukihira antes deste fechar o estabelecimento e ir para os Estados Unidos e de Soma ingresses na Academia de Culinária Tootsuki. Demonstrar ter uma queda por Soma e lamenta por não poder vê-lo frequentemente. Chega a visitá-lo na véspera do confronto contra Subaru.
Yaeko Minegasaki (峰ヶ崎 八重子, Minegasaki Yaeko?)
Mulher de negócios impiedosa que queria adquirir o Restaurante Yukihira para destruí-lo e prosseguir com a construção de casas para sua empresa. Soma, que recusara aceitar o restaurante de seu pai fechado, é desafiado por ela: se ele conseguisse preparar um prato que a satisfizesse ela nunca mais tentaria adquirir o restaurante. Soma conseguiu realizar tal façanha, fazendo com que Minegasaki e seus três auxiliares tivesse um foodgasm. Apareceu apenas no primeiro capítulo do mangá e nunca mais apareceu.


1ª Temporada[editar | editar código-fonte]

Episódio Brasil Japão Exibição
01 "Um Deserto Sem Fim" Hatenaki Kōya" (果てなき荒野) 03 de abril de 2015
Soma trabalha como aprendiz de chef no restaurante de seu pai Joichiro. Um dia, enquanto seu pai está ausente, uma planejadora de vida urbana nomeado Yaeko Minegasaki chega e ameaça fechar o restaurante para construir um hotel de luxo no local. Yaeko estraga a carne no restaurante e encomendas,pede a Soma para cozinhar-lhe um saboroso prato de carne se Soma quer manter o restaurante aberto. Em resposta ao desafio, Soma cozinha porco assado, Just Kidding, substituindo a carne com batatas envolvidas com o bacon, e Yaeko acha realmente saboroso. Apesar de salvar o restaurante, Joichiro decide fechar o restaurante por três anos optando por viajar para o exterior e Soma é enviado para Totsuki Academy para fazer o exame de entrada. 


02 "Língua De Deus" Kami no Shita" (神の舌) 10 de abril de 2015
Quando Erina, conhecida como Língua de Deus, é anunciada como o examinadora, todos os candidatos, exceto Soma retiram-se do exame. Para o exame, Soma é ordenado a cozinhar um prato com ovos para satisfazer seu apetite altamente seletivo. Soma cozinha um prato de seu menu secreto chamado Transforming Furikake Gohan. Apesar de ser muito impressionado com o seu prato,como ela não gosta de sua atitude arrogante e sente que o orgulho dela estaria ameaçado se ela aceitas-se que uma pessoa de sua posição social seja ser admitida. Mais tarde, seu avô prova seu prato e subverte a sua decisão de rejeitar a admissão. 


03 "O Chef Que Nunca Sorri" Kono Ryōrijin wa Warawanai" (この料理人は笑いわない) 17 de abril de 2015
Na cerimônia de entrada, Soma declara que ele vai se tornar o melhor aluno em Totsuki usando os outros alunos como trampolins,Oque deixa alguns furiosos e outros desanimados. No primeiro dia, Soma se vê obrigado a trabalhar com Megumi, uma chef que mal tinha sido admitida na academia e é uma classe E mais proxima da expulsão. O desafio é fazer o Beef Bourguignon para satisfazer o professor Roland Chapelle, que tem um rigoroso padrão de classificação. Soma e Megumi encontrar um problema quando um aluno adiciona sal para atrapalhar sua dush, mas Soma vem através usando mel rapidamente para amaciar a carne, trazer um sorriso a Chapelle e ganhar um A série. 
04 "A Maria Da Kyokusei" Kyokusei no Maria(極星の聖母 (マリア)) 24 de abril de 2015
Soma chega a Kyokusei,um dormitorio,e se vê obrigado a cozinhar para satisfazer Fumio a diretora do dormitorio, a fim de se tornar um residente. Não sabendo que ele deveria fornecer seus próprios ingredientes, ele cozinha com os ingredientes restantes e cozinha um prato chamado o Improvised Cavala Burger Meal. Agora, um residente Kyokusei Dormitório, Soma encontra os outros residentes e aprende sobre o Elite 10 enquanto os residentes decidem dar uma festa para recebê-lo. Naquela noite, Soma e Satoshi cozinham um prato para o outro, e Satoshi diz a ele que ele é um dos Elite 10. 


05 "A Rainha Do Gelo E A Tempestade Da Primavera" Kōri no Joō to Haru no Arashi" (氷の女王と春の嵐) 01 de maio de 2015
 
06 "Invasora Da Carne" Niku no Shinryakusha(肉の侵略者) 08 de maio de 2015
 
07 "O Don Silencioso , O Don Eloquente" Shizukanaru Donburi, Yūben'na Donburi" (静かなる丼、雄弁な丼) 15 de maio de 2015
 
08 "O Concerto Da Inspiração E Imaginação" Hassō to Sōzō no Kyōsōkyoku" (発想と創造の協奏曲) 22 de maio de 2015
 
09 "O Manto Que Adorna A Montanha" Yama o Irodoru i(山を彩る衣) 29 de maio de 2015
 
10 "A Recette Suprema" Shijō no Rusetto 05 de junho de 2015
 
11 "O Mago Que Veio Do Leste" Higashi-kara Kita Majutsushi" (東から来た魔術師) 12 de junho de 2015
 
12 "Memória De Um Prato" Hito Sara no Kioku" (ひと皿の記憶) 19 de junho de 2015
 
13 "Ovos Antes Do Amanhecer" Yoake Mae no Tamago-tachi" (夜明け前の卵たち) 26 de junho de 2015
 
14 "Metamorfose" "Metamorufōze" (メタモルフォーゼ) 07 de Julho de 2015
 
15 "O Homem Chamado de Shura" "Syūra to Yobareda Otoko" (『修羅』と呼ばれだ男) 18 de Julho de 2015
 
16 "O Décimo Sexto Prato" "Manri o Kakeru Ryōrinin" (万里を駆ける料理人) 25 de Julho de 2015
 
17 "O Karaage Sensual" "Kannō no Karaage" (官能の唐揚げ) 31 de Julho de 2015
 
18 "Karaage da Juventude" "Seishun no Karaage" (青春の唐揚げ) 07 de Agosto de 2015
 

14 "Guerra de comida" Food Wars! 4 de julho ( desculpe-me a falta de organização e informação mas fui mais eficiente)

Referências

  1. «Shokugeki no Souma estreia em Abril de 2015». Banca do Anime. 24 de Dezembro de 2015. Consultado em 1º de Janeiro de 2015. 
  2. «Shokugeki no Souma estreia em Abril de 2015». Banca do Anime. 24 de Dezembro de 2015. Consultado em 1º de Janeiro de 2015. 
  3. «Viz Media Adds Shokugeki no Sōma Cooking Comedy Manga». Anime News Network (em inglês). 4 de novembro de 2013. Consultado em 6 de Maio de 2014. 
  4. «Food Wars!, Volume 1» (em inglês). Viz Media. Consultado em 28 de Maio de 2014. 
  5. «Daigo Aoki». Shokugeki no Soma Wiki (em inglês). 18 de Setembro de 2014. Consultado em 1º de Janeiro de 2015. 
  6. «Shōji Satō». Shokugeki no Soma Wiki (em inglês). 18 de Setembro de 2014. Consultado em 1º de Janeiro de 2015. 

Navegação[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.