Aflatoxina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Estrutura química da (–)-aflatoxina B1.

As aflatoxinas são um grupo de micotoxinas produzidas por muitas das espécies do fungo Aspergillus, tais como Aspergillus flavus, Aspergillus niger e Aspergillus parasiticus.

Contaminação e efeitos patológicos[editar | editar código-fonte]

Estas substâncias são tóxicas, ligando-se ao DNA das células provocando uma inibição da replicação do DNA. São causadoras de cancro em humanos e outros animais.

O fungo Aspergillus encontra-se bastante disseminado na Natureza, afectando diversos tipos de culturas agrícolas. Estas tornam-se então uma fonte primária de contaminação; as aflatoxinas podem encontrar-se também no leite de animais que consumam alimentos afectados, bem como em amendoins contaminados.

A exposição a altas concentrações de aflatoxinas produz graves danos no fígado, tais como necrose, cirrose hepática, carcinoma ou edema. A capacidade de absorção e processamento de nutrientes é gravemente comprometida. A exposição crónica a níveis sub-críticos de aflatoxina não é tão grave, mas aumenta a probabilidade de desenvolvimento de cancro hepático.

Tipos de aflatoxinas[editar | editar código-fonte]

Existem pelo menos 13 tipos diferentes de aflatoxina de origem natural. A aflatoxina B1 é considerada como sendo a mais tóxica, sendo produzida pelos fungos Aspergillus flavus e A. parasiticus. As aflatoxinas G1 e G2 são produzidas em exclusivo pelo fungo A. parasiticus. A presença de Aspergillus sp. em produtos alimentícios não é uma indicação segura de presença de aflatoxina, mas esses alimentos devem ser considerados como potencialmente perigosos.

Alguns tipos de aflatoxinas:

  • Aflatoxinas B1 e B2: produzidas por A. flavus e A. parasiticus.
  • Aflatoxinas G1 e G2: produzidas por A. parasiticus.
  • Aflatoxina M1: metabolito da aflatoxina B1 em animais, incluindo humanos.
  • Aflatoxicol.

Espécies que produzem aflatoxina[editar | editar código-fonte]

Aspergillus nomius

Ligações externas[editar | editar código-fonte]