Hamilton Prisco Paraíso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hamilton Prisco Paraiso
Nascimento 23 de agosto de 1922
 Salvador, Bahia Bahia
Morte 7 de julho de 2005 (82 anos)
Nacionalidade brasileiro
Ocupação Político
Advogado

Hamilton Prisco Paraiso (Salvador, 23 de agosto de 19227 de julho de 2005) formou-se pela Universidade Federal da Bahia em 1944, foi Chefe do Gabinete do Ministério da Educação e Saúde em 1944, foi Secretário do Presidente do Banco do Brasil em 1955, Chefe de Gabinete do Ministério da Fazenda, e Ministro da Fazenda em 1961.[1][2] Foi Membro do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Consultor Jurídico da Cia. Vale do Rio Doce, da Comissão do Vale do São Francisco e da Comissão Nacional do Livro Didático.

Em 2004 recebeu da Câmara Municipal do Rio de Janeiro o Título de Cidadão Honorário.

Prisco Paraiso foi Professor da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-RJ, da Universidade do Estado da Guanabara UERJ, da Escola de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas ESBAP, do Instituto Rio Branco, Faculdade de Ciências Financeiras e Administrativas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ, da Escola de Comércio da Fundação Getúlio Vargas FGV, e do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos INEP.

Como Advogado foi sócio e advogado Chefe do escritório Prisco Paraíso Advogados, tendo também atuado como executivo em diversos setores.

Foi Vice-Presidente Executivo do Banco da Bahia S.A., Vice-Presidente da Petroquímica da Bahia S.A., Diretor do Banco da Bahia Investimentos S.A.

Foi presidente do Conselho de Administração da Pronor S.A., e Membro do Conselho de Administração da Odebrecht S.A. (atual Novonor), da Nitrocarbono S.A., da Isocianatos S.A., da UNIPAR S.A., e da Mesbla S.A., tendo sido Membro do Conselho Consultivo para o Brasil da GE General Electric, e Consultor Jurídico da Aracruz Celulose.

Foi ministro interino da Fazenda, de 8 de maio a 18 de agosto de 1961.[1][2]

Referências

  1. a b «Ministérios». Biblioteca da Presidência da República. Consultado em 22 de abril de 2023 
  2. a b «Ministros interinos mais longevos». Poder360. Consultado em 22 de abril de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Clemente Mariani
Ministro da Fazenda do Brasil
1961
Sucedido por
Clemente Mariani


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.