Pedro Malan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pedro Malan com Paul O'Neill (secretário do Tesouro dos Estados Unidos)

Pedro Sampaio Malan (Rio de Janeiro, 19 de fevereiro de 1943) é um engenheiro eletricista e economista brasileiro, tendo sido professor da PUC-Rio.

Formou-se engenharia elétrica pela Escola politécnica da Pontifícia Universidade Católica em 1965, e conquistou um doutorado em economia pela Universidade de Berkeley.

Malan trabalhou para o governo de Fernando Collor de Mello como negociador responsável pela reestruturação da dívida externa brasileira nos termos do Plano Brady, redução da dívida pública, reformas do estado e pela condução do plano de privatização e abertura comercial. Foi um dos arquitetos do Plano Real.

Malan foi Ministro da Fazenda durante os dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso, de 1 de janeiro de 1995 - quando FHC assumiu o primeiro mandato de presidente - até 31 de dezembro de 2002, quando terminou o segundo mandato.

Em determinado momento, a condição de "homem-forte" de Malan dentro do governo foi tanta que o PSDB chegou a cogitar sua candidatura à sucessão de Fernando Henrique Cardoso em 2002. No fim, entretanto, o escolhido foi o então ministro da Saúde José Serra.

Foi presidente do conselho de administração do Unibanco entre 2004 e 2005, vice-presidente do Conselho da Fundação Unibanco. Atualmente, atua como presidente do Conselho Consultivo Internacional do Itaú Unibanco, além de participar do conselho administrativo da Globex, holding que controla o Ponto Frio, e da Alcoa Alumínios, entre outros.

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Pedro Malan é pai da jornalista Cecília Malan, da Rede Globo, onde atualmente trabalha como correspondente no escritório da Globo Internacional, em Londres

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Pedro Malan
Precedido por
Paulo César Ximenes
Presidente do Banco Central do Brasil
19931994
Sucedido por
Gustavo Franco
Precedido por
Ciro Gomes
Ministro da Fazenda
19952002
Sucedido por
Antônio Palocci
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.