Lista de viagens presidenciais de Joachim Gauck

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esta é uma lista de viagens presidenciais internacionais realizadas por Joachim Gauck, o 11º Presidente da Alemanha desde sua posse em 18 de março de 2012 ao dia do fim do seu governo em 18 de março de 2017.

Viagens por país[editar | editar código-fonte]

Número de visitas País
1 visita Afeganistão, África do Sul, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Hungria, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos, Etiópia, Finlândia, Grécia, Índia, Japão, Jordânia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Mali, Malta, Mongólia, Nigéria, Noruega, Peru, Romênia, Tanzânia, Tunísia, Turquia, Santa Sé, Uruguai
2 visitas Brasil, Bulgária, Eslovênia, Letônia, Portugal
3 visitas Israel, República Checa, Ucrânia
4 visitas Áustria, Bélgica, Reino Unido, Suíça
5 visitas Itália, Países Baixos
6 visitas França
11 visitas Polônia

2012[editar | editar código-fonte]

País Cidade/Região Período Anfitrião Notas
 Polónia Varsóvia 26 - 27 de março Bronisław Komorowski Em sua visita inaugural à Polônia, Gauck foi recebido pelo Presidente Bronisław Komorowski e reuniu-se com o Primeiro-ministro Donald Tusk.
 Bélgica Bruxelas 16 - 17 de abril Elio Di Rupo Gauck visitou as instituições da União Europeia e da OTAN sediadas em Bruxelas e Estrasburgo; reuniu-se com o Secretário-geral da OTAN Anders Fogh Rasmussen e foi recebido pelo Primeiro-ministro belga Elio Di Rupo, o Presidente do Conselho Europeu Herman Van Rompuy e o Presidente da Comissão Europeia José Manuel Barroso.
 França Estrasburgo Nicolas Sarkozy
 Suécia Estocolmo 4 de maio Rei Carlos XVI Gustavo Gauck foi recebido pelo Rei Carlos XVI Gustavo em cerimônia solene no Palácio Real de Estocolmo e participou das comemorações pelo 400º aniversário da Tyska Skolan (Escola Alemã) na Gamla stan.
 Países Baixos Breda
Amsterdão
5 - 6 de maio Rainha Beatrix Em sua primeira viagem presidencial aos Países Baixos, Gauck tornou-se o primeiro dignatário estrangeiro a participar das celebrações pelo Dia da Liberação (Bevrijdingsdag), nas quais discursou publicamente. Posteriormente, reuniu-se com a Rainha Beatrix e o Príncipe-herdeiro Guilherme-Alexandre.[1]
 Israel Tel Aviv
Jerusalém
28 - 31 de maio Shimon Peres Em Tel Aviv, Gauck foi recebido pelo Presidente israelense Shimon Peres e reuniu-se com outros políticos proeminentes, como o Primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, o Ministro do Exterior Avigdor Liberman e o Líder da Oposição Shelly Yachimovich. Durante sua viagem, o presidente alemão visitou o memorial Yad Vashem e o Instituto Weizmann de Ciência, reunindo-se posteriormente com sobreviventes do Holocausto e a delegação olímpica israelense de 1972.[2]
 Palestina Rehovot
Ramallah
Mahmoud Abbas
Suíça Chur 11 de junho Eveline Widmer-Schlumpf Gauck participou do encontro informal entre chefes de Estado de língua germânica, incluindo o Presidente austríaco Heinz Fischer e Aloísio de Liechtenstein.
 Itália Roma 15 de junho Giorgio Napolitano
 França Paris 2 de julho François Hollande
 Reino Unido Londres 27 - 28 de julho Isabel II Gauck participou de uma recepção formal no Palácio de Buckingham oferecida pela Rainha Isabel II em honra aos chefes de Estado presentes na abertura dos Jogos Olímpicos de 2012. No dia seguinte, Gauck reuniu-se com atletas alemães na Vila Olímpica e assistiu uma competição de ginástica na Arena de Greenwich.
 Polónia Kostrzyn nad Odrą 2 de agosto Gauck inaugurou o festival Przystanek Woodstock.
 Áustria Viena 16 de agosto
 Reino Unido Londres 29 - 30 de agosto Rainha Isabel II Gauck participou da cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de 2012. No dia seguinte, o presidente alemão reuniu-se com atletas na Vila Paralímpica de Londres e concedeu as medalhas aos atletas de Ciclismo.
 Dinamarca Copenhaga 11 de setembro Rainha Margarida II Em sua viagem inaugural à Dinamarca, Gauck foi recebido pela Rainha Margarida II e membros de seu governo.
 Chéquia Praga
Lidice
10 de outubro Václav Klaus Gauck reuniu-se com o Presidente Václav Klaus e o Primeiro-ministro Petr Nečas. Posteriormente, o presidente alemão conheceu ativistas da Revolução de Veludo. A viagem foi encerrada com uma visita ao Memorial Lidice em memória da retaliação nazista à Operação Antropoide.
 Reino Unido Londres 13 de novembro
 Itália Nápoles 19 - 20 de novembro
Vaticano Santa Sé Cidade do Vaticano 5 - 6 de dezembro Papa Bento XVI
 Croácia Zagreb 6 - 7 de dezembro
 Afeganistão Mazar-i-Sharif
Cabul
17 - 19 de dezembro

2016[editar | editar código-fonte]

País Cidade/Região Período Anfitrião Notas
Suíça Davos 20 de janeiro Johann Schneider-Ammann Gauck participou do Fórum Econômico Mundial.[3]
Nigéria Lagos
Abuja
2-8 de fevereiro Muhammadu Buhari Gauck foi recebido pelo Governador Akinwunmi Ambode em Lagos, onde reuniu-se também com o vencedor do Nobel de Literatura Wole Soyinka. Ainda na cidade, reuniu-se com representantes comerciais alemães e nigerinas.[4] Em Abuja, o presidente alemão reuniu-se com Kadré Désiré Ouédraogo, presidente da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, e visitou o campo de refugiados de Nova Kuchigoro. No fim da visita oficial, Gauck foi recebido com honras militares pelo Presidente Muhammadu Buhari no Palácio Presidencial.[5]
Mali Bamako
Koulikoro
Ibrahim B. Keïta Em sua visita ao Mali, Gauck foi recebido pelo Presidente Ibrahim Boubacar Keita. Posteriormente, visitou as instalações da Missão de Treinamento da União Europeia no Mali (EUTM) e reuniu-se com tropas alemães em Camp Gecko.[6]
 Bélgica Bruxelas
Antuérpia
Mechelen
Liège
Eupen
8-10 de março Rei Filipe Em sua visita oficial à Bélgica, Gauck foi recebido com honras militares pelo Rei Filipe e a Rainha Matilde e teve reuniões posteriores com o Primeiro-ministro Charles Michel e lideranças da do Parlamento belga.[7] Em Eupen, reuniu-se com Oliver Paasch, Presidente-ministro da Comunidade germanófona.[8]
 China Beijing
Xangai
Xi'an
20-24 de março Xi Jinping Em sua visita oficial a China, Gauck reuniu-se com o Presidente Xi Jinping e teve encontro de palestras com intelectuais, artistas e líderes religiosos do país. Posteriormente, o presidente alemão discursou na Universidade Tongji, em Xangai.[9]
 Itália Turim 13 de abril Sergio Mattarella
 Reino Unido Órcades
Londres
31 de maio-1 de junho Rainha Isabel II Em sua visita oficial ao Reino Unido, Gauck uniu-se a Princesa Ana em serviço memorial na Catedral de São Magno para comemorar o centenário da Batalha da Jutlândia.[10][11][12] Após os eventos e sua breve passagem pelas Órcades, Gauck seguiu para a capital britânica, onde foi recebido pela Rainha Isabel II.[13] Em paralelo aos eventos oficiais, a comitiva alemã visitou o Victoria and Albert Museum.
 Polónia Varsóvia 17 de junho Andrzej Duda
Roménia Bucareste
Sibiu
20-24 de junho Klaus Iohannis Gauck reuniu-se com o Presidente romeno Klaus Johannis e o Primeiro-ministro Dacian Ciolos. Posteriormente, liderou encontro com empresários do país e representantes da sociedade.[14]
 Bulgária Sófia Rosen Plevneliev Gauck participou do Fórum Econômico Alemanha-Bulgária.
 Eslovênia Ljubljana Borut Pahor Gauck compareceu às comemorações do 25º aniversário da Independência da Eslovênia.
 Chile Santiago 11-16 de julho Michelle Bachelet
Uruguai Montevidéu Tabaré Vázquez
 Bélgica Bruxelas 7-8 de setembro Charles Michel Gauck compareceu a uma reunião de chefes de Estado de países germânicos.
 Bulgária Sófia
Plovdiv
14-15 de setembro Rosen Plevneliev Gauck compareceu à reunião de chefes de Estado do Grupo de Arraiolos.
 Ucrânia Kiev 29 de setembro Petro Poroshenko Gauck participou do memorial de 75 anos dos massacres de Babi Yar.[15]
 Israel Jerusalém 30 de setembro Reuven Rivlin Gauck liderou a delegação alemã no funeral de Estado de Shimon Peres, ex-presidente e primeiro-ministro israelense.[16]
 Polónia Gdansk 10 de novembro Andrzej Duda
 Japão Tóquio
Quioto
Nagasaki
13-18 de novembro Akihito
 Polónia Szczecin 28 de novembro Andrzej Duda

2017[editar | editar código-fonte]

País Cidade/Região Período Anfitrião Notas
 França Paris 25-26 de janeiro François Hollande Gauck reuniu-se com o Presidente francês François Hollande e recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade Paris-Sorbonne.
Espanha Madrid 1 de fevereiro Rei Filipe VI Gauck foi recebido com honras para um banquete real oferecido pelo Rei Filipe VI e a Rainha Letícia no Palácio Real de Madrid. Posteriormente, a comitiva alemã visitou o Museu do Prado.
 Países Baixos Den Haag
Maastricht
6-7 de fevereiro Rei Guilherme-Alexandre Em sua visita oficial aos Países Baixos, Gauck foi recebido pelo Rei Guilherme-Alexandre e a Rainha Máxima. Em seguida, visitou a Mauritshuis e recebeu o título honoris causa da Universidade de Maastricht.
 Letônia Riga 9 de fevereiro Raimonds Vējonis Em sua viagem à Letônia, Gauck foi recebido pelo Presidente Raimonds Vējonis e reuniu-se com os presidentes Dalia Grybauskaitė (da Lituânia) e Kersti Kaljulaid (da Estônia).

Referências

  1. «German president addresses Dutch WWII remembrance». Deutsche Welle. 5 de maio de 2012 
  2. «Walking a Fine Line: German President Gauck Impresses on Israel Visit». Spiegel Online. 30 de maio de 2012 
  3. «Davos 2016: eight key themes for the World Economic Forum». The Guardian. 19 de janeiro de 2016 
  4. «German President Joachim Gauck on a 4-day visit to Nigeria». Africa News. 10 de fevereiro de 2016 
  5. «Gauck visits a Nigeria face with serious challenges». Deutsche Welle. 2 de fevereiro de 2016 
  6. «Joachim Gauck, président de la République fédérale d'Allemagne : 'Nous réaffirmons notre soutien au Mali'». aBamako. 16 de fevereiro de 2016 
  7. «German President Joachim Gauck visits Belgium». European Photos Agency. 10 de março de 2016 
  8. «Deutscher Bundespräsident Gauck am 10. März in Eupen». Oliver Paasch. 10 de março de 2016 
  9. «German President presses China on political prisoners during state visit». The New York Times. 25 de março de 2016 
  10. «Princess joins WW1's Battle of Jutland commemorations». BBC News. 28 de maio de 2016 
  11. «Battle of Jutland centenary marked with service in Orkney Islands». The Guardian. 31 de maio de 2016 
  12. «German President Joachim Gauck attends 'Battle of Jutland' commemorations». Deutsche Welle. 31 de maio de 2016 
  13. «Queen Elizabeth II And Prince Philip Welcome German President». IB Times. 2 de junho de 2016 
  14. «German President Joachim Gauck on state visit to Romania Monday through Wednesday». Agerpress. 19 de junho de 2016 
  15. Roth, Andrew (29 de setembro de 2016). «Ukraine marks 75th anniversary of killing of Jews at Babi Yar». Washington Post 
  16. «Líderes estrangeiros participam de cerimônia de funeral de Shimon Peres». G1. 30 de setembro de 2016