Tuna Luso Brasileira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tuna Luso
Nome Tuna Luso Brasileira
Alcunhas Cruz de Malta
Águia do Souza
Águia Guerreira
Elite do Norte
Torcedor(a)/Adepto(a) Tunante
Cruzmaltino
Luso
Mascote Águia
Fundação 1 de janeiro de 1903 (121 anos)
Estádio Francisco Vasques
Capacidade 5.760
Localização Belém, PA
Presidente Brasil Fabiano Bastos
Treinador(a) Brasil Mazinho
Patrocinador(a) Brasil Governo do Pará
Brasil Microlins
Brasil Casa do Sorveteiro
Brasil Fort Fruit
Material (d)esportivo Brasil Dittz
Competição Pará Campeonato Paraense
Ranking nacional 53º lugar, 357 pontos
Website Site Oficial
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Tuna Luso Brasileira (conhecida por Tuna Luso ou apenas Tuna) é uma agremiação esportiva da cidade de Belém, capital do Estado do Pará, fundada a 1º de janeiro de 1903. A Tuna Luso é históricamente a terceira força do futebol paraense, esporte no qual mais se destaca, o clube tem um total de 10 títulos do Campeonato Paraense e ainda dois títulos de divisões de acesso do Campeonato Brasileiro de Futebol.

História

O Clube cruzmaltino, conhecido hoje como Tuna Luso Brasileira foi criada em 01 de janeiro de 1903 se deu por 21 portugueses tendo à frente o caixeiro Manoel Nunes da Silva que ancorado no porto de Belém comandava sua orquestra que entoava canções para amenizar a saudade de Portugal, o que deu a origem ao nome Tuna, que quer dizer “Grupo de Estudantes que viajam por diversas localidades organizando concertos musicas” e Luso em homenagem à pátria distante e Caixeral representando a categoria econômica dos fundadores (caixeiros). O clube foi criado com o objetivo de difundir e perpetuar a cultura musical portuguesa, foi inicialmente chamada de Tuna Luso Caixeiral, pelos seus fundadores portugueses, que tinham como ocupação vendedores viajantes (caixeiros). Posteriormente, em 1926, foi denominada de Tuna Luso Comercial e por fim, em 1968, como Tuna Luso Brasileira.

De sua fundação até o ano de 1906 a Tuna difundia apenas músicas, chegando a contratar o famoso orquestra português Antônio Lobo. O esporte chegou ao clube da Tuna no ano de 1906 quando foi criado o departamento náutico, aproveitando a extinção do Yole Club e do Syrio. Na época a Tuna estava dentro dos melhores clubes brasileiros conquistando inclusive um deca-campeonato, que lhe deu o honroso título de Rainha do Mar.

E depois de nove anos, em 1915, a Tuna se inseriu no espaço esportivo paraense, mas apenas para o consumo caseiro. Sua estréia de forma amadora aconteceu em 1º de outubro de 1915 quando o time foi campeão, após vencer o Grêmio Luzitânio, a sua primeira taça de futebol, mais conhecida como “5 de outubro”. A partir de então a Tuna estreou no cenário esportivo, não só no futebol e destaca-se até hoje nas modalidades de futebol, natação, entre outros esportes.

Em 1937, a Tuna Luso conquista o primeiro campeonato paraense de forma invícta. O time base era: Licínio, Setenta, Cinco, Aldomário, Pellado, Setenta e Sete, Lulu, Conega, Jango, Pitota e Patesko. Um grande momento para a Tuna foi a década de 80, quando, além de dois campeonatos estaduais (1983 e 1988), sagrou-se campeã do Brasileiro da Segunda Divisão, em 1985. Desde 1988, a equipe não adicionou mais nenhum título estadual à sua coleção de troféus - nesse período, foi vice-campeã em cinco ocasiões, acumulando assim dez campeonatos e 18 vice-campeonatos paraenses, e confirmando ser um dos grandes do futebol estadual.

Além disso, em 1992, conseguiu outro importante título nacional, o Campeonato Brasileiro da Terceira Divisão.

Mais recentemente, na mesma Série C, em 2006, terminou na 11º posição.

No Campeonato Paraense de 2007, a Tuna venceu o primeiro turno, mas foi derrotada pelo Remo nas finais do campeonato, sagrando-se vice-campeã e credenciando-se a participar da Série C 2007.

No dia 2 de novembro de 2008, a Tuna Luso sagrou-se campeã da Copa dos Clubes Campeões do Centenário, competição promovida pela FPF, em comemoração aos 100 anos de disputa do campeonato paraense. Os clubes participantes foram: Paysandu, Remo, Tuna Luso e União Esportiva (clube extinto, mas representado pelo Ananindeua).

Remo e Paysandu desistiram da competição logo após o Remo perder por 3 a 1 para a Tuna e o Paysandu perder por 2 a 1 para o União Esportiva, alegando prejuizos financeiros com a manutenção dos elencos, devido ao fato de o torneio ter sido realizado no final da temporada 2008. Com a desistência dos dois grandes clubes do futebol paraense, a final foi entre a Tuna e a União Esportiva. Por ter vencido o primeiro jogo por 3 a 1, a equipe alviverde foi para a final com vantagem, tendo empatado por 0 a 0 e ficado com a taça.

Em 2007, a agremiação se recuperou dos vexames protagonizados nos Campeonatos Paraenses de 2005 e 2006, quando a Tuna ficou em 11º e 10º. Começou bem 2007, sendo campeão da Taça Cidade de Belém, equivalente ao 1º Turno, assegurando uma vaga para a Copa do Brasil e para a disputa da 3ª divisão.

Mas a equipe despencou no segundo turno, e na decisão, perdeu para o seu rival Remo, ficando com o vice campeonato. No Campeonato Brasileiro, a Águia do Souza fez uma bela campanha, mas foi eliminada na 3ª Fase e não se classificou no octagonal final, terminando a competição na 14º colocação com 18 pontos. Os Cruzmaltinos perderam mais terreno em 2008, fez uma péssima campanha e terminou na penúltima posição dos dez participantes da Elite do Campeonato Paraense.

Na Copa do Brasil, a Lusa foi eliminada pelo Coritiba na primeira fase em dois jogos (0x0) e (6x0).

A Tuna não conseguiu a classificação para a disputa da Elite do Campeonato Estadual, ficando a dois pontos do São Raimundo. Na 1ª Fase do Estadual, a Águia mais uma vez ficou sem disputar a Fase Principal do certame paraense, distante da vaga por apenas um ponto, perdendo a classificação para o estreante time do Cametá.

Atualidade

A Lusa montou um time modesto, mas competitivo em 2011. Começou de forma razoável, vencendo uma das duas partidas, mas o Sport Belém complicou a Águia do Souza, causando a demissão do técnico Carlos Lucena, que comandava a Tuna desde 2007, e com a chegada de Flávio Goiano, a Lusa venceu três partidas seguidas, entretanto, no último jogo, precisava de uma combinação de resultados para se classificar para a elite do Campeonato Paraense. Em um jogo emocionante, a Tuna venceu o Santa Rosa, em Mãe do Rio, e contou com o empate de Ananideua e Castanhal, fazendo com que a Tuna se consagrasse campeã da 1ª Fase e após mais de dois anos, voltasse a disputar a Fase Principal. Apesar da boa campanha na 1ª Fase do certame estadual, a lusa não conseguio a classificação para as semi-finais da Taça Cidade de Belém, ficando na quinta colocação, após empatar com a equipe do Cametá. O segundo turno do campeonato paraense começou melhor para a Tuna, após vencer o Águia de Marabá em Belém e empatar com o Castanhal fora de casa, a Tuna alcançou a liderança do campeonato, para disparar na liderança, a Tuna precisava apenas de uma simples vitória no clássico contra o Paysandu no estádio Francisco Vasques, acabou perdendo por 3x1. Após a derrota no clássico contra os bicolores, a Tuna foi goleada pelo São Raimundo por 4x1 em pleno Souza, perdeu para o Indepedente por 1x0 em Tucuruí, após as duas derrotas seguidas, foram goleados pelo Clube do Remo no clássico disputado no estádio Evandro Almeida, após as três derrotas seguidas, a Tuna ficou ameassada pelo rebaixamento para a 1ª Fase do campeonato estadual. A lusa precisava apenas de um modesto empate contra a equipe do Cametá diante de sua torcida em Belém, apesar do favoritismo, a equipe perdeu por 2x1, decretando o rebaixamento dos cruzmaltinos para disputar novamente a 1ª Fase do Parazão em 2012. Apesar da vergonhosa campanha da Tuna no estadual, a Lusa sagrou-se campeão paraense de futebol femenino ainda em 2011, conquistando a vaga paraense para ser representante do estado na Copa do Brasil de futebol femenino.

Símbolos

Torcida

Bandeira da Tuna Luso.

A Tuna Luso têm como mascote uma águia e a sua torcida é chamada de cruzmaltina pela sua origem na colônia portuguêsa. O clube tem um escudo oval, com seis gomas, no seu centro aparece a "Cruz de malta" que é um dos simbolos maiores do clube.

Em 1 de junho de 2006, um grupo de quatro amigos, levados pela idéia de construir um movimento de apoio à Tuna Luso nas arquibancadas, fundou a torcida organizada Movimento Uniformizado Cruzmaltino, mais conhecida como MUC. O projeto cresceu e hoje tem cerca de 315 membros associados, com simpatizantes por todo o Brasil e no mundo (por exemplo, Japão).

Ainda em 2006 um outro grupo de torcedores da Tuna Luso formou uma associação, a Associação dos Torcedores e Amigos da Tuna (ATAT), com o objetivo de colaborar ativamente com o clube. A associação tem participado em diversas atividades administrativas e financeiras da Tuna.

A Tuna Luso estabelece atualmente um contato muito forte com aquela que representa a maior expressão popular do clube, a torcida. Com torcedores tradicionais e um outro grupo mais jovem que vem a somar com a tradição do clube existem hoje na Tuna duas grandes forças dessa manifestação. Juntas as duas torcidas dão todo o apoio necessário e ajudam a divulgar o nome do time no esporte paraense.

Mascote

A mascote da Tuna Luso é a águia. O animal foi escolhido como um dos símbolos do clube por ser considerada a ave mais forte, bonita e corajosa do mundo animal. Além disso, a águia também tem um grande poder de renovação.

Hino do Clube

Nós estamos empunhando a bandeira
Comemorando a nossa vitória,
Tuna, Tuna, Tuna
É mais um time
Que entra na história.
-
Tuna Luso Brasileira,
O teu passado é de glória
Lutando na terra e no mar
E conquistando sempre as vitórias.
-
Nós estamos empunhando a bandeira
Comemorando a nossa vitória
Tuna, Tuna, Tuna
É mais um time que
Que entra na história.
-
Verde, branco e a cruz de malta,
Que mora no meu coração
Tu és a águia do Souza
E serás sempre em toda geração.
-
Nós estamos empunhando a bandeira
Comemorando a nossa vitória
Tuna, Tuna, Tuna
É mais um time que entra na história.

Estádio

O estádio próprio da Tuna Luso chama-se Francisco Vasques, popularmente conhecido como "Souza", com capacidade para 5.000 torcedores. Contudo, os jogos de maior porte da equipe são disputados no Estádio Olímpico do Pará, com capacidade para 46.000 pessoas.

Rivalidades

Tuna Luso x Remo ou Re x Tu

Remo x Tuna é o segundo maior clássico da cidade de Belém. Tuna Luso e Remo se confrontam-se desde 15 de novembro de 1931, com empate em 0 a 0 - Jogo amistoso.

Estatísticas de Tuna Luso x Remo
  • Jogos: 454
  • Vitórias do Remo: 204
  • Vitórias da Tuna Luso: 128
  • Empates: 122
  • Gols do Remo: 709
  • Gols da Tuna Luso: 560
  • Maior goleada do Remo: 7 - 0 em 17 de maio de 1959
  • Maior goleada da Tuna Luso: 6 - 1 em 20 de abril de 1941
  • Último jogo: Remo 5 x 2 Tuna Luso, 09 de maio de 2011

Tuna Luso x Paysandu ou Pa x Tu

Além do Remo, a Tuna também tem como rival o Paysandu. As duas equipes se confrontam desde 11 de dezembro de 1932, quando os bicolores venceram pelo placar de 2x0 em jogo válido pela Taça Concódia.

Estatísticas de Paysandu x Tuna Luso
  • Jogos : 308
  • Vitórias do Paysandu : 131
  • Vitórias da Tuna Luso : 109
  • Empates : 68
  • Último jogo : Tuna Luso 1 x 3 Paysandu, 17 de Abril de 2011.

Estatisticas

Brasil Campeonato Brasileiro - Série A
Ano 1971 1972 1973 1974 1975 1976 1977 1978 1979
Pos. - - - - - - - - - 71°
Ano 1980 1981 1982 1983 1984 1985 1986 1987 1988 1989
Pos. - - - - 30° - 43° - - -
Ano 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999
Pos. - - - - - - - - - -
Ano 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009
Pos. - - - - - - - - - -
Ano 2010
Pos. -


Brasil Campeonato Brasileiro - Série B
Ano 1971 1972 1973 1974 1975 1976 1977 1978 1979
Pos. 12° - - - - - - - -
Ano 1980 1981 1982 1983 1984 1985 1986 1987 1988 1989
Pos. 17° 08 - - - 01° - - - 89°
Ano 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999
Pos. - 21° - - 13° 14° 16° 08° 15° 20°
Ano 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009
Pos. - 23° - - - - - - - -
Ano 2010
Pos. -


Brasil Campeonato Brasileiro - Série C
Ano 1981 1982 1983 1984 1985 1986 1987 1988 1989
Pos. - - - - - - 06° - -
Ano 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999
Pos. - - 01° - - - - - - -
Ano 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009
Pos. - - 24° 08° 39° - 11° 14° - -
Ano 2010
Pos. -


Títulos

Nacionais

Estaduais

(1937, 1938, 1941, 1948, 1951, 1955, 1958, 1970, 1983 e 1988).
(2008).
  • 1ª Fase do Campeonato Paraense 1
(2011).

Interestaduais

(1964).
  • Torneio Pará-Goiás: 1
(1973).

Campanhas em Destaque

(1931, 1934, 1940, 1943, 1945, 1950, 1953, 1962/1963/1964, 1976, 1984, 1986, 1991, 1996, 2002, 2003 e 2007).

Elenco atual

Goleiros
Jogador
Brasil Adriano
Brasil Kleber
Brasil Rafael do Ó
Defensores
Jogador Pos.
Brasil Bruno Prado Z
Brasil Cristovan Capitão. Z
Brasil Bruno Oliveira Z
Brasil Max Z
Brasil Hugo Deleon LD
Brasil Leandro LD
Brasil Victor Castro LD
Brasil Carlinhos Marahu LE
Brasil Leo LE
Meio-campistas
Jogador Pos.
Brasil Dudu V
Brasil Japonês V
Brasil Pitbul V
Brasil Alexandre Pinho V
Brasil André Barata M
Brasil Negreti M
Brasil Alexandre Chaves M
Brasil Welthon M
Brasil Pituta M
Atacantes
Jogador
Brasil Felipe Mamão
Brasil Adriano Miranda
Brasil Fabinho
Brasil Zazá
Brasil Elias
Brasil Kanu
Comissão técnica
Nome Pos.
Brasil Flávio Goiano T

Comissão técnica

Atual
Comissão Técnica
Brasil Mazinho Auxiliar Técnico
Brasil Carlos Trindade Preparador Físico
Brasil Lubrax Preparador de Goleiros
Brasil Elysson Fisiologista
Brasil Hamilton Massagista


Ranking da CBF

  • Posição: 53º
  • Pontuação: 357 pontos

Ranking criado pela Confederação Brasileira de Futebol que pontua todos os times do Brasil.

Ver também

Ligações externas

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.