Villa Nova Atlético Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura outros significados de Vila Nova, veja Vila Nova.
Villa Nova
Nome Villa Nova Atlético Clube
Alcunhas Leão do Bonfim
Leão Maluco
Glorioso
Maior do Interior
Time da Terra do Ouro
Alvirrubro
Torcedor(a)/Adepto(a) Villanovense
Mascote Leão
Principal rival América Mineiro
Atlético Mineiro
Cruzeiro
Fundação 28 de junho de 1908 (115 anos)
Estádio Castor Cifuentes
Capacidade 5.160 pessoas
Localização Nova Lima, Minas Gerais, Brasil
Presidente Bruno Sarti
Treinador(a) Vinícius Munhoz
Patrocinador(a) Cedro Mineração
Material (d)esportivo Kickball
Competição Campeonato Mineiro - Módulo I
Copa do Brasil
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Villa Nova Atlético Clube (conhecido como Villa Nova ou apenas como Villa) é um clube esportivo brasileiro, sediado em Nova Lima, na grande Belo Horizonte. Foi fundado em 28 de junho de 1908 com o nome de Villa Nova Athletic Club (o nome da agremiação foi aportuguesado pelas reformas estatutárias posteriores) por trabalhadores ingleses da Saint John Del Rey Mining Company Limited.

É conhecido popularmente como O Leão do Bonfim, apelido que faz referência ao mascote e ao bairro do Bonfim, localidade onde está sediado o clube alvirubro. Seu estádio é o Estádio Municipal Castor Cifuentes, também conhecido como Alçapão do Bonfim, onde manda suas partidas desde 1930, tendo disputado no total 3.112 jogos em sua História, até a partida contra o Palmas em 27 de novembro de 2020.

O Villa Nova tem a maior torcida do interior de Minas Gerais, segundo pesquisa divulgada em janeiro de 2008 pelo Datafolha, e também é considerado o mais bem sucedido clube do interior do estado. Suas cores tradicionais são o vermelho e o branco.

Dentre as principais conquistas do Villa Nova, destacam-se 1 Campeonato Brasileiro da Série B, 5 Campeonatos Mineiros, 2 Taças Minas Gerais e 4 Campeonatos Mineiros do Interior, ostentando ainda 6 vice-campeonatos mineiros em seu cartel.[carece de fontes?] A conquista do Campeonato Brasileiro Série B de 1971 foi a primeira conquista de alguma divisão do Campeonato Brasileiro por um clube do interior de seu estado.[1]

Na primeira metade dos Anos 1930 foi o grande time mineiro, conquistando quatro títulos estaduais e mais três do Torneio Início.

História[editar | editar código-fonte]

Segundo clube mais antigo de Minas Gerais em atividade, o Villa Nova foi fundado em 28 de junho de 1908, em reunião no salão de honra da Câmara Municipal da então denominada Villa de Nova Lima, por operários e mineradores ingleses da Saint John Del Rey Mining Company Limited. Naquela data, elegeu-se sua primeira diretoria,[2] que estava assim constituída:

  • Presidente: Adolpho de Magalhães
  • Secretário e tesoureiro: José Furtado Leite
  • Capitão-geral: G. F. Fellows

O Villa Nova foi primeiro clube em atividade a entrar nos gramados mineiros, o que ocorreu na partida em que o Villa derrotou o Combinado de Lagoinha, bairro de Belo Horizonte, por 2 a 1, em Nova Lima, no mesmo dia em que o Leão foi fundado. Apesar de ser três meses e três dias mais novo do que seu rival histórico, o Atlético, o Villa carrega essa marca história de ser a primeira equipe mineira em atividade a entrar em campo, porque o Galo só foi jogar sua primeira partida em 1909.

Dois anos depois, contra o Yale, o Villa faturou a primeira taça, ao vencer este rival de então, por 2 a 1. No dia 7 de setembro de 1910, alguns atletas do extinto Sport junta-se a atletas do Morro Velho e o Villa Nova e realizam a primeira partida interestadual de Belo Horizonte. Essa equipe formada foi denominado de Combinado Mineiro, e o adversário desse combinado foi o Riachuelo, equipe do Rio de Janeiro. O placar final foi de 7 a 1 para o Riachuelo.

O Leão foi também o primeiro clube mineiro a formar jogadores que disputariam uma Copa do Mundo com a Seleção Brasileira de Futebol, no caso, Zezé Procópio e Perácio, em 1938, quando já não mais jogavam no Villa.

Embora filiado à Liga Mineira desde 1915, apenas em 1927 o Villa Nova foi aceito como participante do Campeonato Mineiro, então Campeonato da Cidade de Belo Horizonte, sob a alegação de que a distância era grande (15 km), e dificultaria o deslocamento dos outros clubes até Nova Lima.

Outro momento de grande importância para o Villa Nova foi a criação da primeira liga profissional de futebol, em 1933, como resultado da presença cada vez maior de interesses econômicos de dirigentes e atletas, decorrentes da popularização do esporte, fato que também acontecia em vários estados do Brasil , assim como outros países nessa mesma época. Entre os grandes clubes mineiros, Atlético e Palestra também aderiram ao profissionalismo, seguindo uma tendência de crescimento e modernização que se manifestava em diversos campos da vida cultural belo-horizontina, enquanto o América permaneceu amador, capitulando ao profissionalismo apenas em 1943, dando espaço para o crescimento de seus rivais citadinos, a partir daí.

Na década de 1930, marcada institucionalmente pela profissionalização, a hegemonia esportiva esteve sintomaticamente nas mãos do Villa Nova, seja pelos títulos conquistados, seja também por outras grandes campanhas nessa década, pois o Leão do Bonfim foi um dos baluartes da profissionalização do futebol em terras mineiras.

Martim Francisco, técnico do clube em 1951, foi durante essa passagem baseada como inventor do 4-2-4.  Tal fato foi destacado no livro 'Pirâmide Invertida' de Jonathan Wilson (considerado a Bíblia da história da tática no futebol)

O time profissional do Villa Nova participou dos campeonatos promovidos pela Federação Mineira de Futebol desde 1927, exceto o de 1995, quando o Leão disputou e foi campeão do Campeonato Mineiro Módulo II, sendo tetracampeão mineiro (1932, 1933, 1934 e 1935) , além de campeão mineiro em 1951. A maior façanha do Villa Nova, entretanto, foi a de ter sido o primeiro campeão brasileiro da Segunda Divisão, em 1971, competição equivalente à atual Série B.

Em 90 campeonatos mineiros disputados até 2014, o Villa Nova chegou entre os 5 primeiros em 49.

No Villa, já despontaram craques como Arizona, os irmãos Juca, Vaduca e Osório, Anísio Clemente (Seleção Brasileira), Lito, Tião, Gato, Escurinho, Gil (Seleção Brasileira), Totonho, Luizinho (Seleção Brasileira), Perácio, Zezé Procópio, Geninho, Chico Preto, Canhoto, Alfredo Bernardino e tantos outros.

Patrocinado tradicionalmente pela Anglogold Ashanti, denominação atual da antiga Mineração Morro Velho S.A., com a qual mantém laços históricos profundos, o Villa conquistou em 21 de dezembro de 2007 o patrocínio adicional da Fiat.

No final de 2014 clube inaugura 1ª fase da construção do CT Leão do Bonfim para base e profissional com 3 campos em Nova Lima.

Em 2015, o Villa Nova entrou em grave crise, com quedas no faturamento e consequentes salários atrasados que levaram os atletas a entrarem em greve. Apenas a categoria de base tinha bons desempenhos.[3]

Após anos de más campanhas na elite mineira, o Villa Nova Atlético Clube foi rebaixado em 2020 pela segunda vez em sua rica história a nível estadual.

O ano de 2021 começou da pior maneira possível: a Prefeitura Municipal de Nova Lima decidiu cortar a subvenção histórica destinada ao clube. Como era a principal renda do Leão, a equipe ficou perto de fechar as portas da maneira mais melancólica possível.

No apagar das luzes, perto do início do Campeonato Mineiro do Módulo II, uma parceria com o Coimbra fez com que o Villa tivesse condições de disputar a competição. A jovem equipe de Contagem emprestou tudo para o Leão, em uma parceria nunca visto na história do futebol Brasileiro.

Em uma campanha sólida e guerreira, o Villa Nova se sagrou campeão do Módulo II após vencer o Democrata de Governador Valadares por 3x1 em casa. A conquista do título quebrou um jejum de 15 anos sem levantar um troféu, já que o último havia sido em 2006 pela Taça Minas Gerais.

Antes do campeonato começar, o Villa Nova AC era tido como candidato a brigar pelo rebaixamento, e a campanha pegou a todos de surpresa, mostrando mais uma vez a força do clube.

Formações históricas[editar | editar código-fonte]

Entre 1927 e 1939, a pior colocação do Villa no Campeonato Mineiro foi o quarto lugar (em 1928 e 1939), tendo o time nesse período se destacado bastante nos amistosos contra equipes poderosas do Estado do Rio de Janeiro e do Estado de São Paulo, o que demonstra a qualidade técnica de uma das forças do futebol brasileiro desta época.

Algumas formações do Villa Nova entraram para história, seja pela beleza do futebol apresentado ou pela importância das conquistas. Abaixo relacionamos alguns times que se tornaram indeléveis na história do futebol mineiro e brasileiro:

  • 1932: Time-Base Campeão Mineiro
Gustavo, Barão e Sérgio; Tico-Tico, Carazo e Geninho; Lacerda, Cícero, Prão, Canhoto e Tonho. Técnico: Zé de Deus.
  • 1933: Time-Base Campeão Mineiro
Geraldão, Sérgio e Chico Preto; Zezé Procópio, Neco e Geninho; Tonho, Alfredo Bernardino, Lêra, Varela e Canhoto. Técnico: Zé de Deus.
  • 1934: Time-Base Campeão Mineiro
Geraldão, Sérgio e Chico Preto; Zezé Procópio, Neco e Geninho; Tonho, Alfredo Bernardino, Perácio, Lêra e Canhoto. Técnico: Zé de Deus.
  • 1935: Time-Base Campeão Mineiro
Geraldão, Sérgio e Chico Preto; Zezé Procópio, Neco e Geninho; Tonho, Alfredo Bernardino, Prão, Perácio e Canhoto. Técnico: Zé de Deus.
  • 1951: Time-Base Campeão Mineiro
Arizona, Madeira e Anísio; Vicente, Lito e Tão; Osório, Vaduca, Chumbinho, Foguete e Escurinho. Técnico: Martim Francisco e Prão.
  • 1968: Time-Base Campeão da Zona Centro do Torneio Centro-Sul
Eduardo; Dodó, Cicinão, Carlos Martins e João Francisco; Daniel e Piorra; Dias, Paulinho Cai-Cai, Osmar e Jesuíno. Técnico: Léo Coutinho.
  • 1971: Time-Base Campeão Brasileiro da Segunda Divisão
Arésio; Cassetete, Zé Borges, Bráulio e Mário Lourenço; Daniel e Piorra; Jésum, Eduardo Perrela, Paulinho Cai-Cai e Dias. Técnico: Martim Francisco.
  • 1974: Time-Base Campeão da Copa Centro da Federação Mineira de Futebol
Helinho; Índio, Paulo Roberto (Luciano Vieira), Miro e Guilherme; Toninho Catimba e Carlos Roberto; Tonho, Hamilton Frigideira, Silvinho e Jurandi (Lula). Técnico: Moacir Rodrigues.
  • 1976: Time-Base Campeão do Torneio Incentivo
Zé Maurício; Dê, Luciano Vieira, Bosco e Alan; Pirulito, Nini e China (Marquinhos); Ronaldo, Danilo e Zu (Claudinho). Técnico: Martim Francisco e Tenente Djalma Martins de Almeida.
  • 1977: Time-Base Campeão da Taça Minas Gerais
Ganga; Dê (Índio), Bosco, Dias e Alan; Pirulito, China e Claudinho; Ronaldo, Dirceu Bilisquete e Tonho (Jurandi). Técnicos: Arizona, Anísio Clemente, Tenente Djalma Martins de Almeida e Martim Francisco.
  • 1987: Time-Base Campeão do Torneio Incentivo
Roberto Carlos; Gilmar Oliveira, Isaac, Marcus Vinícius Buru e Jardel; Alex Caloi, Erivelto e Elísio; Zé Carlos, Marcus Vinícius Breu e Paulinho Kiss. Técnico: Dawson Laviola Matos.
  • 1995: Time-Base Campeão Mineiro do Módulo II
Mutolovick; Toninho, Geovane, Luizinho e Vítor; Tonho, Carlinhos, Guiba e Arthurzinho; Róbson e Edmundo. Técnicos: Rui Guimarães e Palhinha.
  • 1997: Time-Base Vice-Campeão Mineiro
Cláudio; Wilson Mineiro, Cláudio Roberto, Eleomar e Wander; Jean, Alemão, Guiba e Kal Baiano; Milton e Adão. Técnico: Luciano Paschoal e Brandãozinho.
  • 2006: Time-Base Campeão da Taça Minas Gerais
Glaysson; Mateus, Eddiê (César), Carciano e Marcel; André, Emerson, Paulo César e Márcio Guerreiro; Jil (Clodoaldo) e Márcio Diogo (Eraldo). Técnico: Francisco Carlos Ferreira da Silva - Pirulito.
  • 2021: Time-Base Campeão Mineiro do Módulo II
Glaycon, Thiago Ferreira, Alagoano, Stockl e Thainler (Adrian); Kauê, Yan (William) e Gabriel Carioca (Gustavo Crecci); Bruninho, Igor e Mateus Oliveira. Técnico: Cícero Júnior..

Títulos[editar | editar código-fonte]

NACIONAIS
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Brasileiro - Série B 1
1971
ESTADUAIS
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Mineiro 5
1932, 1933, 1934, 1935 e 1951
Taça Minas Gerais 2
1977 e 2006
Campeonato Mineiro - Módulo II 2
1995 e 2021
Campeonato Mineiro do Interior 4
1984, 1997, 1998 e 1999
Torneio Início 5
1930, 1932, 1935, 1946 e 1953

Outras conquistas[editar | editar código-fonte]

Campanhas de destaques[editar | editar código-fonte]

Categorias de Base[editar | editar código-fonte]

O Villa Nova na história[editar | editar código-fonte]

O Villa Nova de 1908 a 7 de março de 2024
Vitórias Empates Derrotas Gols Pró Gols Contra Total de Jogos
1.267 801 1.061 4.986 4.135 3.164
  • Resultados desconhecidos: 35[4]
O Leão no Campeonato Mineiro – até 2 de março de 2024
Vitórias Empates Derrotas Gols Pró Gols Contra Total de Jogos
605 443 623 2.394 2.279 1.671

Participações[editar | editar código-fonte]

Participações em 2024
Competição Temporadas Melhor campanha Estreia Última P Aumento R Baixa
Minas Gerais Campeonato Mineiro 96 Campeão (5 vezes) 1927 2024 2
Troféu Inconfidência 2 Vice Campeão (2023) 2022 2023
Módulo II 2 Campeão (1995 e 2021) 1995 2021 2
Taça Minas Gerais 18 Campeão (1977 e 2006) 1973 2012
Brasil Campeonato Brasileiro 3 33º colocado (1979) 1978 1985
Série B 3 Campeão (1971) 1971 2000
Série C 11 6º colocado (2004 e 2005) 1994 2007 1
Série D 8 10º colocado (2011) 2011 2024
Copa do Brasil 7 2ª fase (2007 e 2024) 1998 2024

Outras estatísticas[editar | editar código-fonte]

Brasil Campeonato Brasileiro
Ano 1971 1972 1973 1974 1975 1976 1977 1978 1979
Pos. 37º 33º
Ano 1980 1981 1982 1983 1984 1985 1986 1987 1988 1989
Pos. 37º
Ano 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999
Pos.
Ano 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009
Pos.
Ano 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019
Pos.
Ano 2020 2021 2022 2023 2024 2025 2026 2027 2028 2029
Pos.
Brasil Série B
Ano 1971 1972 1973 1974 1975 1976 1977 1978 1979
Pos.
Ano 1980 1981 1982 1983 1984 1985 1986 1987 1988 1989
Pos. 43º
Ano 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999
Pos.
Ano 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009
Pos. 33º
Ano 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019
Pos.
Ano 2020 2021 2022 2023 2024 2025 2026 2027 2028 2029
Pos.
Brasil Série C
Ano 1981 1982 1983 1984 1985 1986 1987 1988 1989
Pos.
Ano 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999
Pos. 24º 67º 60º 29º 10º
Ano 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009
Pos. 26º 90º 13º
Ano 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019
Pos.
Ano 2020 2021 2022 2023 2024 2025 2026 2027 2028 2029
Pos.
Brasil Série D
Ano 2009
Pos.
Ano 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019
Pos. 10º 31º 41º 40º 47º 12º
Ano 2020 2021 2022 2023 2024 2025 2026 2027 2028 2029
Pos. 51º
Brasil Copa do Brasil
Ano 1989
Pos. -
Ano 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999
Pos. 36º 48º
Ano 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009
Pos. 36º 21º
Ano 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019
Pos. 70º 85º
Ano 2020 2021 2022 2023 2024 2025 2026 2027 2028 2029
Pos. 44º
Minas Gerais Campeonato Mineiro - Módulo I
Ano 1915 1916 1917 1918 1919
Pos.
Ano 1920 1921 1922 1923 1924 1925 1926 1927 1928 1929
Pos. 10º*
Ano 1930 1931 1932 1933 1934 1935 1936 1937 1938 1939
Pos. 6º* -
Ano 1940 1941 1942 1943 1944 1945 1946 1947 1948 1949
Pos.
Ano 1950 1951 1952 1953 1954 1955 1956 1957 1958 1959
Pos. *
Ano 1960 1961 1962 1963 1964 1965 1966 1967 1968 1969
Pos. 10º
Ano 1970 1971 1972 1973 1974 1975 1976 1977 1978 1979
Pos. 11º
Ano 1980 1981 1982 1983 1984 1985 1986 1987 1988 1989
Pos. 10º 14º 14º 10º 12º 13º
Ano 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999
Pos. 13º 19º 19º 17º
Ano 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009
Pos. 10º
Ano 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019
Pos. 10º 10º
Ano 2020 2021 2022 2023 2024 2025 2026 2027 2028 2029
Pos. 11º
  • 1929 : O Villa desiste de continuar sua participação no torneio porque a maioria das equipes de BH se recusaram a viajar para Nova Lima e jogar contra o Leão.
  • 1931 : Devido a divergências com a Federação, Villa Nova, América e Sete de Setembro abandonaram o campeonato desligando-se da LMDT e formaram uma nova federação, a AMEG, criando no ano seguinte outro campeonato.
  • 1958 : Desclassificado no Torneio Eliminatório, que classificou para a fase final, 8 clubes.
Minas Gerais Taça Minas Gerais
Ano 1973 1974 1975 1976 1977 1978 1979
Pos. 11º
Ano 1980 1981 1982 1983 1984 1985 1986 1987 1988 1989
Pos. 14º 13º 14º
Ano 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999
Pos.
Ano 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009
Pos.
Ano 2010 2011 2012 2013 2014 2015
Pos.

Recordes[editar | editar código-fonte]

Maiores goleadores[editar | editar código-fonte]

 
GOLS
1. Canhoto 108
2. Lêra 105
3. Alfredo Bernardino 103

Recordistas de gols em uma única partida[editar | editar código-fonte]

 
GOLS
1.Carvalho 7 (Villa 8–1 A.Nogueira, 27 de março de 1927)
2.Perácio 7 (Villa 11–1 Retiro, 31 de março de 1936)

Jogadores que mais atuaram[editar | editar código-fonte]

 
PARTIDAS
1. Anísio 339
2. Isaac 306
3. Pirulito 302

Técnicos que mais dirigiram[editar | editar código-fonte]

 
PARTIDAS
1. Rui Guimarães 144
2. Arizona 133
3. Dawson Laviola 123

Técnicos com melhor aproveitamento[editar | editar código-fonte]

 
APROVEITAMENTO / PARTIDAS
1. Zé de Deus 80,20% / 102
2. Euclides Dias 66,11% / 91
3. Tenente Djalma 65,09% / 55

Maiores goleadas aplicadas[editar | editar código-fonte]

 
GOLEADAS
1. A. Nogueira 1–14 Villa (25 de fevereiro de 1932)
2. Villa 12–0 Palmeiras-MG (11 de novembro de 1928)
3. Villa 12–0 Ideal (18 de março de 1979)

Maiores públicos[editar | editar código-fonte]

  • Exceto rodadas duplas, partidas em Minas Gerais.
 
PÚBLICOS
1. Villa 0–1 Cruzeiro (22 de junho de 1997) 132.834
2. Villa 1–2 Atlético (21 de abril de 2013) 48.525
3. Villa 2–2 Atlético (24 de janeiro de 1952) 40.000
4. Villa 1–2 Atlético (22 de março de 2009) 39.094
5. Villa 0–1 Cruzeiro (7 de maio de 1972) 35.690
6. Villa 0–1 Cruzeiro (17 de fevereiro de 2018) 31.705
7. Villa 1–4 Cruzeiro (18 de novembro de 1979) 31.355
8. Villa 3–3 Atlético (23 de março de 1968) 29.800
9. Villa 0–2 Atlético (6 de agosto de 1967) 29.144
10. Villa 0–1 Cruzeiro (1 de setembro de 1968) 28.060

Ranking da CBF[editar | editar código-fonte]

Ranking atualizado em dezembro de 2023

  • Posição: 204º
  • Pontuação: 102 pontos

Ranking criado pela Confederação Brasileira de Futebol para pontuar todos os clubes do Brasil.[5]

Clássicos[editar | editar código-fonte]

Atualmente, são considerados clássicos para o Villa Nova os confrontos contra o América-MG, contra o Atlético Mineiro e contra o Cruzeiro.

O maior rival do Villa Nova AC é o América Mineiro, clube que mais enfrentou o alvirrubro na história. Os clubes já se enfrentaram em mais de 200 ocasiões, decidindo por inúmeras vezes o Campeonato Mineiro nas décadas de 1940 e 1950 e a Taça Minas Gerais em 1977. O clássico contra o Coelho também é o de maior equilíbrio entre o Villa e as três principais equipes da capital mineira.

São outros rivais do Villa Nova: o Atlético, rival mais antigo do Leão, e o Cruzeiro, contra quem o Villa fez sua última final estadual, em 1997. Além da proximidade geográfica, outro fator importante para a rivalidade é o grande número de partidas e a longevidade dos confrontos.

O Leão também já possuiu uma rivalidade com o Siderúrgica, a qual englobava as duas únicas equipes do interior a serem campeões estaduais em mais de uma vez. As equipes chegaram a decidir o título do Campeonato Mineiro em 1937, vencido pelos sabarenses.

O Villa Nova também já fez um clássico com o outro único clube nova-limense a jogar o Campeonato Mineiro, o Retiro Sport Club, contra quem o Villa venceu todos os confrontos válidos pelo estadual.

Torcidas organizadas[editar | editar código-fonte]

  • Torcida Organizada Diaboloco
  • Torcida Pele Vermelha
  • Torcida Força Jovem
  • Torcida Terror Jovem Villanovense
  • Pavilhão Vermelho
  • Torcida Esquadrão Alvirubro

Presidentes[editar | editar código-fonte]

O atual presidente do clube é Bruno Sarti. Bruno Sarti é o 56º presidente na história do clube alvirrubro. O primeiro foi Hary Lowse, o inglês foi eleito no dia da fundação da agremiação, em 28 de junho de 1908.[6][7]

Elenco Atual[editar | editar código-fonte]

  • Legenda
  • Capitão Capitão
  • Emprestado Jogador emprestado
  • Prata da casa Jogador de base
Goleiros
Jogador
Brasil Glaycon Emprestado
Brasil Vinicius Magno
Brasil Gustavo Abdo Prata da casa Emprestado
Brasil Marcos Prata da casa Emprestado
Defensores
Jogador Pos.
Brasil Matheus Stockl Z
Brasil Anderson Alagoano Z
Brasil Michel Rocha Z
Brasil Dudu Borges Capitão LD
Brasil Gabriel Carioca Emprestado LE
Brasil Thiago Ferreira Emprestado LE
Brasil Thainler LE
Meio-campistas
Jogador Pos.
Brasil Lucas Coutinho Emprestado V
Brasil Kaue Emprestado V
Brasil Diego Fumaça V
Brasil Adrian V
Brasil Willian Junior Emprestado M
Brasil Yan Carlos M
Brasil Matheus Lima Emprestado M
Atacantes
Jogador
Brasil Rafael Emprestado
Brasil Pablo Emprestado
Brasil Mateus Oliveira
Brasil Bruno Rocha Emprestado
Brasil Patrick Prata da casa
Brasil Igor Oliveira Emprestado
Brasil Luan
Comissão técnica
Nome Pos.
Brasil Cicero Júnior T
Brasil Diogo Evaristo AS

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]