Associação Desportiva Itaboraí

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Itaboraí
Nome Associação Desportiva Itaboraí
Alcunhas Azulão
Águia do Leste Fluminense
Torcedor(a)/Adepto(a) Alvianil
Roceiro
Mascote Águia
Fundação 30 de julho de 1976 (47 anos)
Estádio Alzirão
Capacidade 900 espectadores[1]
Localização Itaboraí, Brasil
Presidente Luiz Carlos Raimundo
Material (d)esportivo WA Sport
Competição Campeonato Carioca - Série C
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Associação Desportiva Itaboraí, conhecido como Itaboraí e cujo acrônimo é ADI, é uma agremiação esportiva da cidade de Itaboraí, no estado do Rio de Janeiro, fundada a 30 de julho de 1976.

História[editar | editar código-fonte]

Participa do antigo Campeonato Estadual Fluminense em 1977 com grande êxito, conseguindo o vice-campeonato, ao perder o título para o Manufatora Atlético Clube.

Em 1978, disputa a Divisão de Acesso (Segunda Divisão) do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, no primeiro certame após a fusão dos estados da Guanabara e Rio de Janeiro. A campanha é ruim e o clube não consegue se classificar para a segunda fase.

Advém um longo período de licença que termina apenas em 1995, quando o Itaboraí retorna ao profissionalismo. Disputa a Quarta Divisão com uma boa campanha, conseguindo se classificar para a última fase, sendo o quinto colocado na classificação geral, atrás somente de Tio Sam Esporte Clube, Belford Roxo Futebol Clube, Estrela da Serra Futebol Clube e Brasil Industrial Esporte Clube.

Em 2007, muitos pensaram que o clube havia retornado ao profissionalismo por conta de um homônimo que disputou a Terceira Divisão de Profissionais, mas tratava-se de uma outra agremiação intitulada Itaboraí Futebol Clube.

Em 2010, se inscreve para disputar a Terceira Divisão de Profissionais. Seu presidente, José Carlos Cobra, era o então secretário de Esporte e Lazer da cidade. Tinha como referência o trio Bicão, Bigode e Robinho os dois primeiros acabaram se transferindo para o Esporte Clube São João da Barra.

Em 2011 o ex-jogador e agora treinador Valdir Bigode acertou para comandar a Associação Desportiva Itaboraí (ADI) cercado de expectativa tropeça no comando do Águia. Tinha como referência o atacante rápido e baixinho "Carlinhos".

Em 2014 volta a disputar a Serie C do Campeonato Carioca. A volta ao futebol profissional causa mudanças, como na presidência do clube, assume Hebson Barreto Cardozo Junior, conhecido apenas como Júnior Cardozo, é divulgado um novo escudo apenas com nome da cidade, para que o clube passe a ser conhecido pelo nome da cidade que representa e não mais pela sigla, porém, nome completo está mantido. Outra mudança passa pelas cores do clube. Antes nas cores azul marinho, branca e laranja, o novo símbolo tem um azul mais claro como predominante, com um estrelas representando os distritos da cidade e um fundo branco no centro do escudo, envolvido por aros dourados e um grande pássaro, também azul, no meio. Quem assumiu o comando técnico foi o ex- jogador do Botafogo Paulo Cesar.

Em 2015 disputou a série C do Campeonato Carioca. O clube anunciou a contratação do meia Willian Bersan, que disputou a última edição da Copa Rio pelo Boavista. Ele assinou com o Itaboraí até dezembro, se tornou uma das grandes esperanças da torcida. Outras contratações importantes foram a do centroavante Edu e do meio-campista Caio Cezar, este último que teve uma grande passagem pelo Madureira e outra passagem um pouco mais breve pelo Boavista. O técnico Paulo César Teixeira, ídolo da torcida Legião Azul, se afastou do comando do time por problemas de saúde, sendo substituído por Brenner, ex-jogador do Vasco da Gama e que estava como auxiliar técnico. No dia 6 de agosto de 2015, em jogo histórico contra o São Gonçalo EC, a Associação Desportiva Itaboraí conquistou o acesso à Série B. O nome da partida foi do atacante Edu, com dois gols, além da assistência pro gol de Bersan. Em 23 de agosto de 2015, ainda foi campeão do Carioca Série C após vencer o Artsul no primeiro jogo com resultado a favor de 3-1 e depois empatar sem gols.

Atualmente disputa o Campeonato Carioca Série B. Para a competição o clube manteve a base do ano anterior, contratando reforços pontuais como o goleiro Dida, o zagueiro Raphael Neuhaus, formado pelas categorias de base do Fluminense, tendo inclusive disputado a Copa São Paulo de futebol Juniores de 2009, e o meio-campista Jeferson Paulista, ex-Botafogo. Foi finalista do primeiro turno do campeonato, a Taça Santos Dumont, empatando o primeiro jogo da decisão por 1-1 em casa e perdendo na volta no Estádio Jânio Moraes, casa do Nova Iguaçu pelo placar de 2-1.

Chegou a deter uma das maiores invencibilidades do Brasil em casa, foram 29 jogos sem perder em casa entre o período de 18 de maio de 2014 até 17 de setembro de 2016, quando a equipe do Nova Iguaçu derrotou o Itaboraí no Alzirão pelo Placar de 1-0. Outro grande destaque tem sido a presença da torcida em jogos dentro e fora de casa, que fez com que o time tivesse a maior média de público da Serie B do Campeonato Carioca de 2016.

Em julho de 2016, foi confirmada sua participação na Copa Rio, pela primeira vez.[2], no qual alcançou a semifinal, sendo eliminada pela Portuguesa da Ilha.

Em 2018, o Itaboraí foi vice-campeão da Copa Rio, perdendo para o Americano na final e, assim, conseguiu a vaga para o Campeonato Brasileiro de Futebol de 2019 - Série D.[3]

Entretanto, a sorte começou a mudar no ano seguinte. Em 2019, o Itaboraí terminou a campanha na Série D do Brasileirão em 3.° Lugar do Grupo A14 e amargou o rebaixamento para a Terceira Divisão do Campeonato Carioca.[4] No entanto, em 2020, por problemas financeiros, o clube não disputou a competição e, com isso, foi punido com o descenso para a última divisão do Campeonato Carioca.[5]

Em 2023, surge a notícia de que o A.D Itaboraí voltará a ativa na temporada de 2024 para disputar a Série C do Campeonato Carioca. Com uma nova gestão esportiva comandada pelo novo presidente, Luiz Carlos Raimundo "Ludo", assumindo uma dívida que ultrapassa os R$50.000,00.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Principais títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Carioca - 3ª divisão 1 2015

Campanhas de destaque[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Estádio Alziro de Almeida em Itaboraí será casa do Atlético no estadual» (em inglês). Atlético Carioca. Consultado em 22 de junho de 2018 
  2. «Federação inclui Itaboraí na disputa da Copa Rio, que passa a ter 15 equipes». globoesporte.globo.com 
  3. Eu,Rio!; Gontijo, Gabriel; Rio!, Eu (6 de outubro de 2018). «Americano vence Itaboraí por 1 a 0 e é campeão da Copa Rio». Eu, Rio!. Consultado em 1 de dezembro de 2020 
  4. «Itaboraí perde para o America e está rebaixado à Série B2 do Carioca». futrio.net. 14 de setembro de 2019. Consultado em 1 de dezembro de 2020 
  5. «FFERJ confirma Série B2 para 5 de novembro; Itaboraí está fora». radioesportemetropolitano.com. Consultado em 1 de dezembro de 2020 
  • VIANA, Eduardo. Implantação do futebol Profissional no Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Editora Cátedra, s/d.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Associação Desportiva Itaboraí