Departamento Autônomo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Departamento Autônomo, mais conhecido por sua sigla (D.A.), foi um departamento de futebol do Rio de Janeiro, que substituiu a Federação Atlética Suburbana, que continha clubes de menor expressão da cidade do Rio de Janeiro e que de alguma forma não tinham condições de disputar o Campeonato Carioca. Os clubes eram amadores e disputavam competições à parte. Embora o nome sugira "autonomia", o D.A. era ligado à Federação Metropolitana de Futebol, e logo após à Federação Carioca de Futebol e à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ).

História[editar | editar código-fonte]

Após a extinção da Federação Atlética Suburbana, os clubes que dela faziam parte se sentiram desprestigiados com a política estabelecida pela Federação Metropolitana de Futebol. Na tentativa de mudar esse quadro, criou-se o Departamento Autônomo em Assembleia realizada no dia 7 de julho de 1949, da qual fizeram parte os seguintes clubes: Bento Ribeiro F.C., E.C. São José, Irajá A.C., Del Castilho F.C., Mavílis F.C., Engenho de Dentro A.C., Manufatura Nacional de Porcelana F.C., Cacique F.C., Sampaio A.C., Oriente A.C., E.C. Guanabara, Distinta A.C., E.C. Valim, E.C. Coríntians, A.A. Portuguesa, Cruzeiro F.C., Kosmos A.C., Atilla F.C., A.A. Nova América, Andaray A.C. E.C. Oity, A.C. Nacional, E.C. Royal, E.C. Anchieta e Realengo F.C.

O primeiro campeonato aconteceu em 1949 foi disputado pelas seguintes associações:

  • SÉRIE RURALCampo Grande A.C., E.C. Guanabara, Kosmos A.C., Realengo F.C., Cruzeiro F.C., Oriente A.C., E.C. Oity, Distinta A.C., S.C. Rosita Sofia e E.C. Coríntians.

Os primeiros campeões do Departamento Autônomo foram: Engenho de Dentro A.C. – Campeão Amador – e o Cruzeiro F.C. como Campeão Juvenil. Durante mais de dez anos o D.A. organizou com sucesso os campeonatos dos clubes amadores pela FMF, até seu encerramento oficial em 1960.

O D.A. foi extinto, dando lugar ao Departamento de Futebol Amador da Capital. Hoje se chama Campeonato Carioca de Futebol Amador da Capital, promovido pela FFERJ, incluindo também as categorias Infantil e Juvenil.

Campeões[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]