Estação Itaim Paulista

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2018). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
CPTM icon.svg Itaim Paulista
Uso atual Estação de Trem Urbano Estação de Trem
Administração CPTM icon.svg CPTM
Linha 12blue.png Safira
Código ITI
Movimento em 2015 35,8 mil
Serviços Acesso à deficiente físico Terminal rodoviário Escada rolante Elevador Bicicletário
Informações históricas
Inauguração 7 de fevereiro de 1926 (92 anos)
Localização
Localização Gnome-globe.png Estação Itaim Paulista
Endereço Rua Rafael Correia da Silva, 13, Itaim Paulista
Próxima estação
Sentido Brás 12blue.png Sentido Calmon Viana
Jardim Helena-Vila Mara Jardim Romano
Itaim Paulista

A Estação Itaim Paulista é uma estação ferroviária, pertencente à Linha 12 da CPTM, localizada no distrito Itaim Paulista a poucos metros do distrito do Jardim Helena (lado norte), no qual facilita o acesso dos passageiros de ambos os bairros, situados no município de São Paulo.

História[editar | editar código-fonte]

A estação foi construída pela EFCB em 7 de fevereiro de 1926, junto com a Variante de Poá, que foi inaugurada somente em 1 de janeiro de 1934.

A Variante de Poá (ou Variante de Calmon Vianna) teve a construção iniciada em 1921 pela EFCB para facilitar a viagem dos trens de carga por causa de suas poucas curvas se comparado ao ramal de São Paulo, sendo que a construção da Estação Itaim Paulista foi finalizada e o prédio inaugurado em 7 de fevereiro de 1926, mas a linha foi aberta somente em 1 de janeiro de 1934, após oito anos de interrupção das obras. Em 1 de março de 1962, a estação recebeu o último trem a vapor da linha, que ligava a Estação Roosevelt até a Estação Itaim Paulista. Em 6 de março de 1979 recebeu um novo prédio construído pela RFFSA, e a partir de 1994 passou a ser operada pela CPTM.

No ano de 2006, o prédio mais recente (construído em 1979) foi demolido para a construção de uma nova estação de acordo com o projeto de modernização da linha 12 da CPTM, uma passarela foi construída provisóriamente enquanto as obras eram realizadas. A nova estação foi entregue em 28 de maio de 2008.

Tabela[editar | editar código-fonte]

Sigla Estação Inauguração Integração Plataformas Posição Notas
ITI Itaim Paulista 7 de fevereiro de 1926 Bilhete Único da SPTrans. central superfície Estação reconstruída no padrão "metrô de superfície"
Precedido por
Jardim Helena-Vila Mara
Distância: 1 988 metros
Linha 12 da CPTM
Itaim Paulista
Sucedido por
Jardim Romano
Distância: 1 945 metros

Ligações externas[editar | editar código-fonte]