Estação Calmon Viana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
CPTM icon.svg Calmon Viana
Estação em 2010.
Uso atual Estação ferroviária
Administração CPTM red symbol.gif CPTM
Linhas 11orange.png Coral
12blue.png Safira
Código CMV
Posição Superfície
Plataformas 4 centrais e laterais
Movimento em 2015 10,9 mil
Serviços Acesso à deficiente físico Táxi Terminal rodoviário Elevador Bicicletário
Informações históricas
Inauguração 7 de fevereiro de 1926 (91 anos)
Localização
Localização Avenida Brasil, s/nº - Calmon Viana - Poá
Próxima estação
Sentido Luz Sentido Estudantes
Poá Suzano
Calmon Viana
Sentido Brás Sentido Suzano
Aracaré Suzano
Calmon Viana

A Estação Calmon Viana é uma estação ferroviária da CPTM, localizada em Calmon Viana, bairro de Poá.

Características[editar | editar código-fonte]

Pertence as linhas 11-Coral e 12-Safira, sendo terminal desta última. Junto a ela está instalado um pátio utilizado pela CPTM como apoio para serviços de manutenção e também para manobra de composições, além de uma subestação de energia construída pela EFCB. O prédio atual foi reformado em 2010, preservou a estrutura original e adicionou mais uma plataforma a estação. É totalmente adaptado à portadores de necessidades especiais, e possui também um bicicletário.

História[editar | editar código-fonte]

Construída junto com a Variante Poá pela EFCB em 7 de fevereiro de 1926, somente foi inaugurada junto com o a variante em 1 de janeiro de 1934. Recebeu o nome de Calmon Vianna, em homenagem ao engenheiro ajudante da 5º Divisão da EFCB, Antonio Calmon Vianna. Antes de ser administrada pela CPTM, a estação pertenceu a outras estatais (EFCB, RFFSA, EBTU e CBTU) que eram, na época, responsáveis pelas linhas.

Por décadas permaneceu com a estrutura original, e sem passar por nenhuma grande reforma, o que causou muito tempo de desconforto aos usuários por se tratar de uma estrutura antiga e desatualizada, não possuindo itens de acessibilidade, ainda mais sendo uma estação de integração entre 2 linhas.

No dia 15 de Outubro de 2010, a estação foi reinaugurada após uma grande reforma que preservou o prédio original (localizado ao centro das plataformas), modernizou a estrutura da estação com a implantação de uma nova passarela metálica; elevadores, sanitários e sinalização moderna para portadores de necessidades especiais; banheiros públicos e bicicletário, além de outras melhorias em comunicação visual.

Foi construída uma nova plataforma, a quarta da estação. Na cerimônia de reinauguração da estação, também foi entregue um novo trem para a Linha 12. Estiveram presentes autoridades da época, o Governador de São Paulo, Alberto Goldman, o Prefeito de Poá, Francisco Pereira de Souza e o presidente da CPTM, Sérgio Avelleda[1][2]

Tabela[editar | editar código-fonte]

Sigla Estação Inauguração Integração Plataformas Posição Notas
CVN Calmon Viana 1 de janeiro de 1934 (84 anos) Bilhete Único e Cartão BOM Centrais e Laterais superfície Prédio original da EFCB foi preservado mas passou por reforma e Retrofit em 2010

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons

Referências

Precedido por
Poá
Distância: 1.213 metros
Linha 11 da CPTM
Calmon Viana
Sucedido por
Suzano
Distância: 2.699 metros
Precedido por
Aracaré
Distância: 3.117 metros
Linha 12 da CPTM
Calmon Viana
Sucedido por
Suzano
Distância: 2.699 metros