Saltar para o conteúdo

Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 12: Linha 12:


Em [[2004]] a IECLB contava com 713.502 membros, distribuídos em 18 Sínodos, 413 paróquias, 1.770 comunidades, 1.162 Pontos de Pregação, 46 Escolas, 13 Ancionatos, 20 Hospitais e 12 [[casa de retiro|Casas de Retiro]], 577 pastores, 34 diaconisas, 98 obreiros e obreiras diaconais e 135 catequistas. Possui organizações étnicas, como a Comunidade Escandinava, Comunidade Húngara, uma Congregação Japonesa e o Grupo de Negros da Escola Superior de Teologia. A IECLB é forte atuante na área diaconal, atividades ecumênicas e missões evangelísticas.
Em [[2004]] a IECLB contava com 713.502 membros, distribuídos em 18 Sínodos, 413 paróquias, 1.770 comunidades, 1.162 Pontos de Pregação, 46 Escolas, 13 Ancionatos, 20 Hospitais e 12 [[casa de retiro|Casas de Retiro]], 577 pastores, 34 diaconisas, 98 obreiros e obreiras diaconais e 135 catequistas. Possui organizações étnicas, como a Comunidade Escandinava, Comunidade Húngara, uma Congregação Japonesa e o Grupo de Negros da Escola Superior de Teologia. A IECLB é forte atuante na área diaconal, atividades ecumênicas e missões evangelísticas.

Em 2005 houve a separação do movimento carismático da IECLB, por divergências doutrinárias, especialmente em relação ao batismo.

==Batismo==

Os luteranos adotam desde a reforma protestante o batismo de crianças, pois creem que, embora Jesus tenha dito que todos os que crerem e forem batizados serão salvos, não interpretam como "todos os que crerem e depois forem batizados serão salvos". Assim, entende-se muito bem os argumentos dos batistas, menonitas e pentecostais, mas considera-os incompletos e, em alguns casos, sem base teológica coerente. Por exemplo, argumenta-se que Jesus foi batizado com 30 anos, porém, para os luteranos, esse foi o batismo de João, que é diferente do batismo de Jesus, pois o Senhor não batizou-se a si mesmo com água e, também para os luteranos, Jesus foi circuncidado com 8 dias de vida sem ter consciência desse ato. Outro argumento é de que a criança não tem consciência do pecado, porém, para os luteranos a consciência não é condição "sine qua non" para o batismo, pois, para os luteranos, filhos de pais crentes são considerados santos como afirmou o Apóstolo Paulo. Argumeta-se também que crianças não tem pecado, mas, para os luteranos, o Rei Davi disse que do ventre já saiu em pecado. Para os luteranos o batismo é um ato simbólico de que aquela pessoa faz parte da família de Deus e acreditam que crianças aí estão incluídas quando Jesus disse que dela é o Reino dos Céus, e ainda, para deixarem vir a Ele as criancinhas, pois não é para impedí-las. Acreditam os luteranos que o batismo infantil é válido porque é feito em nome de Deus Pai , Filho e Espírito Santo, ou seja, o pastor é apenas o instrumento desse ato. Por fim, os luteranos não rejeitam batismo de adultos desde que nunca tenham sido batizado e sabem que o batismo não salva.
Sobre o Batismo do Espírito Santo os luteranos acreditam que toda igreja é batizada pelo Espírito Santo e não alguns crentes, porém sabe-se que nem todos os crentes são cheios do Espírito Santo, pois a Palavra de Deus diz para não nos esvaziarmos do Espírito de Deus, quer dizer, até uma pessoa que ora em línguas pode voltar a delinquir, pois, se fosse diferente, não teria porque vigiar. Em suma, os luteranos não confundem o Batismo do Espírito Santo com o estar cheio/adundante do Espírito Santo, pois a primeira é para toda a igreja sem acepção de pessoas e a segunda é para aqueles que se quebrantam e buscam a Deus.


==Sínodos==
==Sínodos==

Revisão das 20h22min de 16 de janeiro de 2013

O maior templo da IECLB, em Timbó
Igreja da IECLB em Carambeí

A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) é uma denominação protestante de base teológica luterana, fazendo parte da Federação Luterana Mundial. O Pastor Presidente (Bispo) da IECLB é Nestor Paulo Friedrich. Sua sede localiza-se em Porto Alegre, RS.


Histórico

A IECLB é originária principalmente da imigração de alemães evangélicos luteranos, com formações das congregações suíça em 1819 em Nova Friburgo, RJ; e de alemães em São Leopoldo, RS; Blumenau, SC, em 1824; na cidade do Rio de Janeiro 1827; em Domingos Martins, ES, em 1846; e Ponta Grossa, PR, em 1877.

Estas comunidades começaram a organizar-se com apoio da Igreja Territorial da Alemanha. Em 1886, fundou-se o Sínodo Rio-Grandense da Igreja Evangélica Alemã, sob a liderança do Rev. Wilhelm Rotermund. Em 1968, esse Sínodo, com o Sínodo Evangélico Luterano de Santa Catarina, Paraná e outros Estados da América do Sul (1905), a Associação de Comunidades Evangélicas de Santa Catarina e Paraná (1911) e o Sínodo Evangélico do Brasil Central, formaram a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). A Migração de sulistas e capixabas luteranos a partir de 1970 por outras áreas do Brasil, notavelmente em Rondônia fez surgirem novas comunidades.

Em 2004 a IECLB contava com 713.502 membros, distribuídos em 18 Sínodos, 413 paróquias, 1.770 comunidades, 1.162 Pontos de Pregação, 46 Escolas, 13 Ancionatos, 20 Hospitais e 12 Casas de Retiro, 577 pastores, 34 diaconisas, 98 obreiros e obreiras diaconais e 135 catequistas. Possui organizações étnicas, como a Comunidade Escandinava, Comunidade Húngara, uma Congregação Japonesa e o Grupo de Negros da Escola Superior de Teologia. A IECLB é forte atuante na área diaconal, atividades ecumênicas e missões evangelísticas.

Em 2005 houve a separação do movimento carismático da IECLB, por divergências doutrinárias, especialmente em relação ao batismo.

Batismo

Os luteranos adotam desde a reforma protestante o batismo de crianças, pois creem que, embora Jesus tenha dito que todos os que crerem e forem batizados serão salvos, não interpretam como "todos os que crerem e depois forem batizados serão salvos". Assim, entende-se muito bem os argumentos dos batistas, menonitas e pentecostais, mas considera-os incompletos e, em alguns casos, sem base teológica coerente. Por exemplo, argumenta-se que Jesus foi batizado com 30 anos, porém, para os luteranos, esse foi o batismo de João, que é diferente do batismo de Jesus, pois o Senhor não batizou-se a si mesmo com água e, também para os luteranos, Jesus foi circuncidado com 8 dias de vida sem ter consciência desse ato. Outro argumento é de que a criança não tem consciência do pecado, porém, para os luteranos a consciência não é condição "sine qua non" para o batismo, pois, para os luteranos, filhos de pais crentes são considerados santos como afirmou o Apóstolo Paulo. Argumeta-se também que crianças não tem pecado, mas, para os luteranos, o Rei Davi disse que do ventre já saiu em pecado. Para os luteranos o batismo é um ato simbólico de que aquela pessoa faz parte da família de Deus e acreditam que crianças aí estão incluídas quando Jesus disse que dela é o Reino dos Céus, e ainda, para deixarem vir a Ele as criancinhas, pois não é para impedí-las. Acreditam os luteranos que o batismo infantil é válido porque é feito em nome de Deus Pai , Filho e Espírito Santo, ou seja, o pastor é apenas o instrumento desse ato. Por fim, os luteranos não rejeitam batismo de adultos desde que nunca tenham sido batizado e sabem que o batismo não salva. Sobre o Batismo do Espírito Santo os luteranos acreditam que toda igreja é batizada pelo Espírito Santo e não alguns crentes, porém sabe-se que nem todos os crentes são cheios do Espírito Santo, pois a Palavra de Deus diz para não nos esvaziarmos do Espírito de Deus, quer dizer, até uma pessoa que ora em línguas pode voltar a delinquir, pois, se fosse diferente, não teria porque vigiar. Em suma, os luteranos não confundem o Batismo do Espírito Santo com o estar cheio/adundante do Espírito Santo, pois a primeira é para toda a igreja sem acepção de pessoas e a segunda é para aqueles que se quebrantam e buscam a Deus.

Sínodos

    Sínodo da Amazônia [2]
    Sínodo Brasil Central [3]
    Sínodo Centro-Campanha-Sul [4]

O Sínodo Centro-Campanha Sul é uma unidade administrativa da IECLB. Sua sede localiza-se em Santa Cruz do Sul, RS. O Pastor Sinodal (Bispo) é o reverendo Bruno Bublitz.

    Sínodo Centro-Sul Catarinense [5]

O Sínodo Centro-Sul Catarinense é uma unidade administrativa da IECLB. Sua sede localiza-se em Florianópolis, SC. O Pastor Sinodal (Bispo) é o reverendo Sigolf Greuel. O Sínodo objetiva formar comunidades luteranas em todas as cidades do seu território, por intermédio de evangelização.

    Sínodo Espírito Santo a Belém
    Sínodo Mato Grosso [6]
    Sínodo Nordeste Gaúcho [7]
    Sínodo Noroeste Riograndense [8]
    Sínodo Norte Catarinense [9]
    Sínodo Paranapanema
    Sínodo Planalto Rio-grandense [10]
    Sínodo Rio dos Sinos
    Sínodo Rio Paraná [11]
    Sínodo Sudeste [12]
    Sínodo Sul-Rio-Grandense [13]
    Sínodo Uruguai [14]
    Sínodo Vale do Itajaí [15]
    Sínodo Vale do Taquari

Missão

A IECLB possui uma organização missionária chamada Missão Zero, dentro do Movimento Encontrão o qual organiza, desde 2001, projetos missionários no Meio-Norte e no Sertão Nordestino, cujo objetivo, além de alcançar as pessoas daquela região para Cristo, almeja fundar comunidades luteranas. Além do Nordeste, organizou, em parceria com o Sínodo Centro-Sul Catarinense, o Projeto Missionário em Laguna, SC. A Missão Zero, com foco na missão urbana, também pretende alcançar cidades e bairros de outras regiões do Brasil e do Mundo, onde não haja luteranos ativos e o percentual de evangélicos seja inferior a 16,66% do total de habitantes.

Juventude da IECLB

A IECLB organiza seu trabalho com jovens através da formação de grupos cujos objetivos são o aprofundamento bíblico-teológico, a comunhão cristã e vivência da fé. Os participantes dos grupos da Juventude Evangélica, além de um espaço para a reflexão bíblica, buscam também interagir socialmente.

Os grupos em seus encontros refletem sobre a Bíblia e a vivência cotidiana, fazem brincadeiras, praticam esportes, interagem com a sua comunidade e com a sociedade por meio de atividades sociais. Em 2004 havia mais de 700 grupos de jovens, sendo que o número de membros jovens da IECLB (14-25 anos) era de 122 mil.[1] Os 18 sínodos da IECLB e outras entidades para-eclesiásticas (Movimentos internos da IECLB e ONGs principalmente) desenvolvem atividades para os grupos,como acampamentos, congressos, encontrões, retiros, olimpíadas, eventos culturais e musicais.

A Juventude Evangélica da IECLB se organiza com um Conselho Nacional da Juventude Evangélica(CONAJE), Coordenações Sinodais da JE e grupos de comunidades e paróquias. A cada dois anos acontece o Congresso Nacional na JE (CONGRENAJE.

Há mais de uma década, o CONAJE tem promovido intercâmbios internacionais, tendo como parceiras as igreja luteranas da Baviera (Alemanha), ELCA (Estados Unidos), Noruega, Suécia, Austrália e IERP (ConeSul).

Foram presidentes do CONAJE: Claudio Becker, Patrícia Ferreira, Alexander Stahlhoefer, Aline Pacheco(Pelotas/RS), Viviane Kussler(Entre-Ijuis/RS), Sheila Potin(Santa Maria de Jetibá/ES), Katilene Willms(Blumenau/SC) e atualmente Rodolfo Fuchs (PoA/RS)

Movimentos

Na IECLB encontram-se ativos vários movimentos com diversas ênfases de trabalho:

  • Missão Evangélica União Cristã - MEUC - Movimento pietista. Ênfases na conversão pessoal, estudos bíblicos e grupos de comunhão.
  • Movimento Encontrão - A partir de 1955 começaram a chegar ao Paraná e Rio Grande do Sul vários missionários luteranos dos Estados Unidos e Canadá. Na década de 60 chegou em Novo Hamburgo, RS, o missionário estadunidense John Aamot ensinando que Deus é um Senhor amoroso que se relaciona (nos chama de amigos) com as pessoas (essa relação com Deus deve ser diária e não apenas no domingo) e mora dentro de nós (não na igreja material), mudando, com o agir do Espírito Santo, a visão de muitos jovens luteranos. Esse missionário foi o pioneiro dessa pregação, a qual muitos luteranos aderiram e fundaram o Movimento Encontrão, que se institucionalizou dentro da IECLB como um movimento avivado e que valoriza a evangelização de todas as pessoas como meta da igreja, porém, não é considerado pentecostal, pois, acredita que Jesus não rejeita o batismo de crianças. Hoje, sua sede localiza-se em Curitiba, PR. Tem ênfases na conversão e missão por meio da evangelização e discipulado; grupos de estudo bíblico, compartilhar e oração. Baseia-se na lei do amor deixada por Jesus, pois, conforme a bíblia, o amor é maior do que os próprios costumes e tradições da igreja.
  • Pastoral Popular Luterana - Movimento com ênfase no trabalho diacônico e social da Igreja. Advindo da Teologia da Libertação.
  • Comunhão Martim Lutero - Movimento com ênfase na confessionalidade luterana, especialmente no que se refere a Liturgia.

Comunicações

A IECLB é bastante conhecida, especialmente no Rio Grande do Sul, devido a suas emissões de rádio através das Rádios União FM que, diferente de outras fundações evangélicas, propõe-se a levar programação de música ambiente, adulto-contemporânea e de MPB, intercalado com notícias e frases de reflexão, além de tradicionais cultos dominicais. Em Blumenau, Santa Catarina, já houve uma União FM, hoje afiliada a Rede Antena 1. E em Novo Hamburgo, a União FM é a primeira emissora FM, e também a primeira a irradiar em stereo, na região do Vale do Sinos, inaugurada em 1980.

Centros de formação

Referências

  1. BOBSIN, Oneide, KUNH JUNIOR, Norberto, BECKER, Claudio G. Sociabilidade Juvenil, In: Protestantismo em Revista. [1]

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre protestantismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.