Marcos Aurélio Galeano
![]() Jogando pelo Sertãozinho em 2008 | |
Nome completo | Marcos Aurélio Galeano |
---|---|
Data de nasc. | 28 de março de 1972 (48 anos) |
Local de nasc. | Ivaiporã, Brasil |
Altura | 1,82cm |
Apelido | Guerreiro do Verdão, Senhor Palmeiras |
Posição | Zagueiro - Volante |
Clubes profissionais | |
Anos | Clubes |
1989–2002 1993–1994 1994–1995 2002–2003 2003 2003–2004 2004 2004–2005 2005–2006 2006 2006–2007 2007 2007–2008 2008 2008–2009 |
Palmeiras → Rio Branco (emp.) → Juventude (emp.) Botafogo Gamba Osaka Ankaragücü Bahia Figueirense Ponte Preta Fortaleza Goiás Santo André Joinville Sertãozinho Ituano |
Marcos Aurélio Galeano, ou simplesmente Galeano (Ivaiporã, 28 de março de 1972), é um ex-futebolista brasileiro que atuava como zagueiro ou volante. É um dos jogadores que mais vestiu a camisa do Palmeiras, onde conquistou, entre outros títulos, a Copa Libertadores da América de 1999.
Carreira[editar | editar código-fonte]
Galeano marcou sua carreira defendendo o Palmeiras,[1] clube onde iniciou profissionalmente aos 17 anos em 1989, quando foi lançado pelo então treinador Émerson Leão em uma partida contra o Fluminense. Teve ainda passagens por empréstimo no Rio Branco e no Juventude entre 1993 e 1995. No clube gaúcho, ajudou na conquista do título da Série B de 1994.
Voltou ao Verdão em 1996. Galeano participou da que pode ser considerada segunda fase da parceria de seu clube com a Parmalat. Pelo time paulista, o volante participou das campanhas campeã do Paulista de 1996, da Copa do Brasil de 1998, da Mercosul de 1998, da Libertadores de 1999, do Torneio Rio-São Paulo de 2000 e Copa dos Campeões do mesmo ano. Sempre determinado, o jogador chegou a ser capitão do Palmeiras em algumas oportunidades. Ficou conhecido também pelas alcunhas de "Senhor Palmeiras" e "Guerreiro do Verdão". Está entre os maiores ídolos da história do Palmeiras.
Em meio à reformulação de elenco feita por Vanderlei Luxemburgo no meio de 2002, Galeano deixou o clube e seguiu para defender o Botafogo. No alvinegro, tinha status de capitão em algumas oportunidades e também era o batedor oficial de pênaltis da equipe. Porém, o destino pregaria uma peça em sua, até então, boa passagem pelo clube da estrela solitária. O cabeça-de-área, que era um dos poucos jogadores que se destacavam na pífia campanha do Botafogo naquele Brasileirão, jogaria numa quarta-feira contra sua ex-equipe, o Palmeiras. No início da semana, Galeano declarara à imprensa que caso marcasse um gol naquele jogo, não iria comemorar. Durante a partida, que estava 2 a 1 para o Palmeiras,[2] foi marcado um pênalti para o Botafogo. Galeano, que tinha apoio do técnico Ivo Wortmann, apresentou-se para a cobrança e chutou a bola para fora.[3] A partir de então, o jogador passou a ser perseguido pela torcida e teve que transferir-se no início de 2003 pois não havia mais clima para o jogador continuar. Naquele ano, tanto Botafogo quanto Palmeiras foram rebaixados.
Após um ano no exterior, Galeano voltou para defender Bahia e Figueirense em 2004. No clube baiano, chegou a marcar um gol de bicicleta na decisão do Campeonato Baiano contra o Vitória.[4] Em 2005, passa a atuar efetivamente como zagueiro na Ponte Preta, onde foi capitão durante toda a temporada. No ano seguinte, atuou por Fortaleza e Goiás. Jogou também no Sertãozinho Futebol Clube, onde novamente foi capitão e destaque da equipe no Campeonato Paulista.[5] Antes de encerrar sua carreira, passou pelo Ituano Futebol Clube onde anunciou sua despedida do futebol no dia 2 de dezembro de 2008 para se tornar dirigente do mesmo clube.
Em abril de 2010, Galeano aceitou proposta para voltar ao Palmeiras como supervisor de futebol.
Curiosidades[editar | editar código-fonte]
Galeano foi um dos jogadores que mais vestiu a camisa do Palmeiras, foram 477 jogos, ficando na 11ª posição até 04/02/2010, quando foi alcançado pelo goleiro Marcos.
Títulos[editar | editar código-fonte]
- Juventude
- Palmeiras
Campeonato Paulista: 1996
Copa do Brasil: 1998
Copa Mercosul: 1998
Copa Libertadores da América: 1999
Torneio Rio-São Paulo: 2000
Copa dos Campeões: 2000
Outras Conquistas[editar | editar código-fonte]
- Palmeiras
- Copa Euro-América: 1991[6] e 1996[7]
- Troféu América: 1991[8]
- Taça Jihan: 1996[9]
- Taça Xangai: 1996[10]
- Taça Pequim: 1996[11]
- Taça Governador de Goiás: 1997[12]
- Torneio Maria Quitéria: 1997[13]
- II Taça da Amizade: 1997[14]
- Troféu Naranja: 1997[15]
- Taça Pedreira: 2002[16]
- Taça Cidade de Jacutinga: 2002[17]
Referências
- ↑ Sambafoot
- ↑ Correio Braziliense
- ↑ Folha On line
- ↑ «Fora de São Paulo, volantes também viraram armas ofensivas». Folha Online. 14 de abril de 2004
- ↑ « Sertãozinho busca primeira vitória fora de casa contra time remendado». Jornal A Cidade. 16 de fevereiro de 2008
- ↑ Porcopédia. «Copa Euro-América 1991»
- ↑ Porcopédia. «Copa Euro-América 1996»
- ↑ Porcopédia. «Troféu América»
- ↑ Porcopédia. «Taça Jihan»
- ↑ Porcopédia. «Taça Xangai»
- ↑ Porcopédia. «Taça Pequim»
- ↑ Porcopédia. «Taça Governador de Goiás»
- ↑ Porcopédia. «Torneio Maria Quitéria»
- ↑ Porcopédia. «II Taça da Amizade»
- ↑ Porcopédia. «Troféu Naranja»
- ↑ Porcopédia. «Taça Pedreira»
- ↑ Porcopédia. «Taça Cidade de Jacutinga»
- Nascidos em 1972
- Naturais de Ivaiporã
- Futebolistas do Paraná
- Futebolistas da Sociedade Esportiva Palmeiras
- Futebolistas do Rio Branco Esporte Clube
- Futebolistas do Esporte Clube Juventude
- Futebolistas do Botafogo de Futebol e Regatas
- Futebolistas do Gamba Osaka
- Futebolistas do Ankaragücü
- Futebolistas do Esporte Clube Bahia
- Futebolistas do Figueirense Futebol Clube
- Futebolistas da Associação Atlética Ponte Preta
- Futebolistas do Fortaleza Esporte Clube
- Futebolistas do Goiás Esporte Clube
- Futebolistas do Esporte Clube Santo André
- Futebolistas do Joinville Esporte Clube
- Futebolistas do Sertãozinho Futebol Clube
- Futebolistas do Ituano Futebol Clube