Planetário de Campinas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Planetário de Campinas
Planetário de Campinas
Tipo planetário
Geografia
Coordenadas 22° 52' 33.2" S 47° 3' 30.08" O
Mapa
Localização Campinas - Brasil

O Planetário de Campinas[1] está localizado no interior do Parque Portugal[2], conhecido como Lagoa do Taquaral, um dos principais pontos turísticos de Campinas, no Brasil[3]. Desde sua inauguração em 28 de outubro de 1987, este espaço já atendeu mais de 580 mil pessoas em atividades diversas.

O planetário é um multiprojetor com precisão óptica e mecânica que produz, em uma cúpula, inúmeros fenômenos celestes que são vistos a olho nu. Com ele é possível observar o céu de qualquer lugar da Terra e em qualquer época do ano, passado, futuro ou presente. Por isso o Planetário torna-se um dos mais importantes instrumentos pedagógicos para o ensino de Astronomia.

O planetário oferece atividades para o público escolar, em horários pela manhã e à tarde, de segunda a sexta-feira mediante agendamento prévio. A atividade é indicada para todos os alunos a partir da 1ª série do Ensino Fundamental, com duração total de uma hora. Durante a sessão é apresentado o céu noturno e identificados os principais astros que nele aparecem. Também é simulada uma viagem espacial.

Aos domingos é oferecida a sessão aberta ao público, às 16:00 horas, com venda de ingressos a partir das 15:30 horas, com capacidade máxima de 60 lugares e idade mínima de cinco anos.

Referências

  1. «planetario». Consultado em 25 de julho de 2016 
  2. «Parque Portugal». Wikipédia, a enciclopédia livre. 14 de setembro de 2015 
  3. «Campinas». Wikipédia, a enciclopédia livre. 12 de julho de 2016 
Ícone de esboço Este artigo sobre um planetário é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.