Palácio da Mogiana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Palácio da Mogiana
Palácio da Mogiana - Campinas - SP.JPG

Fachada principal, vista a partir da Rua Visconde do Rio Branco

História
Período de construção
Demolição
1953 (parcial)
Status
Concluído
Restaurado
2009
Uso
escritório (original)
serviço público (atual)
Arquitetura
Estilo
Pisos
3
Localização
Localização
Rua Visc. do Rio Branco, 468
Avenida Dr. Campos Sales, 427,
Centro, Campinas
 São Paulo,  Brasil
Endereço
Coordenadas

O Palácio da Mogiana[1] é um edifício histórico localizado no Centro da cidade de Campinas. O prédio tem faces para a Rua Visconde do Rio Branco, Avenida Campos Sales e Rua General Osório, ocupando aproximadamente metade de um quarteirão.

História[editar | editar código-fonte]

Erguido no estilo eclético entre 1891[2] e 1910[3], o palácio serviu como sede para a Companhia Mogiana de Estradas de Ferro até 1926 - quando a sede foi transferida para São Paulo - e sediou atividades dessa companhia até 1972, quando a C.M.E.F. foi extinta e seu patrimônio passou à FEPASA e depois à RFFSA, quando a FEPASA foi extinta em 1998. O Palácio não subsiste em sua forma original: em 1953, uma das alas do Palácio teve de ser demolida para o alargamento da Avenida Campos Sales[3]. Passou por processos de tombamento do CONDEPACC e do CONDEPHAAT.

Após vários anos de abandono[4], a construção chegou a um péssimo estado de conservação, o qual foi revertido somente em 2009, quando o Palácio da Mogiana passou por um detalhado processo de restauração, numa parceria entre o poder público e a iniciativa privada[2].

Fotos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. De acordo com a atual norma ortográfica, este lugar deveria ser grafado Palácio da Mojiana.
  2. a b Maria Teresa Costa/Correio Popular (23 de junho de 2009). «Recuperação resgata as cores originais do Palácio da Mogiana». Consultado em 23 de abril de 2010 
  3. a b Marialice Faria Pedroso (Revista Saráo, vol. 1, número 2) (10/2002). «O Palácio da Mogiana» (PDF). Consultado em 23 de abril de 2010  Verifique data em: |data= (ajuda)
  4. Paula F. Vermeersch. «O Eclético em Campinas: patrimônio arquitetônico e historiografia». Consultado em 23 de abril de 2010